terça-feira, 1 de julho de 2014

SLOW FOOD, SLOW EUROPE

SLOW FOOD, SLOW EUROPE
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

É um movimento crescente na Europa que defende a qualidade de vida, baseada em fazer as coisas com mais calma. Incluindo as refeições. Propaga-se na Itália, na França e está ganhando espaço e adeptos mundialmente. A Slow Food International Association tem como símbolo é um caracol. Isto está desencadeando um movimento mais amplo: o Slow Europe.
O movimento Slow Food preconiza que se utilize menos celeridade e mais tempo para as refeições, saboreando os alimentos; se conviva mais com a família e amizades, trocando a pressa por qualidade, em todos os procedimentos pessoais, sociais e profissionais. O “ser” vai ganhando ênfase sobre o “ter”.
Está comprovado, que mesmo com jornadas semanais com menos horas de trabalho, aumentou a produtividade, atingindo percentuais significativos de até 20 %. Porque se trabalha com mais tranqüilidade, maior concentração, atentando para os detalhes, primando pela qualidade. Gerando um tempo livre para retomar os valores humanos, familiares, sociais, religiosos e culturais, cotidianos, prazerosos e simples. Quem faz com tempo suficiente e prazer faz melhor aquilo que tem que fazer.
Está tomando corpo a idéia de flexibilização inteligente dos procedimentos laborativos e produtivos. Menos pressão, mais tempo livre, tarefas executadas à distância, empatia ao tratar com os subordinados empregados.

Correr atrás do tempo, reclamar da demora em que algo passe, a ansiosidade, de nada resolve; vive-se apenas o presente, o passado já foi e o futuro ainda não chegou. A sabedoria está em utilizar com proveito o tempo disponível. Somos eternos aprendizes, precisamos aprender, desaprender e reaprender continuamente, fazendo a catarse oportuna e tempestivamente.
Existem atualmente no mundo vários exemplos de práticas eficazes em relação ao emprego do tempo. Na Suécia, o país cujo povo tem cultura coletiva, onde estão instaladas empresas de abrangência multinacionais como a VOLVO, SCANIA, ERICSSON, ELECTROLUX, ABB,
NOKIA, NOBEL BIOCARE, a tônica é esperar a maturação da idéia para colocá-la em prática, sem apressamentos e preocupantes temporais e com a minimização das perdas por não agir com ansiedade. O grau de acerto e eficácia dos projetos suecos é elevadíssimo, principalmente, em função da sabedoria do uso adequado do tempo de maturação de cada projeto.
O mundo está vivendo uma conscientização coletiva, da necessidade do retorno do humanismo, da simplicidade, dos valores familiares e espirituais e da moderação do racionalismo excessivo.
“Cada coisa ao seu tempo e para cada tempo a sua conveniência. (EM).  













Nenhum comentário:

Postar um comentário