quarta-feira, 18 de abril de 2012

BALANÇO SOCIAL

BALANÇO  SOCIAL
Por ERNIDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
1-Conceito: Balanço  Social é demonstração das atividades de uma organização, a serviço da comunidade; seja ela de fins lucrativos ou não, sob o pressuposto de que existe uma relação estreita e necessária entre o econômico e o social. Um informe da organização no campo social e que também serve de orientador ao consumidor na hora da decisão de compra.
2-Evolução histórica: Originado nos Estados Unidos da América, nos anos 50: empresa como célula social.
Nos anos 60 surge o Movimento: Responsabilidade Social.
Na Europa o Movimento Solidariedade Econômica.
Na França o Balanço Social foi instituído pela Lei nº 77.769, de 12 de julho de 1977.
Em Portugal a Lei nº 141, de 1985, determinou a publicação do Balanço Social, para empresas com mais de 100 funcionários.
No Brasil, na década de 60 é publicada a Carta de Princípios do Dirigente Cristão de Empresas: a empresa com compromisso social em relação à comunidade; em 1984 a Nitrofértil publicou o primeiro Balanço Social.
Em 1980, no Seminário Internacional sobre Balanço Social apresentaram modelos a Espanha, Alemanha, Colômbia, Estados Unidos e Brasil e foi lançado o livro “Balanço Social na América Latina.”
3-Legislaçao: O Brasil não possui uma regulamentação de âmbito nacional que institua um modelo obrigatório de balanço social. O que existe atualmente, são poucas leis de âmbito estadual e municipal, projetos de lei federal e o incentivo da classe contábil e de algumas organizações não governamentais, como o IBASE e o Instituto Ethos de Responsabilidade Social, à elaboração deste demonstrativo. A estrutura proposta pelas regulamentações aborda  as vertentes: averiguar se as normas propõem a evidenciação de informações relativas às externalidades do processo produtivo; buscar evidencias de que as regulamentações incentivam a transparência dos relatórios sugeridos; e verificar se a estrutura proposta pelas normas permite maior comparabilidade entre períodos e empresas.
4-Objetivos do Balanço Social: Suprir a necessidade de apresentação de informações sociais e ecológicas, para ampliar o grau de confiança social organizacional.
Evidenciar com indicadores a contribuição à qualidade de vida populacional.
Abranger o universo das interações sociais.
Verificar a participação funcional no processo de gestão.
5-Implicâncias do Balanço  Social no Macro Sistema Funcional: Contextualiza-se nos cenários do desenvolvimento econômico-social, tecnológico, preservação ambiental, melhoria das condições de trabalho, segurança social, políticas e responsabilidades sociais.
Gerando a institucionalização da função social e a sua prescrição legislativa. Parcerias Institucionais, novos prismas de planejamento e a criação da mentalidade de responsabilidade social.
6-Redefinição de Princípios Organizacionais: O Balanço Social promove a formalização dos princípios: Respeito aos valores comunitários/Prática rentável justa/Observância das leis de defesa do consumidor/Novos procedimentos e produtos compatíveis socialmente/Visão humanitária dos funcionários/Missão social/Análise social de objetivos  e resultados/Atuação social no tocante: ao combate à violência, combate à fome, educação especial, saúde e assistência social, parcerias estruturantes e geração de emprego.
7-Conflitos econômico-sociais: A economia pressupõe: alto  nível de emprego/crescimento/estabilidade do nível de preços/equilíbrio do comércio exterior.
O meio social tem como  expectativa: o interesse dos trabalhadores/interesse dos consumidores/interesse dos acionistas/interesses da comunidade.
8-FORMATO E CONTEÚDO DO BALANÇO SOCIAL:
O Balanço  Social é estruturado e composto conforme segue:
8.1-Capa: Conterá a logomarca e timbre da organização, o título  Balanço Social do Exercício de...Uma ilustração e abaixo uma frase  efeito de marketing.
8.2-Folha de Apresentação: Apresentação do Balanço  Social com um texto breve, conciso e técnico, terminologia e nomenclatura compatíveis; sobre a finalidade do  instrumento, as circunstâncias estruturais e conjunturais. Data e assinatura dos titulares.
8.3-Historico e Estrutura Organizacional: Um rápido e abrangente histórico institucional. Organograma e cargos principais.
8.4-Dados Institucionais: Caracterização, finalidade, funcionamento, aspectos legais, estatísticas institucionais.
8.5-Indicadores Organizacionais:

ÍTENS
ANO R$
ANO R$
Receita


Despesa


Resultado




8.6-Indicadores Sociais:

