sábado, 9 de fevereiro de 2013

COCEIRA



COCEIRA
E-mail: ernidiiomigliorini@gmail.com
A coceira é uma reação de defesa e alerta do organismo para mostrar que há problemas na região que coça.
As causas: alergias, doenças, infecções ou problemas emocionais, picadas de insetos,reação alérgica a alimentos,contato com tecidos, corantes, cremes,sabão usado para lavar a roupa, doenças como a catapora e o sarampo, no inverno a pele ressecada e sensível, estresse, doença crônica hereditária chamada dermatite atópica, piolhos, sarna, urticária, dermatite, psoríase, dermografismo, reações do fígado, insuficiência renal, anemia, problemas de tireóide, esclerose múltipla, reações a antibióticos, antifúngicos, analgésicos, narcóticos.
O corpo humano é coberto por dois metros quadrados de pele aproximadamente. A pele é o órgão constantemente exposto a irritações pelo contato com objetos e substâncias.
A coceira ou prurido começa com algum tipo de estímulo externo e uma sensação de cócegas, que é um mecanismo interno de defesa. Quando se dá o estímulo na pele, logo vai começar a coçar. Os receptores na derme ficam irritados e enviam pelas fibras da pele um sinal para a medula espinhal e depois para o córtex cerebral. A coceira dá vontade de arranhar e coçar a pele; a reação natural é arranhar o local, para livrar da irritação o mais rápido possível. Ao arranhar a área da irritação, sente-se alívio. Quando o cérebro percebe que o local foi arranhado, afastando o agente irritante, o sinal enviado para o cérebro de coceira é interrompido, deixando de ser reconhecido. O ato de arranhar não remove o agente O irritante, causa uma pequena dor e desvia a atenção da coceira e também irrita outras terminações nervosas além daquelas que já foram irritadas.
A coceira aumenta na fase noturna, porque a produção dos seus hormônios supressores, como a corticosterona, diminuem. A coceira é uma sensação, que começa nos nervos periféricos da pele e caminha até a medula espinhal em direção ao cérebro. Na pele, existem nervos especializados em coçar, e o cérebro tem uma reação pré-programada a eles. A mensagem enviada pelo cérebro estimula a mão para coçar; como uma ação instintiva natural.
A dor e a coceira percorrem o mesmo caminho para chegar ao cérebro, mas não acontecem juntas; uma sensação inibe a outra, a sensação de coceira é substituída pela dor.
Quanto mais se coça, mais coceira sente-se; deve-se fazer um esforço para maneirar. A alteração de comportamento faz com que as ligações entre os neurônios se modifiquem. Coçar sempre e em excesso produz alterações que podem criar novos caminhos para a transmissão de informação no corpo fazendo com que o cérebro fique mais propenso a sensações de coceira. Coçar demais pode gerar uma lesão ou infecção.
A cócega é uma reação ao inesperado. O individuo não consegue fazer cócegas em si mesmo, o cerebelo, área do cérebro que coordena os sentidos, conclui que a situação não é inesperada, e não dispara sinal nenhum.
As pessoas do sexo feminino devem evitar o uso de peças de lycra, sabonete íntimo, asseio com substâncias abrasivas, vinagre e outras que desencadeiam o prurido, a coceira, a vermelhidão e irritação da região. O uso de calças jeans o dia inteiro favorece este sintoma.
O prurido pode ser causado por uma doença de pele primária, ou ser sinal de uma doença sistêmica como: diabetes mellitus, distúrbios hematológicos ou câncer.
Para resolver o problema da coceira são recomendados procedimentos e medicamentos: os anti-histamínicos para combater os efeitos da histamina liberada pelo ato de coçar; antidepressivos tricíclicos. Banho de imersão em água fria contendo duas xícaras de farinha de aveia, durante 20 minutos/ Uso de Creme hidratante após o banho/Evitar  banhos quentes/Usar umidificador/Causada por mosquito ou outro inseto compressa fria ou gelo/Água e bicarbonato de sódio sobre a área afetada/Creme que contém hidrocortisona/Aliviar a coceira causada eliminando as causas do problema/Evitar coçar a área afetada/Consultar o médico quando não conseguir resolução caseira; para que diagnostique e  receite droga oral prescrita, loções e cremes/Ingestão de água, frutas e sucos naturais/Passar no local amido de milho ou maisena/Aplicar no local compressas com água fria/Chá ou óleo de urtiga duas vezes ao dia/Colocar folhas de couve na água quente por 10 minutos e depois coloca-las sobre o local/Colocar mel com canela em pó sobre o local/Aplicar bicarbonato de sódio solvido em água sobre o local/Ferver casca de cebola e aplicar no local Alergia a alimentos,  Alergias da pele, Alergia a medicamentos, Alergia a picadas de insetos, Pelos de animais, consultar um médico/Para  micose utilizar cremes, pomadas ou loções de uso tópico, medicamentos orais receitados pelo médico; espremer um dente de alho e colocá-lo sobre as lesões deixando-o atuar por 15 a 20 minutos. O tempo de tratamento de 30 a 60 dias (nas mãos) e de aproximadamente 1 anos nos pés/No couro cabeludo: lavar diariamente com água fria usando produtos remendados, evitando coberturas.
“Lembre, não esqueça e pratique: O dia de hoje, aquele que estamos vivendo é que é exatamente, o DIA ESPECIAL, em nossa existência! (EM).”













Nenhum comentário:

Postar um comentário