quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

EXPERIÊNCIA QUASE MORTE








EXPERIÊNCIA QUASE MORTE
Por Ernídio Migliorini   E-mail: ernidio@hotmail.com
Segundo numerosos relatos de pessoas que viveram a experiência de quase morte, cujos dados foram levantados por cientistas multidisciplinares; acontecem fatos repetidos e característicos em todos os eventos vivenciados.

A experiência de quase morte tem se tornado mais comum à medida em que a medicina avança, com as Técnicas de ressuscitação do coração e dos pulmões. Médicos que trabalham em UTIs ouvem histórias ricas em detalhes, sobre “EQM”. Estas visões explicadas pela comunidade científica como uma resposta secundária fisiológica do cérebro à hipóxia. Em alguns casos, a morte clínica do paciente, mas em nenhum deles houve a morte cerebral.


O termo experiência de quase morte ou “EQM” refere-se a um conjunto de visões e sensações associadas a situações de morte iminente por motivo de hipóxia cerebral, derivadas de paradas cardiorrespiratórias.
A “EQM” apresenta a seguinte sequência cronológica, que se repete em todos os relatos. As pessoas que viveram o fenômeno relatam  uma série de experiências comuns tais como:
·         um sentimento de paz interior;
·         Desacordado, em coma, numa UTI. E, ao mesmo tempo, partindo para uma viagem surpreendente.
·         a sensação de flutuar acima do seu corpo físico;
·         a impressão de estar em um segundo corpo, distinto do corpo físico, que é visualizado abaixo e do qual há uma separação;
·         a percepção da presença de pessoas à sua volta;
·         a visão de seres espirituais;
·         visão de 360º;
·         sensação de que o tempo passa mais rápido ou mais devagar;
·         ampliação de vários sentidos;
·         a sensação de viajar através de um túnel intensamente iluminado no fundo.
Passa um  filme da  vida. E  coisas vergonhosas. Um filme,  resumo da própria vida projetado numa tela imaginária. Cenas do que foi feito de bom e de ruim até aquele instante. (Lucas 12:20; 16:22-31).
 As pessoas  voltam da “EQM” propensos para ações que possam produzir o bem comum e que tenham um efeito social mais significativo e a perda do medo da morte (tanatofobia).
A pessoa que vive a “EQM” percebe a presença  de um "ser de luz", cujo significado  varia conforme os arquétipos culturais, a filosofia ou a religião pessoal. O portal e a fronteira entre a vida e a morte. Em todos os relatos existe a sensação de estar sendo monitorado por um ser espiritual.
As investigações científicas sobre pós-morte sempre existiram e são motivo de debate acadêmico; ainda não há comprovação científica para esta teoria, é uma hipótese não-verificada. É como se o cérebro contem algum mecanismo para perceber o mundo transcendental. Os estudos em neurociência e neuroteologia prosseguem.
Cientistas e Estudiosos afirmam que todas as pessoas exercem esta atividade extra-corpórea quando estão dormindo, algumas obtém a "Projeção Astral" mais frequentemente do que outras pessoas.
A projeção da consciência é uma experiência tipicamente subjetiva, descrita como a sensação corporal de estar flutuando como um balão e estar vendo o próprio corpo físico, olhando-o sob o ponto de vista de um observador, fora do seu próprio corpo (autoscopia). Estatisticamente, uma em cada dez pessoas afirma ter tido algum tipo de experiência fora do corpo em sua existência. Algumas experiências teóricas podem reforçar a hipótese da objetividade da experiência fora do corpo.
Acostumados a lutar contra a morte, profissionais racionais como os médicos, nos casos em que massagens cardíacas e estimuladores elétricos restauram a consciência ou a vida de indivíduos clinicamente mortos; nas suas conversas nos corredores dos hospitais, cirurgiões e anestesistas, relatam histórias de pacientes que se lembram do que sentiram e viram nos minutos em que pararam de respirar e o cérebro não estava mais recebendo oxigênio.
1.      Fonte:   Parnia S; Waller DG; Yeates R; Fenwick P A qualitative and quantitative study of the incidence, features and aetiology of near death experiences in cardiac arrest survivors. Resuscitation. 2001; 48(2):149-56
3.      Lommel, Pim Van, Dr., (2003) A Reply to Shermer: Medical Evidence for NDEs
4.      Woerlee, GM Darkness, Tunnels, and Light Skeptical Inquirer, maio 2004
5.      Woerlee, G. M. (
“A mesma coisa só existe por causa da outra coisa. (EM).”


















 


Nenhum comentário:

Postar um comentário