sexta-feira, 1 de agosto de 2014

PENSAMENTO



PENSAMENTO
E-mail: ernnidiomigliorini@gmail.com
Conceito e Resultantes: Pensamento é a faculdade de produzir idéias para as quais a atividade psíquica elabora fenômenos de cognição, imaginação e planejamento. O Ato de pensar indica avaliação de algo real. Fluxo de idéias, símbolos e associações, como manifestação da mente. Diz respeito a tudo o que acontece com a pessoa, para que possa imediatamente: entender, querer, imaginar e sentir.
O pensamento traz situações à existência como produto da mente; mediante atividades racionais do intelecto ou por abstrações da imaginação. Executando síntese, comparação,  generalização e  abstração. O pensamento é refletido na linguagem e a determina; para que a linguagem transmita os conceitos, juízos e  raciocínios do pensamento.
O pensamento pode ser dedutivo (que vai do geral a particular), indutivo (vai do particular ao geral), analítico (a separação do todo em partes identificadas ou categorizadas), sistêmico (visão complexa de múltiplos elementos e as suas diversas inter-relações) e crítico (avalia o conhecimento).
No processo de pensamento, há correntes mentais, associação, interdependência e influenciação. Com imagens visuais, auditivas, táteis, olfativas, gustativas e outras.
O Pensamento e a Linguagem:
A linguagem influencia o pensamento, a percepção e a lembrança. O pensamento afeta a linguagem, que por sua vez afeta o pensamento.
Linguagem: A linguagem compreende  símbolos com os seus significados e regras  para gerar  infinitas mensagens. A linguagem  contribui para a construção do pensamento, sendo  constituída por vários elementos que operando à medida que o indivíduo amadurece. A linguagem se expressa através da fala, da escrita, da mímica ou gestual, do comportamento, do procedimento, do discurso como postura filosófica e o modo como o indivíduo combina o seu pensamento com a sua linguagem.
Estrutura da linguagem:
Fonemas: conjunto de sons básicos. Com maior quantidade de fonemas consoantes do que os fonemas vogais.
Morfema: a menor unidade da linguagem que contém um significado. Os morfemas incluem prefixos e sufixos como pré, des, in.
Semântica: é o conjunto de regras para extrair um significado de morfemas, palavras e frases.
Sintaxe: refere-se às regras para ordenar palavras em frases.
Estrutura do Pensamento:
A estrutura do pensamento relaciona-se à organização dos elementos que compõem e sustentam o modo de ser da pessoa. Esta organização é móvel, fluida, acompanha os movimentos da vida, as necessidades dos contextos vividos pela pessoa; mantém algumas de suas ordenações, altera outras; pode aumentar ou diminuir o peso de cada um dos elementos que a constituem; é alterada pelas decisões ou ações da própria pessoa,   pode ser impactada por decisões ou ações de terceiros, por modificações circunstanciais, por relações estabelecidas e outros fatores. Na estrutura do pensamento, caso tenha um de seus elementos modificado, esta modificação poderá implicar na movimentação de toda a estrutura. Portanto, esta estrutura é fundamental, flexível, mutável e passível de plasticidade.
A estrutura do pensamento é constituída, basicamente como segue:

1. Como o mundo parece;
2. O que acha de si mesmo;
3. Sensorial & Abstrato;
4. Emoções;
5. Pré-Juízos; 
6. Termos agendados no intelecto; 
7. Termos: Universal, particular e singular;
8. Termos: Unívoco e equívoco;
9. Discurso: completo e incompleto;
10. Estruturação de raciocínio;
11. Busca;
12. Paixões Dominantes;
13. Comportamento e Função;
14. Espacialidade: Inversão, recíproca de inversão, deslocamento longo e deslocamento curto;
15. Semiose;
16. Significado;
17. Armadilha conceitual;
18. Axiologia;
19. Tópico de singularidade existencial;
20. Epistemologia;
21. Expressividade;
22. Papel Existencial;
23. Ação;
24. Hipótese;
25. Experimentação;
26. Princípios de verdade;
27. Análise da estrutura;
28. Interseções de estruturas de pensamento;
29. Matemática simbólica;
30. Autogenia.

A Estrutura do Pensamento é tudo aquilo que está em no indivíduo.


Interpretação de Texto
Texto: É um conjunto de idéias organizadas e relacionadas entre si, formando um todo significativo capaz de produzir interação comunicativa com a capacidade de codificar e decodificar.
Contexto: É uma interligação, onde um texto é constituído por diversas frases  cada uma com certa informação que a faz ligar-se com a anterior e/ou com a posterior, criando condições para a estruturação do conteúdo a ser transmitido.
Intertexto:  Compreende as referências diretas ou indiretas a outros autores através de citações. 
A interpretação de um texto objetiva a identificação da sua idéia principal. A partir daí, a localização das idéias secundárias, ou fundamentações, as argumentações, ou explicações, que levem ao esclarecimento de questões.   
Técnicas para a interpretação de textos:
1-Ler todo o texto, visando ter uma visão geral do assunto;
2-Se encontrar palavras desconhecidas, não interromper a leitura;
3-Ler profundamente o texto, pelo menos duas vezes;
4-Inferir;
5-Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
6-Não permitir que prevaleçam as idéias pessoais do leitor, sobre as do autor;
7-Fragmentar o texto para melhor compreensão;
8-Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
9-Perceber as idéias que o autor defende.
“Não devemos acreditar em tudo o que ouvimos e nem gastar tudo o que temos. (EM).”

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