ÍTENS
ANO R$
ANO R$
Despesas com Pessoal


Encargos Sociais


Tributos


Medicina e Segurança do Trabalho


Capacitação Profissional


Alimentação


Saúde


Esporte


Educação


Outros


TOTAL



 8.7-Indicadores Ambientais:

ÍTENS
ANO R$
ANO R$
Ações Ambientais



8.8-Indicadores Funcionais:

ITENS
ANO QUANT.
ANO QUANT.
Homens


Mulheres


Mulheres na Chefia


Terceirizados


Estagiários


Deficientes


Admissões


Demissões


Empregados no final do Ano



8.9-Indicadores Econômicos:

ITENS
ANO R$/QUANT
ANO R$/QUANT.
Importações


Exportações


Tecnologia


Notas Fiscais emitidas


Novos Produtos e Serviços


Obras Executadas




8.10-Indicadores do Exercício de Cidadania na Organização:

ÍTENS
ANO
ANO
Campanhas contra Acidentes do Trabalho


Projetos Ambientais definidos coletivamente


Padrões de Segurança e Salubridade definidos coletivamente


Relação Sindical: medidas acolhidas


Seleção de Fornecedores pelo critério de benefício social


Trabalho Voluntário de participantes da organização


Reclamações de consumidores:
Formuladas:
Resolvidas:


Assistência Social: assistidos


Valor Adicionado distribuído


Distribuição de Parcela do Lucro entre o pessoal organizacional





9-Diretrizes Gerais para o Balanço Social:
>Ao longo do Balanço Geral, podem ser incluídas no rodapé, frases significativas.
>Apresentar indicadores comparativos em duas colunas, referente ao período anterior e o atual.
>Para reforçar o texto é recomendável que se inclua fotografias e gráficos.
>Só devem constar do Balanço Social ações efetivamente realizadas.
>Os Balanços Sociais adequadamente elaborados, habilitam-se a receber o  selo IBASE.
10-Referencias Bibliográficas:
BARBOSA, Daniela Cristina Coser. Balanço Social: Consolidação da Imagem ética das Empresa.2005. 84 F. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis. Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis). Santa Lúcia, 2005 Mogi Mirim, 2005. Disponível em: . Acesso em 26 ago.2009 13:30:22.
BARBOSA, Edmery Tavares. et al. Responsabilidade Social como estratégia do Marketing. (s.d.).Disponivel em: . Acesso em: 26 ago. 2009, 13:52:36.
GODOY, M. et al. Balanço Social: Convergências e divergências entre os modelos do IBASE, GRI e Instituto ETHOS. In: I Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2007, Florianópolis:UFSC. Disponível em http://www.nemac.ufsc.br/visualizar/balancoibase.pdf. Acesso em: 26 out. 2009. 20:40:33.
INSTITUTO BRASILEIRO DE ANÁLISES SOCIAIS E ECONÔMICAS. Modelo de Balanço Social anual/2008. Disponível em . Acesso em 24 nov.2009. 14:42’36”.
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LORDELO, Michele de Oliveira. Balanço Social: Objeto social, instrumento de marketing ou de retorno econômico. 2003. 61 p. Monografia (Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Católica do Salvador). Salvador, 2003. Disponível em: Acesso em: 26 ago. 2006. 13:15:10.
MELO NETO, Francisco Paulo de. BRENNAND, Jorgina Melo. Empresas Socialmente Sustentáveis: o desafio da gestão moderna. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.
MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA. Responsabilidade Social e Balanço Social. Disponível em: http://www.mp.sc.gov.br/gim/nv0_geral/infouteis_balanco.asp . Acesso em: 26 ago. 2009.
SANTOS, Alexandre José Barbosa dos. Balanço Social: Ferramenta evidenciadora da responsabilidade social da empresa. Timbaúba-FACET. 2004.36 p. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências de Timbaúba). Timbaúba, 2004.
SANTOS, Ana Christhielen Teixeira dos. et al. Balanço Social: Uma análise da divulgação de informações por empresas de capital aberto selecionadas. Revista Repensando, Edição 1/2007 – 1º. Semestre de 2007. Disponível em. Acesso em: 26 ago. 2009. 13:40:23.
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SUCUPIRA, João. A responsabilidade Social das Empresas. Disponível em< http://www.balancosocial.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=40&sid=5.> Acesso em 26 ago. 2009.
TINOCO, João Prudêncio. Balanço Social: Balanço da transparência corporativa e da concertação Social. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, ano XXXI nº 135, p 57-73, maio /junho2002.

“O antes e o depois formam uma seqüência indissolúvel. Existem ambos ou não existem. (EM).”

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