segunda-feira, 14 de julho de 2014

COMPARAÇÃO


COMPARAÇÃO

A comparação é uma figura de linguagem que analisando dois ou mais elementos entre si, estabelece analogia e realça as diferenças entre os elementos focados. Usada para demonstrar qualidades ou ações de elementos. A relação entre esses elementos pode formar uma comparação simples ou uma comparação por símile.
A comparação é feita por meio de um conectivo e busca realçar determinada qualidade do elemento. É utilizada para comparar dois elementos que não pertencem à mesma categoria, dependendo do contexto.
A comparação tem algumas semelhanças com a metáfora, ambas são figuras de linguagem, que configuram analogia.



A metáfora é uma figura de linguagem que indica duas características semânticas comuns entre dois conceitos ou idéias. A metáfora é importante na comunicação. Durante a conversa a metáfora é inevitável. A comparação é semelhante à metáfora, e é usada para confrontar características ou ações de alguns elementos.
Pela comparação é que algo ou alguém se torna maior ou menor, mais ou menos, melhor ou pior. A comparação é que faz a  diferenciação entre dois elementos. A diversidade seria algo totalmente natural sem comparações. Se não houvesse a comparação as diferenças elementais não seriam relevadas. Daí, conclue-se que no fundo, tudo é apenas uma questão de convenção no universo das pessoas e das coisas, um procedimento dispensável, que não acrescenta nada.
A comparação é determinante de várias causas, muitas de efeito negativo. Como é o caso da inveja, que dá a impressão a aquele que a sente, de incapacidade, pois o outro tem uma parte que ele não tem. Além de outros sentimentos e sensações gerados meramente pelo processo de comparar.

“Nem sempre a justa medida coincide com a nossa concepção a respeito do que é moral. (EM)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário