segunda-feira, 2 de abril de 2012

EXPRESSÕES E SIGNIFICADOS


EXPRESSÕES E SIGNIFICADOS
Por ERNIDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

1-Indio e Indigena: Índio ou indígena são os habitantes humanos das Américas antes da chegada dos europeus, e os seus descendentes atuais. A sua origem provável é que tenham vindo da Ásia atravessando a pé o Estreito de Bering, no final da idade do gelo, há 12 mil anos.
     O termo “índio” provém do fato de que Cristóvão Colombo, quando chegou à América, pensava ter chegado à Índia e dessa maneira chamou os povos indígenas de índios. O termo indígena, significa da genética dos índios.

2-Tio Sam: é a personificação nacional dos Estados Unidos da América. O nome Tio Sam foi usado durante a Guerra anglo-americana de 1812, desenhado em 1852. É representado como um senhor de fisionomia séria com cabelos brancos e barbicha, vestido com as cores e elementos da bandeira norte-americana - uma cartola com listras vermelhas e brancas e estrelas brancas num fundo azul, e calças vermelhas e azuis listradas.     O Tio Sam foi criado por soldados americanos no norte de Nova Iorque, que recebiam barris de carne com as iniciais U.S. estampadas. Os soldados brincando, diziam que as iniciais significavam Uncle Sam ("Tio Sam"), uma referência ao dono da companhia fornecedora da carne, Samuel Wilson, de Troy, estado de Nova Iorque. O Congresso Americano reconheceu Samuel Wilson como inspirador da figura do Tio Sam em 1961.
3-Gaucho: O termo originou-se no Uruguai (Banda Oriental) 1771, numa comunicação do Comandante de Maldonado, Dom Pablo Carbonell ao Virrey Juan José Vértiz: "Muy señor mío; haviendo noticia quie algunos gahuchos se havian dejado ver a la Sierra mande a los tenientes de Milicias Dn Jph Picolomini y Dn Clemente Puebla, pasasen a dicha Sierra con una Partida de 34 hombres..." Em 1780 em um documento de Montevidéu "que el expresado Díaz no consentirá en dicha estancia que se abriguen ningunos contrabandistas, bagamundos u ociosos que aqui se conocen por Gauchos." (8 de agosto de 1780). O vocábulo pode ter derivado do quíchua (idioma ameríndio andino) ou de árabe "chaucho" (um tipo de chicote para controlar manadas de animais). Um registro de 1816, durante a independência da Argentina, os índios nômades de pele escura, os gaúchos ou "charruas" dai o chá - chimarrão. Cavaleiros que domavam e cavalgavam "em pelo" os animais selvagens desgarrados das estâncias espanholas, que procriavam nos pampas argentinos. Guanches ou Guanchos gentílico dos habitantes das Ilhas Canárias na fundação de Montevidéu. Gaúcho foi o Guancho fugido de Montevidéu. Quando o Rei da Espanha mandou casais de agricultores das ilhas Canárias povoarem a recém-fundada Montevidéu (1724), eles transplantaram a palavra pela qual identificavam os habitantes autóctones das ilhas: guanches, ou guanchos. Foi esta a origem da palavra gaúcho, com pequena distorção de pronúncia: guanches ou guanchos. Próximo ao Rio Cebollatí no Uruguai, foi formada uma espécie de republiquinha fortificada gaúcha de contrabandistas canários como uma forma de defesa das tropas de Portugal e Espanha. Em Rocha e toda a área da Lagoa Mirim e Bagé (agora no Brasil), onde os gaúchos são nascidos. Os Gaúchos (fugidos) da fronteira Portugal - Espanha nao eram guanchos, eles eram Gaúchos descrição de pessoas de hábitos nômades, ciganos, moradores em barracas ou tendas, brancos pobres, de miscigenação moura, vinda da Espanha. Campos naturais do vale da Lagoa Mirim, entre os quais o pampa, planície do vale do Rio da Prata e com pequena ocorrência no oeste do estado do Rio Grande do Sul, limitada, a oeste, pela cordilheira dos Andes. O gentílico "gaúcho" foi aplicado aos habitantes da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul na época do Império Brasileiro, por motivos políticos, para identificá-los como beligerantes até o final da Guerra dos Farrapos, sendo adotado posteriormente pelos próprios habitantes por ocasião da pacificação de Caxias, quando incorporou muitos soldados gaúchos ao Exército ao final do Confronto, sendo Osório um gaúcho que participou da Guerra do Paraguai e é patrono da arma de Cavalaria do Exército Brasileiro, quando valores culturais tomaram outro significado patriótico, os cavaleiros mouros se notabilizaram na Guerra ou Confronto com o Paraguai. Rio Grande do Sul é a influência do nativismo argentino, que no final do século XIX expressa a construção de uma das maiores culturas do Brasil.
4-Carioca: A palavra vem do tupi kari’oka,  da junção de kara’iwa (caraíba ou homem branco) e oka (casa). A significação de “casa de branco”, construção feita de pedra e cal. As primeiras casas chamadas de carioca foram construídas na praia do Flamengo em 1503 ao lado da foz do rio Tijuca.
5-Barriga Verde: alcunha originária de um antigo regimento de milicianos catarinenses, pelo uniforme de faixa verde dos soldados durante uma guerra. Em 1692, piratas ingleses retornaram a lha de Santa Catarina, para se vingarem de Dias Velho, que  os havia expulsado de lá. O governante foi brutalmente assassinado. Em 1738, o governo determinou que o sargento de batalha José da Silva Paes fosse a ilha de Santa Catarina e  levantasse uma fortificação. Em 1739, Silva Paes tomou posse do Governo e organizou a vila, com suas repartições militares. Surgiu então o lendário “Regimento Barriga Verde”, composto por soldados e fuzileiros.  ficou conhecido como “Barriga Verde”, devido à faixa verde característica do uniforme.
6-Uma mensagem a Garcia: Quando irrompeu a guerra entre a Espanha e os Estados Unidos, o que importava a estes era comunicar-se rapidamente com o chefe dos insurretos, Garcia, que se sabia encontrar-se em alguma fortaleza no interior do sertão cubano, mas sem que se pudesse precisar exatamente onde. Era impossível comunicar-se com ele pelo correio ou pelo telégrafo. No entanto, o Presidente tinha que tratar de assegurar-se da sua colaboração, e isto o quanto antes. Alguém lembrou ao Presidente: "Há um homem chamado Rowan que é capaz de encontrar Garcia. Trazido à presença do Presidente, que lhe confiou uma carta com a incumbência de entregá-la a Garcia. Rowan tomou a carta, meteu-a num invólucro impermeável, amarrou-a sobre o peito, e, após quatro dias, saltou, de um barco sem coberta, alta noite, nas costas de Cuba; se embrenhou no sertão, depois de três semanas, surgiu do outro  lado da ilha,  atravessou a pé um país hostil e entregou a carta a Garcia.  Mac Kinley deu a Rowan uma carta para ser entregue a Garcia; Rowan pegou a carta e não perguntou nada, entregou.

