segunda-feira, 16 de abril de 2012

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
É um instrumento institucional que sistematiza a idealização de um empreendimento, define para que este existe, os objetivos que se quer atingir e  como atingi-los; para garantir a longevidade da instituição, pela sua sustentabilidade e atualidade atrativa dos seus produtos e serviços.
O Planejamento Estratégico, tem um forte poder de inspiração, para vislumbrar soluções criativas, antes não imaginadas e conjeturadas. Estabelece-se institucionalmente, iniciando pela definição da Visão organizacional, que consiste na sua projeção de onde deve estar no futuro.
A Visão norteia a concentração de energias, motiva, inspira e entusiasma a instituição na busca das suas metas futuras, garantidoras de competitividade, atualidade e longevidade institucional.
Além da Visão, o Planejamento Estratégico deve conter a Missão da instituição contemplando claramente o porquê da existência institucional, o que faz para quem faz, em suma, porque é, e está no processo.
O Planejamento Estratégico compreende: Os Indicadores Institucionais, nos seus diversos segmentos internos e externos. A Análise Ambiental Interna, desdobrada em Pontos Fortes e Pontos Fracos. A Análise Ambiental Externa, tratando das Oportunidades e Restrições. As Estratégias, os Objetivos, as Metas.
A Visão vislumbra; a Missão informa; Os Objetivos projetam; a Estratégia esquematiza; as Metas detalham qualitativa e quantitativamente cada atividade programada e o seu respectivo produto ou serviço projetado.
Os Pontos Fortes Internos se configuram pelo conjunto de qualidades, destaques, diferenciais e atratividade dos serviços e produtos produzidos pela instituição.
Os Pontos Fracos Internos deixam à mostra as limitações, escassez, inadequacidade e similares,  dos recursos disponibilizados para a produção dos serviços e produtos.
As Oportunidades Externas  compreendem o potencial de possibilidades, exploradas ou não, ensejadas pelo meio, para expansão ou a introdução da instituição no processo de oferta de serviços e produtos; utilizando-se  do  implemento inspiracional gerado pela sua Visão.
As Restrições Externas são ameaças que podem frustrar planos, projetos, normalidade, avanços e similares de uma instituição; que se estudados e reconhecidos podem ser monitorados e desviados estrategicamente, sem atingir à organização.
O Planejamento Estratégico deve ser  elaborado considerando as variáveis, condicionantes e indicadores do macroambiente; demográfico, social, cultural, financeiro, econômico, tecnológico, natural e do poder público; segundo às suas expectativas, receptividade, valores, hábitos, necessidades, poder aquisitivo e afins. Fatores ponderáveis como:  expertise, know how e stakeholders
A responsabilidade social deve permear a intencionalidade propositiva, para conferir ao Planejamento Estratégico Institucional, legitimidade e adequacidade aplicacional.
GLOSSÁRIO:
Expertise: Conhecimento que se adquire pelo estudo, experiência e prática;  a capacidade de aplicar o que foi aprendido de forma adequada e a busca incessante de novas aprendizagens para o autodesenvolvimento.
Stakeholders: são elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios. Compreende todos os envolvidos em um processo de uma empresa. O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação de suas partes interessadas que envolvem satisfação de necessidades, compensação financeira e comportamento ético. O envolvimento de todos os intervenientes permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução desse processo. Para "gerar valor", um benefício maior do que seu custo total.

“ Aprender a apreender; e se apreendido foi;  fazer, gerando fatos. (EM).”

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