segunda-feira, 23 de abril de 2012

CÂIMBRAS


CÂIMBRAS
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Câimbra é  o espasmo  de origem nervosa ou neuromuscular, com  um músculo isolado, levado a "hiperencurtamento", que  permanece no estado de contração por algum tempo. São contrações involuntárias e dolorosas de um músculo. Frequentes durante a noite, ou exercícios físicos extenuantes, em pessoas que não possuem condicionamento físico adequado. Muinto dolorosas,   duram  alguns segundos ou vários minutos.  Podem atingir um ou mais músculos de uma vez.
Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar estas contrações: Panturrilhas ou gemelares (batata da perna). Músculos anteriores e posteriores da coxa. Pés. Mãos. Pescoço e Abdômen.
Causas:
      Aparecem em  condições de: hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue), hipopotassemia (baixos níveis de potássio no sangue) e baixa oxigenação, acúmulo de ácido lático no tecido, devido a degradação da glicose na ausência de oxigênio (glicólise); o excesso de eletricidade estática do corpo. Uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos causada por:
- Atividade física vigorosa (câimbra pode ocorrer durante ou após o esforço físico).
- Desidratação (importante causa em idosos e em quem usa diuréticos).
- Alterações hidreletrolíticas,  depleção de cálcio e magnésio.
- Gravidez (normalmente a câimbra é secundária a níveis baixos de magnésio).
- Fratura óssea (como autoproteção, os músculos ao redor da lesão se contraem involuntariamente).
- Alterações metabólicas:
diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo e hipoglicemia.
-Doenças neurológicas.
- Insuficiência venosa e varizes nas pernas.
Drogas que podem ser a causa das câimbras: - Diuréticos, principalmente a furosemida .
- Donepezila (usado na
doença de Alzheimer).
- Neostigmina (usada na miastenia gravis).
- Raloxifeno (usado para
osteoporose e câncer de mama).
- Remédios para
hipertensão, principalmente a nifedipina .
- Broncodilatadores para asma como Salbutamol.
- Remédios para colesterol como o clofibrato e lovastatina.
Prevenção:
Ingestão de nutrientes a base de magnésio, encontrado nos vegetais de folhas verdes escuras:  couve,  rúcula,  escarola,  espinafre,  agrião,  lentilha, grão-de-bico,  feijão ,  cereais integrais;  alimentos ricos em potássio:  banana e batata não-descascada. Para se evitar a câimbra deve ser realizada uma  sessão de alongamento antes e após exercícios, hidratação antes, durante e depois do esforço e evitar exercícios físicos em dias muito quentes. Alongamento 15 minutos antes de dormir, dar preferência para alimentos ricos em cálcio e magnésio, manter uma boa hidratação ao longo do dia e evitar o sedentarismo. Algumas semanas com alongamentos diários para o músculo ter mais resistência às contrações involuntárias.
Atitude:
Sentindo-as,  parar a atividade e respirar profundamente, massageando a área. Colocar os pês em contato direto com o chão para eliminar a eletricidade estática. Contra as câimbras noturnas,  usar uma  almofada antiestática.
“A batalha mais importante é sempre a próxima. A anterior já escreveu a sua história e a próxima pode ser a decisiva. (EM).”  













Nenhum comentário:

Postar um comentário