terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

MUDAR


MUDAR
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Temos a plena liberdade de permanecer como estamos ou de recriarmo-nos. Uma autocriação do nosso processo interno, conscientes de que podemos muito mais do que já fizemos. Encontrando uma via transformadora.
Para mudar faz-se mistér a atualização de conhecimento, mediante uma constante ação de aprendizagem, informações atualizadas, contextualização dos fatos e curiosidade científica, significadamente intencionada. Associado a um adequado controle de pensamentos, idéias, emoções, sentimentos, atitudes e ações.
A mudança implica em possibilidades atuais e posteriores, ou seja, em viabilidade e realismo; para evitar posicionamentos utópicos. Agindo no ritmo que nos é possível em cada momento; sem forçar decisões, aceitando as idas e voltas, as hesitações que aparecem, enfrentando-as e superando-as uma a uma, gradativamente.
Começando sempre pelo mais próximo, pelo mais fácil, pelo possível. As práticas na direção libertadora irão facilitando as etapas posteriores. Nada acontece imediatamente exige, às vezes, um longo tempo e um comprido caminho.
 É eficaz buscar pontos de apoio. Grupos que estejam em processos afins, com pessoas confiáveis. Interação com profissionais que nos ajudem a percebermo-nos melhor, a desvendar nossos processos mentais e emocionais. Temos as nossas crenças, elas nos ajudam a perceber mais, a ter mais paz, a comunicarmo-nos melhor com os outros e são muitos úteis.
O nosso foco deve ser direcionado ao individual e ao comunitário; inseridos crescemos, aprendemos e existiremos. Nesta perspectiva de integração pessoal e comunitária, encontramos nas tecnologias parcerias permanentes e criativas para expandir permanentemente nossas inúmeras possibilidades de informação, de comunicação e de ação.
Tomar decisões é fundamental para evoluir, para mudar. Isto implica em riscos, ganhos e perdas. Cometemos erros; mas precisamos fortalecer a nossa autoestima, dando-nos valor, apoio, incentivo; em um processo honesto de mudança.
A decisão de mudar está relacionada ao convencimento de que esta opção é melhor do que aquela atualmente vivenciada. A dificuldade para decidir mudar, está relacionada a não percepção do valor da nova escolha e a perda de roteiros já conhecidos. Cada individuo tem ritmo diferente para decidir, para perceber claramente. É um processo que não se deve apressar ou forçar de fora, mesmo que pareça evidente a solução.

            O processo de mudança pessoal é tarefa difícil de realizar pelo ser humano. As pessoas não estão totalmente satisfeitas com seus comportamentos pessoal ou profissional, e encontram grandes dificuldades em realizar as mudanças necessárias. Falta uma estratégia para realizar as mudanças que precisamos. Comportamentos que as pessoas querem  modificar: vícios,  hábitos, medos, atividade física, programa de estudo, mudança profissional, relacionamentos afetivos, relacionamentos profissionais, atitudes inadequadas, cuidados pessoais e outros hábitos.
 Procedimentos Recomendáveis para Mudar:
*Ter várias opções para atingir um determinado resultado.
*Levar sempre em conta a experiência adquirida para aplica-la em cada situação no processo de mudança pessoal.
*Para cada circunstância existe um comportamento recomendado, que se usado fora do seu contexto não será eficaz. Existe um momento estratégico para agir, para recuar, para ponderar, para esperar e para observar o cenário. Em suma nunca atritar, nunca confrontar. Cada comportamento tem um objetivo que leva o individuo a pratica-lo e obter certa satisfação; quando não for positivo deve ser substituído conscientemente por outro de qualidades positivas. Isto é o gerenciamento estratégico dos comportamentos; no intuito de promover a mudança pessoal.
*Deve ser identificado o comportamento que precisa ser modificado. Definir a mudança que se quer realizar especificamente. Agir por etapas, do simples para o complexo, lentamente, sustentadamente, concentradamente. Procurar entender o que cada comportamento significa no contexto existencial do indivíduo. Ressaltar a importância, necessidade e vantagens de mudança comportamental para o individuo. Desenvolver um grande desejo de mudança, com vantagens substitutas para os comportamentos que devem ser mudados. Ponderar sobre as consequências se não mudar. Criar novas alternativas comportamentais. Imaginar-se mudado e as suas vantagens. Utilizar o processo de neurolinquistica fazendo anotações, escrevendo e fixando cartazes indutores de transformações e desejos.
Reações à mudança e a realidade Universal:
Diante da mudança sempre existe uma reação de resistência, por muitos fatores. Tudo está em constante mudança; tudo está mudando, o tempo todo, por tudo; isto é o próprio processo Universal. Esta é a natureza do Universo, algo implacável e imutável; mas os humanos podem e precisam, necessariamente, fazer mudanças pessoais.
A Mudança Pessoal:
Mudança pessoal começa com pequenas alterações sucessivas, persistentes e progressivas. Fazendo pequenas mudanças na maneira de pensar, falar ou agir, e deixando os resultados surgirem e vibrando com cada avanço, expressando gratidão sincera sempre. Produzindo palavras positivas e ações positivas. Mudar é difícil e demanda muito tempo, mas acontece.
“Só Eu poderei melhorar a mim mesmo. Entretanto preciso de um tempo para que isto se concretize. Uma mudança de verdade exige trabalho de verdade. É preciso pagar um preço para o sucesso. Eu não sei qual crise aparecerá, mas eu tenho certeza de que alguma crise terei que enfrentar. Eu sempre tenho que prestar atenção no que eu digo e fazer isto para o resto da minha existência. Toda a mudança significativa exige uma existência inteira de esforço. Crescer significa mudar, e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido.”
Estamos em um período da história humana de grandes e profundas transformações. Diante desta realidade podemos negar ou ignorar estas transformações, lutar com afinco e zelo contra elas, fingir que elas não nos afetam ou simplesmente abraçá-las e tirar proveito das oportunidades que elas contêm. É imperiosa a necessidade de mudança individual.  É impossível voltar ao passado. As mudanças são inquietantes, dolorosas e desafiadoras. Nada existe de permanente, exceto a mudança. O tempo ensina e a maturidade vem em conjunto com o tempo. Devemos sempre medir nosso desempenho em período maior de tempo. Quedas temporárias no caminho às nossas realizações fazem parte do processo. Só não cai quem não está tentando. É importante determinar que aconteça o que acontecer, não vamos desistir. Só assim iremos atingir os nossos objetivos. Só fracassa quem desiste. Estabelecer um objetivo fazendo somente as tarefas que podem somar um passo a mais em direção ao desejamos. Mostrar para as pessoas a nossa volta onde  desejamos chegar. Não percamos o foco de nossa mudança. Pratiquemos a mudança de nossos hábitos e da nossa rotina.
“Não permitamos que os impasses pessoais de hoje, determinem as esperanças do porvir; porque a existência não se restringe ao momento presente. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário