quinta-feira, 21 de julho de 2016


APRENDER E PRATICAR
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
O real é concreto o ideal pode ser utópico. Precisamos aprender e praticar o que aprendemos; tornando a aprendizagem um processo de efetiva eficácia pessoal e profissional.
A distância de onde estamos hoje para onde queremos estar amanhã será percorrida graças ao conhecimento. É por isto que existem cursos sobre como fazer cada tipo de atividade. Além da escola formal nos seus diversos níveis, do fundamental ao superior mais graduado.  Com mais conhecimento teremos, necessariamente, melhores resultados.
De nada vale o aprendizado sem a prática. Um novo conhecimento também não gera  resultados imediatamente. Geralmente requer um período de exercitamento prático da idéia apropriada mentalmente, para produzir competências e habilidades para o seu real emprego com sucesso.
Tudo se resume ao vácuo entre à aprendizagem e à  pratica do conhecimento assimilado. Aprender algo novo e praticar algo novo compreende dois métodos com resultados diferentes. Se o objetivo é ser mais efetivo deve-se estudar sobre efetividade, mas só se terá resultados caso coloque-se o conhecimento em prática.
A aprendizagem passiva cria conhecimento, a prática cria habilidade. O aprender pode, se mal concepcionado, ser um pretexto do subconsciente para não sair da zona de conforto. Em muitos casos, a aprendizagem é, na verdade, uma maneira de postergar ações relativas aos supostos objetivos e interesses. Pensa-se estar descobrindo a melhor maneira de fazer algo, quando na verdade deveria estar praticando a ação que resultaria no resultado desejado. A aprendizagem é valiosa até que se torne uma forma de procrastinação. Prática é aprendizado, mas aprendizado não é prática
A prática ativa é uma das maiores formas de aprendizado, porque os erros durante o processo revelam informações importantes. Aprender é valioso, mas se o objetivo tem relação com melhores resultados em determinada área, só será alcançado com ação prática. Praticar foca a energia no processo. Isso começa a direcionar o foco para a prática de melhores hábitos no cotidiano, com progresso contínuo e resultado lógico. Os hábitos adequados praticados continuamente é que determinam o sucesso do que se faz.

“Quem compreende entende, fica capacitado, toma atitude, age, faz e realiza. Concretizando um fato, uma realidade. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário