quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O DESEMPENHO DO SOL


O DESEMPENHO DO SOL
Por Ernídio Migliorini E-mail:ernidiomigliorini@gmail.com
O desempenho do Sol sofre variações de menor ou maior atividade, em função de seus processos internos, resultando oscilação do calor transmitido à Terra. Implicando no comportamento das estações, no rigor das suas temperaturas e nas condições climáticas.
No núcleo, ou centro do Sol, ocorre a fusão nuclear que gera a energia irradiada sob forma de luz e radiação, com temperatura de 10 milhões de graus.
Ao redor do núcleo existe uma zona de radiação, composta pelos gases hélio e hidrogênio comprimidos por gravidade, com grande densidade, que bloqueia uma parte da radiação emitida pelo núcleo.
Na próxima camada está a Zona de Convecção que leva a radiação para a superfície do Sol.
A superfície do Sol é a Fotosfera e Cromosfera, com uma temperatura de 6 mil graus.
A porção luminosa do Sol, a Coroa, tem uma temperatura de 3 milhões de graus.
O Sol sofre explosões de vários impactos, esporadicamente, segundo os períodos de atividade variados. A última ocorreu no dia 7 de junho de 2011, de tamanho médio e atividade alta do Sol.
O Sol revela o nível das suas atividades através de manchas em sua superfície.
Abaixo da superfície existem campos magnéticos móveis, que interferem na liberação de calor pelo Sol; determinando aumento ou diminuição de temperatura.
A radiação solar é geralmente nociva à vida; para monitorar esta qualidade, os campos magnéticos da Terra são dotados de capacidade para desviar os raios perigosos.
O Sol está a 150 milhões de quilômetros distante dos campos magnéticos da Terra.
O Sol em grande atividade, entra  com a sua radiação na atmosfera e afeta às redes de energia e telecomunicações; GPS, aviação, TV por Satélite e sistemas que dependem de antenas.
As oscilações de atividade do Sol ocorrem em ciclos de 11 anos.
Haverá um tempo em que este Sol se desfará. Isto é científico e implacável; o tempo certo, o tempo já sabe e acontecerá na plenitude do tempo.
“É sempre de grande sabedoria, prudência e inteligência, deixar um corredor central para a passagem e hospedagem do bom senso; o embaixador da finalização de conflitos ideológicos e filosóficos. (EM).”

O

Nenhum comentário:

Postar um comentário