segunda-feira, 11 de julho de 2016

A INIGUALDADE PERCEPTIVA


A INIGUALDADE PERCEPTIVA
Cada indivíduo percebe a mesma coisa de maneira diferente. De uma forma que só ele consegue perceber, ninguém mais. Não existem duas pessoas que percebam, determinada situação, com absoluta fidelidade de igualdade.
Conceito de Realidade: É uma circunstância externa à percepção humana e independente dela. A realidade representa todos os fenômenos do universo cujas leis estão fora do alcance da vontade humana. Ela existe de maneira determinada. É necessário estabelecer um limite entre o real e a percepção dos sentidos. Realidade é o que efetivamente existe e é. Não existe meio termo; é ou não é realidade. A realidade está além dos sentidos, ela é percebida; mas, não é desvendada a sua formulação. Na realidade existe uma contradição ente a permanência e a mudança. Pelo fato de ser possível uma mudança e uma unidade ao mesmo tempo. Muda constantemente e continua sendo ela mesma.
Conceito de Percepção: Refere-se à ação e ao efeito de perceber, percepcionar através de um dos sentidos as imagens, impressões ou sensações externas, ou compreender e conhecer algo. Com referência a um conhecimento, a uma ideia ou à sensação interior que resulta de uma impressão material feita nos sentidos. É a função que permite ao organismo receber, elaborar e interpretar a informação que chega do meio circundante através dos sentidos. A percepção é o primeiro processo cognoscitivo, que permite ao sujeito de captar a informação do meio envolvente através da energia que chega aos sistemas sensoriais. De caráter inferencial e construtivo: a representação interna daquilo que acontece no exterior surge sob a forma de uma hipótese. A informação que chega aos receptores é analisada paulatinamente, da mesma forma que a informação proveniente da memória e que contribui para a interpretação e a formação da representação. É através da percepção que a informação é processada e que se consegue formar a ideia de um só objeto, significando que é possível sentir diferentes qualidades com base no mesmo objeto e uni-las por intermédio da percepção para determinar que é um único objeto.
Conceito de Sensação: É a sensibilidade, sentimento ou a ativação de uma determinada função sensorial. A sensação indica uma experiência simples que é vivida e que é produzida por um estímulo, pode ocorrer dentro ou fora do corpo, e ocorre sobre um órgão sensorial. Uma sensação é sentida quando o estímulo envia sinais para o cérebro através dos nervos. As sensações variam de acordo com a sua intensidade e duração. Em sentido figurado, a palavra sensação pode indicar uma forte emoção. A sensação é resultado de um estímulo que é recebido e descodificado pelo sistema nervoso central. A percepção interpreta a sensação. A mesma sensação leva à percepções diferentes em pessoas diferentes. Porque cada pessoa tem o seu próprio contexto e por isso interpreta as coisas de forma diferente, construindo percepções e formas distintas de ver o mesmo.
Processo de Percepção:
Os fatores que fazem as pessoas perceberem a mesma coisa de forma diferente. Considerando que os indivíduos usam o processo perceptivo para prestar atenção e selecionar, organizar, interpretar e recuperar as informações do ambiente ao seu redor. Assim vêem as coisas de maneira diferente. Cada pessoa tem interpretação própria do que arbitrariamente considera ser a realidade, sobre a qual percebe e pensa. Condicionam esta percepção para cada indivíduo, todos os indicadores da sua genética genealógica, componentes físicos e mentais e a sua história de existência.
A percepção é o processo pelo qual as pessoas escolhem, organizam e reagem às informações da realidade as quais estão circunscritas. Esta informação é obtida através dos cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. A percepção não é necessariamente igual à realidade.
Através da percepção as pessoas transformam as informações em respostas que envolvem emoções, sentimentos, circunstâncias, locais e ação. Em cada caso, uma percepção diferente, influenciado por aquele momento. A percepção é um modo de formar impressões sobre si mesmo, sobre outra pessoa e sobre as experiências diárias da existência. Constitui um filtro, através do qual a informação passa antes de causar efeito sobre a pessoa. A percepção trata das várias maneiras pelas quais as pessoas interpretam as coisas externas e como agem com base nessas percepções.
No processo perceptivo existem estágios e  impactos que variam a todo instante, pois estão condicionados à condição de cada momento circunstancial vivenciado pelo indivíduo. Isto gera a perceptividade inigualada em cada pessoa, sobre os mesmos eventos, objetos, ambientes e similares amplos. Fatores que influenciam o processo perceptivo: experiências anteriores do indivíduo, necessidades, motivos, personalidade, valores e atitudes. Objetos ou acontecimentos são importantes no processo de percepção.
 O processo perceptivo é complexo, engloba todos os órgãos dos sentidos, implica a pessoa na sua totalidade: capacidades cognitivas, fisiológicas e experiências, implica categorizar a informação e organizá-la em esquemas perceptivos, é um processo ativo, adaptativo que envolve a construção de significados.
            O processo perceptivo é influenciado por muitos fatores como as expectativas, a motivação, os valores e as atitudes, as experiências passadas, o grupo social de pertença e a cultura. A percepção envolve processos fisiológicos, cognitivos, interpessoais e socioculturais.
O autoconceito é a forma como nos percebemos a nós próprios e é composto pela auto-imagem e pela auto-estima. O autoconceito constrói-se nas relações interpessoais e muda ao longo da vida. A auto-estima refere-se à imagem corporal. Corresponde aos aspectos avaliativos e afetivos do autoconceito. É a forma como nos avaliamos a nós próprios. Comporta uma série de dimensões como as características físicas, as capacidades e os desempenhos, os estados afetivos ou os valores.
Em suma, cada indivíduo é único e subjetivo e nele variáveis e condicionantes determinam as suas emoções, sentimentos, comportamentos, atitudes, posição filosófica e ideológica, percepção, sensação e impacto da realidade.
“A existência tem várias dimensões. Mas a verdade só tem um único e absoluto parâmetro, a veracidade. (EM).”


Nenhum comentário:

Postar um comentário