quarta-feira, 28 de setembro de 2016

VIGÊNCIA

VIGÊNCIA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Tudo tem o seu tempo de vigência, por  ter validade, utilidade, serventia, finalidade, beneficio, consideração, funcionalidade, operacionalidade e até apreço.
Na nossa existência ocorrem múltiplas situações. Almejamos sempre àquelas que nos trazem benesses. Mas, não podemos impedir os fatos indesejados.
Cotidianamente, nos deparamos com eventos, circunstâncias e pessoas e estabelecemos relações, vínculos, conexões,  e construímos realidades em vários campos; cujos resultados mediatos e imediatos são variados e devem ser avaliados com sensatez, equilíbrio e tempestividade.
O fator conveniência impõe a tomada de decisão, no momento em que determinada situação está ocasionando seguidos malefícios. Implica isto num ponto de ruptura com o quadro atual. Uma relação qualquer, seja profissional, social ou afetiva, que se configure prejudicial, maléfica, enganosa e defasada deve ser rompida de pronto. Retomando o caminho a frente sob outra perspectiva proveitosa, agradável, sã e merecedora de consideração.
Diante de um estado de tédio e apatia, deve-se praticar a mudança radical de perspectiva. Isto causa um estado inconsolável e doloroso de desinteresse, vazio de significado, em que não há mais volta. É o momento de pensar nas possibilidades e avaliar o que se pode fazer e agir para romper com este infortúnio. Sempre tendo em mente, que os malefícios são sinalizadores para mudança comportamental e procedimental com mais sucesso e resultados mais auspiciosos.
Tudo o que é negativo, prejudicial e defasado precisa ser abandonado e obliterado. A grande sabedoria e lógica, está em identificar o momento certo, como fazer e agir eficazmente.
É inteligente, psicológico, neurocientífico e estratégico nos perguntarmos: “Mas afinal o que estou fazendo aqui? Que não percebi a impropriedade disto?"; “Como pude conviver tanto tempo com esta pessoa e não atentar para o fato de que esta  relação eivada de falsidade, traição, mentira, engano e hipocrisia, jamais combinará com o meu modo de proceder?”; “Será que é isto que eu realmente quero para a minha existência?”.
Existem muitas razões pelas quais podemos sentir desconforto. Nem sempre a ruptura é a solução para tudo; em cada circunstância a sua avaliação e decisão adequada, justa e sensata. Decifrar cada evento e sempre manter-se em movimento avante para atingir os objetivos e sonhos vivificantes.

“Mercê das dádivas Divinas, suplantar os empecilhos e crescer espiritualmente como ser humano. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário