quarta-feira, 20 de julho de 2016



PATIA
E-mail; ernidiomigliorini@gmail.com
Conceito de Patia: Pathos ou path, do grego, significa paixão, excesso, catástrofe, passagem, passividade, sofrimento, assujeitamento, sentimento e ligação afetiva. Conceito ligado a padecer, passivo de um acontecimento, padece deste acontecimento. Conota mobilidade, imperfeição. Transliterado como pata, patia e pato, utilizados como prefixos e/ou sufixos na composição terminológica de: apatia, empatia, patogênese, psicopatia,  cardiopatia, idiopatia, telepatia, simpatia, cromopatia e outras. Como o sufixo patia significa mórbido, padecimento, moléstia, traz a ideia de doença.
EMPATIA: Significa colocar-se no lugar do outro. Para criar harmonia e relações amistosas. Gerando confiança mútua, consentimento, cooperação e abertura à idéia do outro. É base de toda a comunicação significativa. Estamos sempre estabelecendo empatia e antipatia com as pessoas que nos cercam.  O básico é adaptar-se a como os outros preferem se comunicar. Gostamos de conviver com pessoas que sejam como nós; gostem ou não de coisas como nós. Quando há empatia, as pessoas aceitam idéias e sugestões mais facilmente. Quando alguém simpatiza com outrem tende a concordar com  ele. Quando há uma demonstração implícita ou explícita de gosto por alguém, este sente vontade de concordar com as mesmas idéias. Estabelecer empatia é habilidade muito significativa. Quando se está tratando de assuntos coletivamente, para construir a empatia com o grupo, é necessário empregar expressões de vários tipos sensoriais. Repetindo quatro vezes, o que é importante,  uma para cada grupo sensorial. Uma pessoa se torna uma sugestão pelas suas palavras, presença como um todo, pelo que veste, como se mexe e se move.
TELEPATIA
Conceito: telepatia do grego τηλε “tele” (“à distância”), e πάθεια “pathos” (sentimento, sofrimento).  Literalmente: sentir a uma distância. É a habilidade de adquirir informação acerca dos pensamentos, sentimentos ou atividades de outro ser consciente, sem o uso de linguagem verbalcorporalde sinais e escrita.
Outras conotações: Transmissão de pensamentos lógicos e definidos e todos os tipos de contato entre duas ou mais mentes, na forma de percepção extra-senhorial de sentimentos e pensamentos à distância.
Um pensamento pode ser transmitido de uma mente para outra. Existem transmissões mentais, comunicações de pensamentos e fluxos psíquicos entre as mentes humanas.



O fenômeno acontece de modo semi-consciente ou  inconsciente e se processa o tempo todo, cuja afinidade magnética pode ser harmoniosa ou não.    O silêncio é propício para captar pensamentos, idéias e  sentimentos íntimos dos outros. Os pensamentos se transmitem de modo natural. A telepatia se apóia na palavra como seu veículo e instrumento e dá um sentido mais profundo ao que uma pessoa fala ou escuta. 
A telepatia inconsciente é responsável pelo fenômeno dos hábitos coletivos e das opiniões que passam a ser consenso. E ela explica o fenômeno da liderança. A transmissão de idéias faladas ou escritas, assim como a telepatia, é um processo magnético, que faz com que uma idéia correta, lançada por alguém num momento e num contexto favoráveis, se transmite com rapidez às consciências de muitos.   

No indivíduo, a telepatia é uma forma de diálogo direto das auras humanas. Ela reforça e acelera os processos de afinidade e desarmonia. Quando se conhece alguém e simpatiza-se com esta pessoa, pensa-se bem dela; o pensamento e o sentimento positivos chegam até ela e gera afinidade e cooperação. Quando antipatiza seus pensamentos e sentimentos chegam de modo igualmente certeiro à outra pessoa e surgirá um sentimento negativo recíproco.
O magnetismo das idéias solidárias é propício à transmissão telepática, une e desperta confiança. Pela telepatia inconsciente, quando estamos com uma pessoa verdadeiramente virtuosa, nos sentimos inspirados e elevados.  
O fenômeno da transferência do pensamento depende da existência do fluído astral, que existe uniformemente por todo o espaço, sendo mais denso em torno de certos objetos ou organismos, devido à ação molecular destes pontos como é o caso, do cérebro e da coluna vertebral dos seres humanos, onde o fluído astral forma aura. É esta aura em torno das células e fibras nervosas que capacita o homem a perceber as impressões registradas na Luz Astral do cosmo.
Cada pensamento ocorre junto com uma alteração correspondente na energia do sistema nervoso, que sempre se adapta à natureza dos pensamentos que temos. a energia dos nervos tem sua própria aura, como ocorre com qualquer agregação de moléculas. Há uma ligação íntima e direta entre a energia dos nervos e a aura astral e magnética.  A aura é uma antena ligada para o mundo sutil.  As idéias mentais estão conectadas com as emoções de prazer e dor. Conforme a qualidade interior de cada consciência, cada indivíduo terá o hábito e  capacidade de sintonizar e trazer para si por um esforço consciente determinados níveis da realidade.  O próprio ser humano cria a atmosfera psíquica em que lhe cabe respirar e viver.
Cada pensamento do homem, ao ser produzido, passa ao mundo interno e se torna uma entidade viva e sobrevive como inteligência ativa, uma criatura gerada pela mente, por um período mais curto ou mais longo, proporcionalmente à intensidade da ação cerebral que o gerou. Um bom pensamento é perpetuado como força ativa e benéfica.
O ser humano carrega em sua própria aura uma gama completa de pensamentos, de emoções e de registros de fatos do passado e as sementes diretas e indiretas do seu futuro.  O conteúdo da aura individual guia a pessoa ao longo da sua existência, mas não lhe suprime a liberdade ou a responsabilidade.  Seu livre arbítrio consiste em escolher o que irá plantar a cada momento, e decidir que sementes fará germinar dentro das condições existentes. A rigor ele pode escolher de que influências se rodeia, e está ao seu alcance trabalhar para que as circunstâncias se renovem sempre para melhor. 
Há inúmeras possibilidades de interação entre as consciências. O ser humano é um resumo do cosmo e contém um mundo dentro de si. Não existe observação absolutamente neutra. Toda observação exerce alguma forma de influência sobre o ser ou objeto observado. Quando o indivíduo tem consciência do fato da telepatia involuntária e está disposto a agir corretamente diante deste desafio, ele trata de purificar sua mente e deixa de lado o pensamento destrutivo. A mente humana é do tamanho daquilo que ela contempla. 
Todos são influenciados pela vontade ativa de outra pessoa. Todos são afetados o tempo todo pela vontade, pelos sentimentos e pelos pensamentos dos outros. E também os afetam.
O universo é repleto de energia pulsante, e  inúmeros níveis de vibração. As cores, luzes e sons percebidos, as sensações de gosto, tato ou olfato, são todas ondas e faixas vibratórias. O ritmo das batidas do coração, o movimento dos pulmões e no fluxo de pensamentos e sentimentos, os movimentos  e a essência da matéria são cíclicos e ondulatórios. Tudo que vibra em um indivíduo se transmite a outros e retorna até a origem, com distorções e acréscimos. Todo ser humano produz constantemente correntes vibratórias nos vários níveis do pensamento, da emoção e do mundo físico, e estas linhas de ação ficam registradas na luz astral. Os pensamentos e sentimentos criados passam a ter vida própria, cujo rumo e efeito dependem da intenção e da força com que foram emitidos. 
SIMPATIA: Do grego sympátheia, participação em, ou sensibilidade ao sofrimento do outro, compaixão. É um sentimento de afinidade que atrai e identifica as pessoas, é uma tendência instintiva que leva o indivíduo a estabelecer uma harmonia com o outro, permitindo a criação de laços de amizade. É a capacidade que as pessoas têm de participar das emoções alheias, podendo variar entre a mera aceitação e compreensão dos sentimentos do próximo e a completa identificação dos próprios estados emotivos com o do outro. Ter simpatia é ser amistoso, ser agradável, ser educado, é demonstrar gentileza e amabilidade para com o outro. Implementam e incrementam a empatia e a simpatia: o Elogio, o Favor, a Identificação e o Testemunho.
ANTIPATIA: É um sentimento de aversão espontânea e instintiva que as pessoas podem nutrir pelo seu semelhante, por um objeto ou mesmo por uma ideia. É uma repugnância, uma incompatibilidade, uma repulsa na identificação com o outro. Do grego antipathéia, formada pela junção dos termos anti (contra) e pathéia (afeição). A antipatia pode ser construída à primeira vista, a partir de um primeiro contato. A antipatia instantânea é criada no consciente da pessoa tendo como base experiências negativas do passado e que estão presas no subconsciente. Novas situações ou pessoas podem acabam por remeter à lembranças negativas, fazendo com que ambas sejam associadas, despertando o sentimento de repulsa no indivíduo como um mecanismo de defesa. Quanto maior a frustração no passado, maior a discordância e repulsa sentida.
APATIA: É a total ausência de sentimentos em relação a algo ou alguma coisa, sejam eles negativos ou positivos; estado emocional de indiferença. É a carência de afetos ou paixões, ou ataraxia. Do grego apátheia. É o estado de uma alma indiferente, que não é suscetível de se emocionar por falta de sensibilidade ou de sentimento.
HOMEOPATIA: Do grego μοιος , similar, e πάθος , sofrendo, é uma prática de pseudo-medicina.
CROMOPATIA: Preserva a saúde física, mental e coletiva. Um mecanismo nervoso que determina uma súbita mudança de cor em resposta a uma situação estressante. A utilização das cores através da fototerapia e outras técnicas para preservar a saúde física, mental e coletiva pela especialidade alternativa da cromopatia, cura inúmeras patologias e diversos tipos de câncer.
PSICOPATIA: Distúrbio psíquico que afeta a forma de interação social, com comportamento de forma irregular e anti-social. É uma doença causada por uma anomalia orgânica no cérebro. Um transtorno de personalidade antissocial.
IDIOPATIA: Designação da enfermidade que existe isoladamente, sem ser uma consequência de outra patologia.
CARDIOPATIA: É qualquer doença que atinja o coração. Cardiopatias Congênitas, Doenças das Válvulas do Coração, Doenças do Miocárdio, Infecção no Coração.
PATOGÊNESE: É a seqüência de eventos de tecidos e celulares que ocorrem a partir do momento do contato com um agente etiológico inicial até a expressão final da doença.
NEUROPATIA: Transtorno/distúrbio neurológico que se refere a doenças ou problemas no funcionamento dos nervos. Os Nervos podem ser comprometidos por problemas genéticos, infecções, toxinas, drogas, lesões físicas ou por reações do próprio organismo.
“Sem inicio não há término. Sem começo não há fim. Sem pensamento não há idéia. Sem idéia não há atitude. Todavia, o infinito não tem principio e não terá finalização. (EM).”


Nenhum comentário:

Postar um comentário