7-Hindu: é aquele que pratica o Hinduismo que é uma tradição religiosa, em sânscrito  significa "a eterna (perpétua) dharma (lei) Num sentido mais abrangente, o hinduísmo engloba o bramanismo, a crença na "Alma Universal" "o hinduismo é um estado de espírito, uma atitude mental dentro de seu quadro peculiar, socialmente dividido, teologicamente sem crença, desprovido de veneração em conjunto e de formalidades eclesiásticas ou de congregação: e substitui o nacionalismo" com aproximadamente um bilhão de fiéis, cerca de 905 milhões vivem na Índia e no Nepal. Outros países com hinduístas Bangladesh, Sri Lanka, Paquistão, Malásia, Singapura, ilhas Maurício, Fiji, Suriname, Guiana, Trinidad e Tobago, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos. Os hindus cultuam cerca de 330 mil divindades diferentes.

8-Muçulmano: é o praticante do Islamismo, religião abraâmica monoteísta articulada pelo Corão, considerado como a palavra literal de Deus e Maomé, considerado como o último profeta de Deus. Acreditam que Deus é único e incomparável e o propósito da existência é adorá-lo. Que o islã é a versão completa e universal de uma fé primordial que foi revelada em muitas épocas e lugares anteriores, por meio de Abraão, Moisés e Jesus, que eles consideram profetas. Denominações; com 80% a 90% sendo sunitas e 10% a 20% sendo xiitas.  Cerca de 13% de muçulmanos vivem na Indonésia, o maior país muçulmano do mundo. 25% vivem no Sul da Ásia, 20% no Oriente Médio, 2% na Ásia Central, 4% nos restantes países do Sudeste Asiático e 15% na África Subsaariana. China, na Rússia e Europa.
9-Portenho: Os habitantes de Buenos Aires são chamados “portenhos”, gentílico que faz referência à condição portuária da cidade.

