sexta-feira, 22 de julho de 2016

METODOLOGIA MATEMÁTICA

METODOLOGIA     MATEMÁTICA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Um método eficaz de lecionar e aprender Matemática é estruturar cada aula em torno de um único conceito matemático. Estudando cada parte do conteúdo geral da disciplina e estabelecendo a sua relação com todo o conjunto matemático. A aula se estendendo por tantos períodos quanto forem necessários, até que cada estudante tenha entendido o conteúdo abordado. O objetivo é assegurar que um conceito seja totalmente aprendido e não tenha que ser ensinado novamente no futuro. A matemática tem como condição sine qua non de aprendizagem, o domínio dos seus conteúdos conceituais fundamentais iniciais.
Um sistema mais rigoroso e exigente, baseado em manuais contendo os passos para interpretar e resolver problemas, com regras, fórmulas, exercitamento, associação com a realidade e similares.
O emprego de uma metodologia altamente conceitual, com aulas baseados em métodos fundamentais e leis da matemática, orientando os estudantes a representar fisicamente os conceitos, usando objetos e imagens para ajudá-los a visualizar as ideias abstratas de cada conteúdo. Além disto, a sua capacitação para falar e escrever sobre matemática, aumentando as probabilidades de sucesso, na aprendizagem matemática.
O estabelecimento com os estudantes de critérios para a apresentação da resposta dos problemas propostos; definindo que a resposta seja redigida com frases completas; revelando que o conceito matemático foi entendido e assimilado pelo estudante e que ele vem acumulando conhecimento, tornando o processo de aprendizagem integrado,  gradual e sustentado. E está construindo o raciocínio lógico, a linguagem matemática e adaptando o conhecimento às situações do cotidiano.
A criação de um clima em sala de aula, de tal forma que toda a classe aprenda junto, todos avançando no mesmo ritmo e não prosseguindo se alguém ainda estiver com dúvidas. Os estudantes com melhor desempenho são encorajados a aprofundar o conhecimento e ajudar o restante da classe.
A repetição de conceitos e procedimentos adequados para a aprendizagem matemática é eficaz e mantém na mente dos estudantes, a necessidade de trabalhar cada segmento de conteúdo associado com o todo. Deve-se praticar exercícios até o domínio cada conceito. Um estudante responde à pergunta do professor e os outros repetem a resposta em uníssono. Em seguida, outro responde a uma outra pergunta e o restante repete. Os estudantes aperfeiçoam o uso do vocabulário matemático na medida em que a aula avança. As aulas devem  também ser muito interativas. Com duração máxima de 40 minutos. Após este tempo, há uma tendência humana natural de quebra de atenção.
No ensino de Matemática é fundamental o preparo didático-pedagógico do Professor. Que precisa empaticamente, colocar-se no lugar do estudante, consciente de que a aprendizagem envolve várias situações humanísticas, principalmente de identidade de objetivos. O estudante só aprende a apreender, se o conteúdo que lhe é passado tenha significação para a solução de seus problemas e implicâncias existenciais. Também é ponderável o grau de consideração que o professor consegue granjear junto aos seus discípulos. Pela sua postura, moral, ética, conhecimento e carisma. O Professor precisa se preparar, se planejar e ter uma noção clara do que é mediar o conhecimento, com a cultura suficiente para um desempenho adequado e compatível com cada nível e grau de ensino.  

“O fenômeno da multiplicidade e o da relatividade são inseparáveis e são encontrados juntos em tudo. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário