terça-feira, 1 de setembro de 2015

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO
A comunicação é a exteriorização dos pensamentos, intenções e conclusões do que está ao redor do comunicador.
A mensagem benéfica não contém crítica, condenação ou reclamação e versa sobre o que é de sadio interesse dos outros.
O comunicador quer compreender e ser compreendido, ser reconhecido, aceito e valorizado; conquistando amizades e influenciando positivamente às pessoas. Demonstrando sinceridade, confiabilidade e generosidade.
A indiscrição de um comunicador tem como conseqüência o rompimento de relações. As situações tensas devem ser abordadas com elegância e delicadeza e humildade.
A comunicação visa à divulgação, mas deve ser pensada e cercada de responsabilidade, para estimular e encorajar, além da intenção de que seja efetiva e mediática. As mensagens são comunicativas quando interessam aos outros.
A mensagem comunicada deve pautar por transmitir valores positivos, alentadores, transformadores da realidade, tornando-a mais edificativa, aprazível e positiva. A influência requer mais intuição do que intelecto. A comunicação se torna tão mais efetiva, quanto maior for a afinidade entre o comunicador e o comunicado.
Uma comunicação qualquer é construtiva quando afirma o que há de bom; tem conexão com os desejos fundamentais das pessoas; interessa aos outros; é resultado da escuta de aspirações; deixa aos comunicados um pouco melhor; é amistosa, empática, compartilhadora; tem motivos nobres; exalta o que é bom e; acrescente algo valioso.
Um Texto, uma fala, uma palestra, qualquer tipo de mensagem, encontra receptividade quando importa para os outros ou é capaz de influenciá-los a sentir interesse por tal informação. Na razão direta de que tal manifestação tenha significado. Pois o fundamento da aprendizagem está na concepção: “O que tal conteúdo significa na solução dos meus problemas?” Não existem trocas neutras, cada parte, o comunicador, ou o comunicado, querem saber o que a mensagem vai lhe acrescentar ao seu cabedal, ao seu acervo. As pessoas esperam que nas suas interações algo venha contribuir para melhorar o seu status quo.
Evitar discussões; afirmações de que alguém está errado; demonstrações de superioridade. Mas, sempre admitir enfática e rapidamente os próprios erros; começar sempre de modo amistoso, gentil e bondoso; procurar afinidades; ter cuidado de como lidar com a origem do sucesso pessoal, sendo reconhecido e grato quanto às reais causas; envolver com empatia; apelar para motivos nobres; compartilhar a sua senda de avanços e êxitos; lançar desafios; se dermos boa reputação aos outros eles se esforçarão para mantê-la.
Antes de falar, escrever, opinar, posicionar-se, e de qualquer forma de expressão, pensar, refletir, ponderar e avaliar o impacto da manifestação e só depois de exaustivamente feita a análise exteriorizar o conteúdo.

“Quão sábia e prudente é a reflexão de uma mente pura e isenta. (EM).”

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