terça-feira, 20 de setembro de 2016

CAUSA E EFEITO

E
EFEITO
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
A Lei de causa e efeito é uma constante ocorrência no processo de relatividade e conectividade universal. Não há causa sem efeito; e não há efeito sem uma causa que o tenha gerado. Só passa a existir e se tornar uma realidade, algo que foi pensado, idealizado, agido e construído antes. Para toda a ação existe um potencial de reação. Toda a motivação, estímulo e desafio ensejam um movimento para agir e fazer. Dentro da lógica: “O anterior precede ao posterior.”
Nesta configuração inevitável e implacável, que se usando a reflexão e  ponderação antes, evitar-se-á muitas conseqüências nefastas depois. Pensar bastante e bem antes de agir, para não ter que sofrer, lastimar e lamentar muito após e sem possibilidade de desmanche e refazimento daquilo feito inadvertidamente. Refletir antes de agir.
Uma ação pressupõe uma reação semelhante. O processo cósmico universal registra, pondera e retribui, pelo sistema de aferição de resultado, a cada indivíduo, o computo impactual equivalente ao seu comportamento e procedimentos. Que todos os motivos sejam justos e as finalidades proveitosas e edificantes. Para toda força aplicada de um objeto para outro objeto, existirá outra força de mesmo módulo, mesma direção e sentido oposto.
Causa: É tudo quanto concorre para determinar um efeito. Tudo que não têm em si sua razão de ser e que, para existir necessita de outro que os faça, implica, necessariamente, numa causa. Este outro, do qual o primeiro depende realmente, é a sua causa. Não é apenas a antecedência, ou a prioridade, que é a essência da causa, mas sim a dependência real. Em causa e no que é causado, o efeito, nunca são, nem nunca podem ser, plenamente idênticos, porque existe entre eles uma relação real de dependência! Quando um efeito se torna uma causa que produz o seu efeito; então pode-se afirmar que toda a causa é também dependente do efeito, isto gera uma identidade entre causa e efeito na medida da reciprocidade da dependência real. Por ter uma dependência real da causa, o efeito é, necessariamente, dependente. E essa dependência não é reversível, não se pode atribuir a toda e qualquer causa. Por isso, nada acontece, nem aconteceu nem acontecerá, que não esteja contido na eminência da causa primeira. Cientificamente encontrar a causa significa descobrir a verdade do fenômeno investigado.
Condição: É a dependência real do efeito à causa. A condição necessária é indispensável para a produção de um efeito, não influi, contudo, sobre o efeito. Nem todas as condições necessárias ou não necessárias podem ser tomadas como causa. Verifica-se que algumas causas se incorporam no novo ser e se constituem como parte desse ser, enquanto que outras, não.
 Causa intrínseca e causa extrínseca: A natureza de algo dependente, o efeito é intrínseca. O que produz o potencial do efeito é a causa extrínseca. A causa final é o seu impacto. A que aponta para o que tende o efeito, pois tudo quanto é, tende para um termo final, próximo ou remoto. A finalidade de algo é a tendência para o que é adequado à sua natureza, o que convém a essa natureza.
Efeito: Do latim effectus, a palavra efeito abrange uma variedade de significados e acepções. O significado principal assinala que um efeito é aquilo que se obtém em consequência de algo provocado por uma causa. A relação entre uma causa e o seu efeito é a causalidade.
“Um ato benéfico causa satisfação, contentamento e até alegria. Uma malvadeza, traição, falsidade, mentira, engano e hipocrisia causam profundo sentimento de tristeza e sofrimento. (EM).”






 




Nenhum comentário:

Postar um comentário