sábado, 5 de julho de 2014

EDUCAÇÃO E ENSINO

EDUCAÇÃO E ENSINO
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com


Educação e ensino são conceituações diferentes, mas inseparáveis finalisticamente.
A educação é um processo de socialização e aprendizagem para o desenvolvimento intelectual e ético do ser cognocente.

Quando este processo de socialização e aprendizagem ocorre na formalidade escolar, acontece o ensino, a cognição. Envolvendo currículos, professores, alunos, metodologia e tecnologia, resultando em aquisição de conhecimento, gerando o desenvolvimento pessoal do educando.

A Lei Federal 9.394, Lei e Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), disciplina os conceitos educação e ensino.
Diferença entre ENSINO e EDUCAÇÃO. O ensino é instrução, se dirige ao intelecto e o enriquece. A educação visa aos sentimentos e os põe sob o controle da vontade. Ensino é o mero transmitir de conhecimento; enquanto Educação é a transmissão dos valores necessários ao convívio, manutenção e desenvolvimento da sociedade como um todo; destinados a fazê-la funcionar como um único corpo orgânico. Nem todo aquele que recebe ensino fica educado. Educação e ensino não são a mesma coisa. A Educação é constituída pelo ensino, o conhecimento e pelos valores sociais.
            No Brasil, o governo gere, na verdade, um SISTEMA DE ENSINO. Não fornece EDUCAÇÃO; mas sim ENSINO.
           
Educação compreende os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado na sociedade e nos grupos constitutivos desta, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.
Como processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Coincide com os conceitos de socialização e endoculturação. No espaço escolar formal ocorre a Educação Tecnológica e a   o relacionada Educação Científica, com compartilhamento de informação à Ciência. A educação acontece também na informalidade, no cotidiano do cidadão.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a educação no Brasil se divide em:
A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Etimologicamente o termo ensino tem origem no verbo insignare, que significa “transmitir conhecimento”; enquanto educação vem da raiz educatio, que denota o “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança”, que abarca uma visão mais integral do aprendizado.
“O indivíduo passa toda a sua existência vivenciando aprendizagem aplicando conhecimento. (EM).”



Nenhum comentário:

Postar um comentário