10-Ianque: os nativos dos Estados Unidos.  Diminutivo do holandes jan(joão), janke transformou em Yanque nas colonias americanas para hostilizar o interiorano de origem holandesa, ou o joão-ninguem, que ocupava o rio Hudson, em nova york. Na vitoria sobre os ingleses este termo ganhou força e respeitabilidade  em função dos camponeses que compunham o exercito. na guerra da secessão, os sulistas chamavam os nortistas de `` damn yankees(ianques malditos) ``Inicialmente o termo YANKEE era utilizado para denominar os habitantes da Nova Inglaterra, localizada ao nordeste do
país. O termo YANKEE se originou no          século XVI, devido à grande presença de holandeses na Nova Inglaterra. Por analogia, seria como em português (João) ser chamado de
(Joãozinho). Usar o termo ESTADUNIDENSES para os que são americanos não especifica exclusivamente os americanos, porque os
mexicanos e os canadenses também se enquadram nesta denominação. Chamar os americanos de NORTE-AMERICANOS também não especifica os mesmos porque americanos são todos os povos que habitam a chamada AMÉRICA DO NORTE. O adjetivo pátrio que mais apropriadamente deve ser usado para os que são nativos dos Estados Unidos da América é YANKEE.

       11-Helenos: Os gregos do período clássico se denominavam helenos, e seu país era denominado Hélade. A Grécia antiga compreende as civilizações que se desenvolveram nas regiões situadas ao sul da Península Balcânica. As expressões Grécia e grego foram empregadas pelos romanos, que nomearam toda a região e os povos que lá habitavam a partir do nome da primeira tribo que encontraram.
Eram considerados bárbaros todos aqueles que não falavam o grego e chamados helenos todos os habitantes da península grega que dominavam tal idioma.
No final do século VII A.C, o emprego do termo heleno se estendeu a toda a Grécia continental e a todo o habitante, cidadão das polis (cidade-estado grega). Isto se deve ao fato de que os santuários de Deméter, em Antela, e de Apolo, em Delfos, se tornarem centros religiosos procurados por todos os gregos. Então, criou-se uma liga das cidades gregas para administrar os templos e organizar os festivais, reunindo cidades de toda a Hélade e ajudando na construção da unidade política e cultural destes territórios.

12-Nipônico: Natural ou habitante do Japão.

13-Lusitano: Os portugueses também são chamados de lusitanos por causa dos lusitanos, um conjunto de tribos que habitava desde a idade do ferro a região do atual Portugal. Na época da dominação romana, Portugal era chamada pelos latinos de Lusitânia.

14-Britânico: Diz-se da pessoa nascida ou que vive na Grã-Bretanha, que é o nome de uma ilha ocupada pelos territórios da Inglaterra, Escócia e País de Gales, ou então no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. A Inglaterra era um conjunto de "nações" e todos viviam na ilha de Bretanha e quando todas "nações" se uniram formou-se a Grã-Bretanha e depois mudaram para Inglaterra.
15-Noite: Se a Terra fosse transparente não haveria noite; somente dia claro. O movimento de rotação da Terra ao redor do seu eixo imaginário, no sistema heliocêntrico, faz com que ela, em determinada posição fique com uma face superficial oposta ao Sol, ocasionando a ausência de  luz: a noite.

16-Direito: O Hemisfério esquerdo do cérebro, que é racional, verbal, analítico, abstrato, temporal, digital, lógico, linear,   comanda o lado direito do corpo; conferindo aos seus membros superiores e inferiores habilidades operacionais. Por isto a maioria dos indivíduos são destros e assim sendo, conseguem fazer com mais retidão e eficácia. Por isto a ciência Direito leva este nome.  Por isto os astros gravitam da direita para a esquerda.
“As simpatias pertencem ao homem que trabalha conscienciosamente, quer o patrão esteja, quer não. E ao homem que, ao lhe ser confiada uma tarefa, tranquilamente a executa, sem fazer perguntas idiotas, e sem a intenção oculta de não querer fazê-la.”
“O mundo inteiro Precisa, e precisa com urgência, de homens capazes de levar uma mensagem a Garcia.”
“Não há excelência na pobreza de per si. Nem todos os ricos são gananciosos; da mesma forma nem todos os pobres são virtuosos. (EM).”



























































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário