sexta-feira, 18 de setembro de 2015

CONCEITUAÇÃO



CONCEITUAÇÃO
Assembléia: É uma reunião ou agrupamento de pessoas que têm um determinado objetivo em comum. Grupo de pessoas que, possuindo um interesse em comum, se reúne para analisar, discutir e decidir sobre determinados assuntos. Grupo de pessoas que, convocadas por uma imposição legal, resolve assuntos que estão sob os seus julgamentos.
Concílio: É uma reunião de autoridades eclesiásticas com o objetivo de discutir e deliberar sobre questões pastorais, de doutrina, fé e moral. Os concílios são um esforço comum da Igreja, para a sua própria preservação e defesa, ou guarda e clareza da Fé e da doutrina.


Conclave: Do latim cum clave, que significa com chave; é a reunião em clausura muito rigorosa dos cardeais, para eleger um novo Papa. Em sentido  amplo, se refere a qualquer reunião de pessoas para tratar de um assunto importante.
Congresso: É uma reunião de pessoas com interesses em comum, que visa tratar de determinados assuntos, comunicar trabalhos, apresentar propostas ou trocar idéias; fazer discursos ou apresentações na presença de um público; lançamento de um produto no âmbito de um evento, em exposições científicas e na defesa de um trabalho acadêmico. Consiste na apresentação de um projeto ou de uma proposta de trabalho. Com a  intenção didática ou persuasiva. O congresso deve ter uma introdução, um corpo central e uma conclusão. No final do congresso reserva-se um espaço para as perguntas ou para o diálogo.
Congregação: Congregação é grupo de pessoas reunidas para determinado propósito ou atividade. Tem a sua origem etimológica na palavra grega ekklesia, que significa literalmente “chamada para fora”, de ek, “para fora”, e klesis, “chamada”. O termo foi usado pelos primitivos gregos com respeito a um corpo de cidadãos reunidos para tratar de assuntos de Estado. O equivalente, em português, desta palavra é “assembléia”. A expressão “congregação” em sentido amplo denomina entidade religiosa, acadêmica, filosófica e similares.
Conferência: Do latim com+ferre, “reunir”. Em uma conferência, o conferencista é apenas um meio, e não um fim. Uma das formas de reunião informativa que se caracteriza pela exposição feita por autoridade em determinado assunto para grande número de pessoas. Exige a presença de um presidente de mesa para condução dos trabalhos, sendo bem mais formal que uma palestra. As perguntas acontecem somente por escrito e devidamente identificadas, bem ao final da exposição.
Cisma: É uma separação de uma pessoa ou grupo de pessoas do seio de uma organização ou movimento, uma divisão que acontece no âmbito de uma organização e hierarquia definidas; qualquer desacordo ou dissidência.
Do grego σχίσμα skhísma, "separar, dividir",
Curso: Formação continuada, específica, curta ou longa, de Profissionais para o exercício eficaz da sua prática profissional.
Encíclica: Do latim encyclĭcus,a,um, adaptado do grego εγκyκλιος, transl. enkyklios: 'circular, que circula' ou, mais propriamente, carta encíclica, do latim littĕrae encyclĭcae, é uma comunicação escrita papal, um documento pontifício, dirigido aos bispos de todo o mundo e, por meio deles, a todos os fiéis. A encíclica é usada pelo Papa para exercer o seu magistério ordinário. Trata de matéria doutrinária em variados campos: fé, costumes, culto, doutrina social.
Encontro: Do latim contra “em oposição”, Evento onde pessoas da mesma categoria profissional debatem temas polêmicos. Objetivo: Discutir vários aspectos de um determinado assunto e extrair conclusões.
Fórum: É um encontro ou reunião que se celebra para discutir assuntos de interesse na presença de um auditório, o qual pode intervir na discussão. Do latim com, “junto”, e gradi, “caminhar”. Definição: Reunião formal e periódica de profissionais que atuam numa mesma área, promovida por entidades associativas. Objetivo: Apresentar temas específicos, debater e extrair conclusões sobre ele. Assuntos relacionados ao tema central podem ser apresentados sob forma de: painel, palestras, simpósios, mostra, exposição. Os trabalhos devem ser apresentados por escrito e com antecedência, para que sejam reunidos em um documento que será entregue aos congressistas. É uma técnica de comunicação através da qual várias pessoas conversam sobre um tema de interesse comum. É coletivo e dirigido por um moderador. Especialistas participam, trocam idéias e analisam problemas da área que representam, diante de um grupo de assistentes. São concebidos de forma a permitir seguir e acompanhar o rumo da conversa desde a mensagem original até às respostas mais recentes. Reunião baseada na busca da participação intensa de platéia numerosa. Para sensibilizar a opinião dos presentes sobre assuntos pré-determinados. Um coordenador levanta um tema de interesse geral e busca a opinião da coletividade. Ocorre debate livre até que conclusões possam ser retiradas. Objetivo: Colher opiniões e apresentar conclusões representando o consenso da maioria.
Jornada: Encontro de grupos profissionais,  para discutir periodicamente, assuntos de interesse do grupo. As conclusões podem definir linhas norteadoras para o trabalho do grupo.
Mesa Redonda: É uma reunião preparada e conduzida por um moderador, que orienta a discussão, para que se atenda ao tema proposto. Os participantes da mesa redonda são especialistas, que apresentam os seus pontos de vista sobre o assunto em pauta, num tempo limite. Depois eles debatem entre si, podendo haver a participação dos presentes, em forma de perguntas, por escrito ou oralmente. É uma reunião entre especialistas, em pequeno número, com um coordenador e um moderador. Objetivo: Debater e discutir determinado tema.
Oficina: É um evento teórico-prático. com participantes  de uma mesma área ou de um mesmo segmento de trabalho, que se reúnem para debater, praticar e  encontrar soluções para o tema proposto. Objetivo: Familiarizar os participantes sobre determinado assunto para maior dinamismo, aliando a teoria com a prática. A oficina é uma metodologia de trabalho que prevê a formação coletiva. Ela gera momentos de interação e troca de saberes a partir da uma horizontalidade na construção do saber inacabado. Sua dinâmica toma como base a dialética/dialogicidade na relação educador e educando. A oficina constitui um espaço de construção coletiva do conhecimento, de análise da realidade, de confronto e troca de experiências. A atividade, a participação, a socialização da palavra, a vivência de situações concretas através de sociodramas, análise de acontecimentos, a leitura e a discussão de textos, o trabalho com distintas expressões da cultura popular, são elementos fundamentais na dinâmica das oficinas pedagógicas.  Portanto, as oficinas são unidades produtivas de conhecimentos a partir de uma realidade concreta, para serem transferidas a essa realidade a fim de transformá-la. Aplicado à educação refere-se ao lugar onde se aprende fazendo junto com os outros. A oficina é um âmbito de reflexão e ação no qual se pretende superar a separação que existe entre a teoria e a prática, entre conhecimento e trabalho e entre a educação e a vida.
Painel: Evento onde um orador e até quatro painelistas explanam sua visão sobre um tema pré-determinado, sempre coordenado por um moderador. Objetivo: Explanar, debater e expor conclusões sobre um tema.
Palestra: Evento caracterizado pela apresentação de um tema, por um especialista, a um grupo de pessoas com interesses comuns. Após a apresentação é aberta a possibilidade para questionamentos. Objetivo: Informar e atualizar o público sobre um determinado assunto. Uma palestra é a apresentação oral que pretende expor informação ou ensinar pessoas a respeito de um assunto.
Paralogismo: Se baseia em um raciocínio falso, uma falácia ou pensamento ilógico, mas feito de boa fé. O paralogismo é relacionado com a ignorância, quando o indivíduo não tem a consciência de sua falsidade.
Seminário: Do latim semen, “semente”, seminarĭus, é uma aula ou um encontro didático em que um especialista interage com os assistentes em trabalhos em comum para divulgar conhecimentos ou desenvolver investigações. É uma reunião especializada, de natureza técnica ou acadêmica, que procura levar a cabo estudos aprofundados sobre uma determinada matéria. Academicamente, trata-se de um grupo de estudos e de investigação, orientado por um docente. A aprendizagem no seminário é ativa, os participantes devem fazer pesquisas e elaborar a informação no âmbito de uma colaboração recíproca e a partir da interação com o especialista. Evento onde expositores apresentam vários aspectos de um determinado assunto. É uma seqüência concentrada de atividades com fim específico de desenvolver capacidades, conhecimento e aprendizagem por meio do trabalho. A idéia é somar informações e experiências. Objetiva transmissão, atualização, debate, divulgação ou apresentação de novos conceitos e técnicas centrados num tema básico.
Simpósio: Do grego sympósium, palavra formada por syn, “junto”, e posis, “beber”. São vários expositores com a presença de um coordenador. O tema científico. Após as apresentações, a platéia participa com perguntas à mesa. Objetivo: Analisar, discutir e estudar determinado assunto sob diversos ângulos.
Sofisma: Significa um pensamento ou retórica que procura induzir ao erro, apresentada com aparente lógica e sentido, mas com fundamentos contraditórios e com a intenção de enganar. Uma argumentação que supostamente apresenta a verdade, mas sua real intenção reside na ideia do erro, motivado por um comportamento capcioso, numa tentativa de enganar e ludibriar. Deriva do grego sophisma, em que sophia ou sophos significam respectivamente “sabedoria” e “sábio”. Esta palavra passou a denotar todo tido de conhecimento sobre os assuntos humanos gerais. Os sofistas eram mestres nas técnicas de discurso, fazendo com que o interlocutor acreditasse rapidamente naquilo que falava, sendo verdade ou não.


Diferença entre os Eventos:
Palestra: Tem o objetivo de apresentar de forma sucinta alguma novidade, possui curta duração.
Curso: Consiste no detalhamento de determinado assunto ou conjunto de temas com o foco de “treinar” ou “ensinar a fazer”. É composto de exposições de pessoas normalmente com formação acadêmica que procuram passar seu conhecimento aos participantes. O foco está mais na teoria que na prática
Workshop: Tem o caráter de treinamento. Seu objetivo consiste em aprofundar a discussão sobre temas específicos e, para isso, apresenta casos práticos. O público participa intensamente. Objetiva-se detalhar, aprofundar um determinado assunto de maneira mais prática. A dinâmica da sessão divide-se em três momentos: exposição, discussão em grupos ou equipe e conclusão.
Mesa-redonda: É uma reunião preparada e conduzida por um coordenador. Os expositores têm um tempo limitado para apresentar suas idéias e para o debate posterior. É utilizada quando o assunto ainda não está consolidado e suscita discussões.
Simpósio: Reunião para a discussão de um determinado tema, uma nova técnica. São apresentadas as impressões sobre um determinado assunto que é colocado em debate. Vários oradores debatem o tema na mesa, muitas vezes com a participação do auditório. A diferença fundamental entre o simpósio e a mesa-redonda é que no simpósio os expositores não debatem entre si os temas apresentados.
Seminário: Reunião na qual “semeiam-se” idéias. O objetivo é suscitar o debate sobre determinados temas, até então pouco estudados. Caracteriza-se pela exposição de um orador seguida de debate com o auditório. A dinâmica do seminário divide-se em três momentos: a fase de exposição, a de discussão e a de conclusão.
Congresso: Reunião de especialistas em determinada área do conhecimento para a apresentação de pesquisas e estudos científicos. Em pôsteres de comunicações inscritas previamente pelos participantes e aprovadas pela comissão organizadora do evento.
“ensinar vai além de mediar à apropriação de conhecimento. Implica em gerar condições de que o aprendente utilize o seu potencial para a apreensão científica. (EM).”










Nenhum comentário:

Postar um comentário