segunda-feira, 8 de setembro de 2014

P I B

PIB
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

O PRODUTO INTERNO BRUTO-PIB é formado pela soma, em valores monetários,  de todos os bens e serviços finais produzidos em uma região, geralmente um país, durante um período determinado, como   indicador macroeconômico, para quantificar a atividade econômica de uma região. Exclui-se do PIB  os bens de consumo  intermediário. A matéria-prima usada na fabricação não é computada. 
PIB é uma conta que integra o Sistema de Contabilidade Nacional e visa a medir o valor monetário de todos os bens e serviços finais produzidos internamente em um país num determinado período de tempo. A medição do PIB serve para avaliar o desempenho econômico de uma sociedade. Através dessa medida são feitas comparações com outros países e também comparações do mesmo país em períodos diferentes.
A verificação de crescimento significa que o país como um todo ficou mais rico. O fato de o país ter tido um crescimento econômico não significa que ele teve  desenvolvimento social.

No Brasil os dados para o cálculo do PIB, são levantados e fornecidos ao Banco Central através do IBGE, que os recebe de fontes primárias; utilizando parâmetros científicos e uma metodologia internacionalmente praticada.

Variáveis do PIB:
*O consumo aumentando eleva o PIB;
*O Consumo depende dos salários e dos juros. Com salários altos e juros baixos, ocorre aumento do consumo e elevação do PIB;
*Os investimentos das empresas em equipamentos, expansão de atividades, contratação de trabalhadores e com juros baixos geram aumento do PIB;
*Os dispêndios governamentais, com a execução de obras, contratação de pessoal, aquisição de materiais de construção incrementam o PIB:
*As exportações geram entrada de dinheiro no país, que é aplicado em investimentos e consumo, fomentando o crescimento do PIB;
Fórmulas e Conceitos:
*Fórmula de cálculo do PIB
PIB=C+I+G+X-M

C representa o consumo privado
I é a totalidade de investimentos realizada no período
G equivale aos gastos do governo
X é o volume de exportações
M é o volume de importações

*PIB nominal: calculado a preços correntes, no ano em que o produto foi produzido e comercializado.
*PIB real: calculado a preços constantes, no ano-base eliminando o efeito da inflação. Com o uso de um deflator, um índice de preços que isola o crescimento real do produto daquele que se deu artificialmente devido ao aumento dos preços da economia.
O deflator do PIB é calculado pela divisão do PIB nominal pelo PIB real multiplicados por cem.
*O PRODUTO INTERNO BRUTO menos as depreciações do capital, resulta no PRODUTO INTERNO LÍQUIDO – PIL.
*O PIB é calculado a partir das aplicações efetuadas pelos diversos agentes econômicos em bens e serviços para utilização final, que não vão servir de consumos intermédios na produção de outros bens e serviços. O PIB corresponde à despesa interna ou procura interna, que inclui a despesa das famílias em bens de consumo, o consumo privado: C; a despesa do Estado em bens de consumo, consumo público: G; a despesa das empresas em investimento: I. As exportações: X.
*PRODUTO NACIONAL BRUTO – PNL, é ge3rado pelo PIB mais  entradas e saídas de capital, recebidos do exterior e enviados ao exterior. Fórmula: PNB=PIB-RLEE.
*Renda Per Capita: é calculada pela divisão do PIB pelo total da população do país, com a seguinte fórmula: PIBpc=PIN/N.
Para avaliar a distribuição de renda e a qualidade de vida, utiliza-se O Índice de Desenvolvimento Humano.
Principais Setores responsáveis pela produção do país:
Indústria: Extrativa Mineral, Transformação, Serviços Industriais de Utilidade Pública e Construção Civil;
      Agropecuária: Agricultura, Extrativa Vegetal e Pecuária;
      Serviços: Comércio, Transporte, Comunicação, Serviços da Administração Pública e outros serviços.
 Produção Econômica: É constituída por um bem econômico e todas as operações que lhe agreguem valor como: Armazenamento, Propaganda, Tributos, Transporte e Produção.
IMPACTOS PARA A ECONOMIA E PARA A SOCIEDADE:
*Quanto maior o PIB, maior a quantidade de empregos, o giro de mercadoria e a variedade de produtos;
*Quanto maior a produção, mais fácil de distribuir essa riqueza;
*A renda circulando todos são beneficiados.
      *PIB como medida de bem-estar, faz com que os seus benefícios atinjam proporcionalmente os mais pobres. O crescimento dos mais pobres está associado à  queda da desigualdade.
ÍNDICES DE INFLAÇÃO: O Cálculo da taxa da inflação é realizado com base nos índices abaixo:
*O deflator do PIB mede o preço médio de todos os bens finais produzido internamente, sendo o preço de cada um implicitamente ponderado pelo seu peso, em termos de quantidades transacionadas no ano corrente.
*O deflator do consumo privado abrange apenas os preços de bens e serviços produzidos internamente ou importados, cuja despesa de aquisição é classificada como consumo do setor privado.
*O índice de preços no consumidor é um índice de Laspeyres, que mede o preço médio de bens e serviços produzidos internamente ou importados, adquiridos por um “consumidor médio”, sendo o preço de cada um ponderado pelo seu peso, em termos de quantidades transacionadas no ano base.
 *O deflator implícito do PIB é calculado dividindo-se o PIB Nominal pelo PIB Real.
RANKING INTERNACIONAL DO PIB:
Primeiro colocado Estados Unidos da América;
Sétimo colocado Brasil.

“Todo o agora, teve um antes e terá um depois e isto é implacável. O futuro, logo que chega é presente e em seguida já é passado. Portanto...(EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário