sexta-feira, 22 de agosto de 2014

QUALIDADES

QUALIDADES
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
*Inteligência, carisma, flexibilidade, adaptação e despertar nos colegas de trabalho o desejo de colaboração espontânea. Desenvolvendo e treinando as suas habilidades colaborativas.
*O sucesso está intimamente ligado  com o equilíbrio entre as metas de uma organização e as metas dos seus funcionários, como profissionais e pessoas.
*Para o alcance de resultado é indispensável o domínio das ferramentas disponíveis, a compreensão das tarefas, das metas, da exigência de desempenho e dos problemas intervenientes.
*A performance individual em uma ação de equipe melhora o desempenho da performance da equipe e vice-versa; onde cada membro tem consciência das atribuições dos demais, oferecem cobertura aos colegas, constroem metas, comunicam-se com eficiência, tomam decisões, resolvem conflitos e adaptam à mudança e as novas idéias.
*Precisamos ter uma visão realista dos nossos limites e qualidades, evitar euforias, reconhecer a competência alheia, mas assumir sozinho as nossas responsabilidades.
*O poder de persuasão ou a capacidade de convencimento, é exercido com maior eficácia quando o agente tem e aplica corretamente o conhecimento de biologia, psicologia e neurociência, reunidas em um modelo de influência que contenha simplicidade, percepção do interesse alheio, confiança e empatia. Que derrube os mecanismos de vigilância do cérebro dos outros, para podermos apresentar nossas idéias enfrentando menor resistência. Argumentando de tal forma que pareça estar em acordo com a opinião dos que devem ser persuadidos. A influência tem a sua eficácia mais concretizada quando houver entre as partes uma conotação de humor.
*A influência social acontece nas seguintes circunstâncias: Reciprocidade: As pessoas se sentem obrigadas moralmente a retribuir favores; Afetividade: As pessoas costumam dizer sim para aqueles que elas gostam; Escassez: As pessoas valorizam mais as coisas que existem ou estão em pequenas quantidades; Evidência Social: As pessoas tomam os outros como exemplo ou modelo, quando não tem certeza do que fazer: Autoridade: As pessoas valorizam a opinião dos especialistas e dos que estão em posições de poder e comando; Comprometimento e Consistência: As pessoas gostam de cumprir as suas promessas e de terminar o que começam.
*A confiança é o melhor caminho para à verdade em situações de ambigüidade, quando não se tem o controle de todas as variáveis do problema.
*A empatia é um poderoso fator de convencimento, quando dois interlocutores tecem argumentos, com o pressuposto de que cada parte aceite o que a outra propõe. Deixar-se convencer tem relação direta com a existência de afeição das pessoas, mesmo que isto seja superficial.
*Precisamos usar as palavras certas, para as diferentes pessoas, em cada circunstância específica. Os sistemas de valores das pessoas são diferentes e os estilos de comunicação são diversos. O estilo de pensamento pode ser o lógico, que visa ganho pessoal; experimental, com interesse em novas experiências; estruturado, calcado no fator segurança e; sensível, com a conotação afetiva. O pensamento lógico exige argumentos com dados e fatos.
*O carisma, do grego “dom, favor divino”,  é uma atribuição  de qualidade atribuída a um líder, pelos seus liderados, na forma de um processo coletivo de admiração, em função da demonstração pelo agraciado com a referência, da capacidade de  superação de obstáculos. Porque como líder eficaz: reflete, representa e realiza. Sabermos como os outros nos enxergam tem muita importância para o nosso ânimo de ação. Se nossa visibilidade é de sucesso, mais facilmente atingiremos as nossas metas, por uma questão de interferência psicológica em nossa mente.
*Para construirmos uma qualidade de liderança impactante, não devemos ser imitadores, minimizadores dos nossos erros e transformar o “eu” em “nós”.  Só melhoramos algo que está ao nosso controle, no nosso convívio; quando nós chegarmos ao estagio de nos conhecer e entender a nós mesmos, o nosso interior subjetivo. Primando por ação com propósito, com valores, com razão, consciência, bons relacionamentos e autodisciplina. Precisamos fazer uma viagem de reflexão, sabedoria e aprendizado ao redor dos nós mesmo. Uma introspecção.
*Edificar uma liderança que consiga evitar o declínio organizacional, consiga imprimir a longevidade da organização, implemente mudanças, flexibilize os procedimentos e adapte-se oportunamente a cada momento segundo exigem as circunstâncias, reciclando estrategicamente e mantendo o empreendimento consentâneo com a demanda.
*Uma pessoa otimista, flexível e adaptável supera as dificuldades, os obstáculos e os impasses com maestria; consciente de que em todas as situações, quem decide deve valer-se de critérios embasados em custo-risco-benefício. Avaliar sempre o resultado final o impacto determinado pela decisão.
*Existem em cada pessoa habilidades e competências originais; todavia a maioria dos dons e talentos pessoais, como é o caso da inteligência e outros aprendizados,  devem ser desenvolvidos, para que um profissional do mercado seja considerado, efetivamente apto, competente, capaz e criativo.
*Em novos tempos, novas organizações, novos líderes, novas metodologias e tecnologias, como imperativo de atualidade, em plena sociedade do conhecimento. Destacando-se que a competência é o conhecimento aplicado, disto surge a visão para fixar metas, mobilizar e incentivar ações planejadas e esperadas. Trazendo antagônicos para a sinergia, cooperação e produção dos resultados institucionais.
*Precisamos ajudar às pessoas a identificaram as suas necessidades e conduzí-las à satisfação; dando-lhes a sensação de que os seus fardos e preocupações são mais leves e superáveis; sublinhando os seus talentos, know how, habilidades, competências, características e conhecimentos.
*Gerenciar é coordenar e integrar recursos, com planejamento, organização, direção e controle, com a finalidade de atingir objetivos específicos. O gerente deve ter como qualidades: capacidade de influenciar comportamentos para que seja feito o que é desejado, conciliar os objetivos institucionais com as expectativas dos seus subordinados, ter capacidade de escolher e optar, usar empatia, ter controle das emoções e situações, capacidade de pensar na frente, reciprocidade social, coerência, validação social, autoridade natural, capacidade de persuasão e para fazer acontecer, humor, comunicação apoiadora e merecimento de confiança.

“Só conseguiremos ser persuasivos, se aprendermos que devemos iniciar pela abertura da porta da receptividade nas pessoas, das nossas relações afetivas, sociais e profissionais. (EM).”















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