terça-feira, 3 de abril de 2012

HEMISFÉRIOS CEREBRAIS









HEMISFÉRIOS CEREBRAIS
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Os Hemisférios Cerebrais tem função específica. O Hemisfério Esquerdo atua sobre o lado direito do corpo; enquanto que o Hemisfério Direito atua sobre o lado esquerdo do corpo.
1-Hemisfério Esquerdo do Cérebro:
Verbal: usa palavras para nomear, descrever e definir;
Analítico: decifra as coisas de maneira seqüencial e por partes;
Simbólico: Utiliza um símbolo que está no lugar de outra coisa;
Abstrato: extrai uma porção pequena de informação e a utiliza para representar a totalidade do assunto;
Temporal:  mantém uma noção de tempo, uma seqüência dos fatos. Fazer uma coisa após outra;
Racional: extrai conclusões baseadas na razão e nos dados;
Digital: utiliza números;
Lógico: extrai conclusões baseadas na ordem lógica.
2-Hemisfério Direito do Cérebro:
Não-verbal: percepção das coisas com poucas palavras;
Sintético: conclusivo, une coisas para formar totalidades;
Atemporal: sem sentido de tempo;
Não-racional: não requer uma base de informações e fatos reais;
Espacial: vê as coisas relacionadas a outras e como as partes se unem para formar um todo;
Analógico: infinito;
Intuitivo: realiza saltos de reconhecimento,  sob padrões incompletos, intuições, sentimentos e imagens visuais;

3-Habilidades Associadas à Especialização de Cada Hemisfério Cerebral:

Hemisfério esquerdo
Hemisfério direito
Escrita à mão
 
Símbolos
Relações espaciais
Linguagem
Figuras e padrões
Leitura
Computação matemática
Fonética
Sensibilidade a cores
Localização de fatos e detalhes
Canto e música
Conversação e recitação
Expressão artística
Seguimento de instruções
Criatividade
Escuta
Visualização
Associação auditiva
Sentimentos e emoções

4-Consciência de cada Hemisfério Cerebral:

Hemisfério esquerdo
Hemisfério direito
Lógico
Intuitivo
Seqüencial
Azaroso
Linear
Holístico
Simbólico
Concreto
Baseado na realidade
Orientado à fantasia
Verbal
Não-verbal
Temporal
Atemporal
Abstrato
Analógico

5-Os Hemisférios Cerebrais e a Educação Formal:

O sistema educativo em geral está estruturado de um modo predominantemente guiado pelo hemisfério esquerdo. Os conteúdos educativos são seqüenciais, os alunos progridem segundo seus graus  em direção linear. As principais matérias que os alunos estudam são numéricas e verbais: leitura, escritura, matemáticas. Tudo é regido por horários pautados. As cadeiras são dispostas em filas. Os professores atribuem notas.

O hemisfério direito não é acionado no sistema educativo. Mas  poucos são os cursos de imaginação, de visualização, de habilidades espaciais, de criatividade, como matéria em si mesma, cursos de intuição ou em inventiva. A aprendizagem é mais eficaz, mais agradável e mais duradoura quando são envolvidos os dois hemisférios cerebrais. Com métodos para fomentar o desenvolvimento da criatividade dos estudantes em suas diversas atividades curriculares e extracurriculares.
6-Glossário:
*Digital: Da palavra dígitos, uma seqüencia de números 0 e 1 que são transmitidos pelo sistema emissor e convertidos em palavras ou imagens pelo decodificador. O conceito DIGITAL, é a representação da informação utilizando apenas dois símbolos ou dígitos binários: “0” e “1”. Para escrever um texto em português usa-se 26 símbolos ou letras; combinando-as formam-se as palavras. Na representação digital, bastam 2 símbolos para o mesmo efeito. As letras do alfabeto servem para escrever texto, os dígitos binários podem representar qualquer imagem ou som. Teoricamente, com uma lâmpada podemos compor e transmitir um texto. Tudo depende do seu tamanho e da velocidade de manipulação do interruptor; os dispositivos eletrônicos têm circuitos que efetuam bilhões de mudanças de estado por segundo.
*Analógico:   Sinal analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo. Na eletrônica  digital, a informação é convertida para bits, na eletrônica analógica a informação é tratada sem essa conversão. Entre zero e o valor máximo, o sinal analógico passa por todos os valores intermediários infinitos, enquanto o sinal digital só pode assumir um número finito de valores. Nos dois sistemas, a voz é enviada por ondas de rádio, mas os telefones digitais convertem o que está sendo falado em uma série de números ou dígitos a combinação binária. No sistema analógico, a voz é enviada no mesmo formato em que as palavras foram faladas. No sistema digital a conversação é muito menos suscetível a ruídos e interferências do que no sistema analógico. A tecnologia digital permite a oferta de serviços avançados, como identificador de chamadas e as mensagens de texto.
*Fonética: é o ramo da Linguística que estuda a natureza física da produção e da percepção dos sons da fala humana; a parte significante do signo linguístico e não com o seu conteúdo. Fonética articulatória: estuda como os sons são produzidos, a posição e a função de cada um dos órgãos do aparelho fonador; Fonética acústica: analisa as características físicas dos sons da fala, as ondas mecânicas produzidas e a sua percepção auditiva. Fonética auditiva: estuda os processos que realiza o receptor na recepção e interpretação da onda sonora. A unidade básica é o fone. A fala humana é capaz de produzir inúmeros fones.
*Holístico: É aquilo que busca um entendimento integral dos fenômenos;
o entendimento integral dos fenômenos.
Holística é um termo do grego “holos” = igual ao todo. Indica uma tendência ao ver o todo além das partes. O programa do todo se encontra em todas as partes.
*Azaroso: aventureiro, quebrador de paradigmas, criativo, descobridor de alternativas.
“Dai-me como bônus:  espaço e condições para agir; os ônus dos resultados ficam ao meu encargo, mercê do provimento transcendental que cabem. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário