quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A IDADE E O CÉREBRO


A IDADE E O CÉREBRO
Por Ernídio Migliorini E-mail:ernidiomigliorini@gmail.com
Quem tem hábitos saudáveis, atividade intelectual mais intensa e ativa, exercícios físicos e avanço de idade, geralmente apresenta um desempenho cerebral florescente,  inteligente e  uma base neurológica de sabedoria.
São as transformações cerebrais positivas criadas pelo tempo. Com o aumento da idade avançada, o cérebro se reorganiza, pensa e age de forma diferente, tornando os indivíduos mais calmos, felizes e inteligentes, comparado a um processo de colheita do que foi vivenciado ao longo dos anos, sabiamente vividos.
Existe um desgaste natural das células nervosas, mas isto está circunscrito. Os neurônios se repõem em quantidade suficiente, tempestiva e estratégica. Regiões inteiras do cérebro funcionam melhor, fazendo com que o raciocínio complexo para analisar e resolver  situações se aprimore e encontre soluções mais rápidas e fáceis.
Melhora a habilidade verbal, a memória verbal, a orientação espacial,  a capacidade para resolver problemas e as habilidades cognitivas.
As informações viajam mais rapidamente no cérebro vão aumentando progressivamente com o passar do tempo. Através da mudança de padrão da ativação mental, acionando áreas diferentes das usadas anteriormente.
A região frontal do cérebro encarregada pela racionalidade passa a concentrar a maior parte das atividades; provando que o cérebro é capaz de adaptar-se e processar plasticidade.
Quando o cérebro perde a precisão para algumas tarefas, pode utilizar mecanismos compensatórios para executar outras.
A vida ativa do cérebro associada a bons hábitos alimentares, mentais e físicos cria uma reserva de neurônios, que serão utilizados em caso de declínio, garantindo o seu bom desempenho o tempo todo.
“Do jeito com que as coisas estão indo, brevemente a qualidade será uma eremita e solitária no meio da multidão. (EM).”






Nenhum comentário:

Postar um comentário