quarta-feira, 14 de setembro de 2016

ASIDEOLOGIAS


AS IDEOLOGIAS
E-mail: ernídiomigliorini@gmail.com
No concernente à Política, as pessoas, individualmente ou coletivamente e as instituições partidárias, se posicionam ideológica e filosoficamente, no que se convencionou denominar: Esquerda ou Direita.
A condição político-pessoal de esquerda ou direita de alguém envolve vários aspectos, não apenas a sua posição partidária. As pessoas manifestam comportamentos contraditórios, denotando que, a rigor, ninguém é única  exclusivamente aquilo que pretende ser e se enquadrar na sua postura de cidadania. Por isto, conceituar esquerda ou direita neste contexto tem alguma relação, mas não absolutamente verdadeira. Deste quadro decorre a pluralização de esquerdas e direitas e pensamentos divergentes a respeito. Novas ideologias políticas geradas a partir das embriões esquerda e direita: extrema-esquerda; centro-esquerda; centro; centro-direita; extrema-direita.
A Nascente desta categorização política:
Na Revolução Francesa (1789-1799) surgiram os estereótipos esquerda e direita. A burguesia apoiada pelos mais pobres procurou diminuir os poderes dos nobres e do clero.  Na Assembléia Nacional Constituinte os ricos sentaram no lado direito e os pobres no lado esquerdo.  Surgindo a idéia: ricos, conservadores e elite; pobres, luta pelos direitos dos trabalhadores. Luta pelo poder versus conquista de direitos. Bem estar individual versus bem estar coletivo.
Características e  Expansão das expressões:
Direita: Defensores do governo vigente; Liberdade Individual; liberalismo, uma economia com a livre iniciativa de mercado e os direitos à propriedade particular; a  não intervenção do governo na economia;  a redução de tributos sobre empresas; a extinção da regulamentação governamental; Preservação de valores e padrões sociais e espirituais; Ente principal o indivíduo; Propriedade privada; A liberdade de mercado; os direitos individuais; poderes sociais intermediários contra a intervenção do Estado; patriotismo; valores espirituais e culturais; A ordem; Capitalistas, neoliberais, econômico-libertários, conservadores, reacionários, neoconservadores, anarcocapitalistas, monarquistas, teocratas.
Esquerda: Opositores partidários; Promoção de Justiça Social; marxismo; socialismo; anarquismo; desenvolvimentismo e nacionalismo anti-imperialista; Uma economia mais justa e solidária, com maior distribuição de renda; Avanços na legislação em direitos civis e flexibilização de padrões sociais; Entre principal o Estado; Função social da propriedade; O controle estatal da economia e a interferência ativa do governo em todos os setores da vida social, com o ideal igualitário; O movimento; Progressistas, sociais-liberais, ambientalistas, social-democratas socialistas, democrático-socialistas, libertários socialistas, secularistas, comunistas e anarquistas.
“Se não houvesse contraste. Não haveria como estabelecer as diferenças. (EM).”














Nenhum comentário:

Postar um comentário