domingo, 1 de setembro de 2013

PIMENTA

PIMENTA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

A pimenta contém vários medicamentos naturais: analgésico, anti-inflamatório, xarope e vitaminas, comprovados pela ciência.
A pimenta e o seu consumo é essencial para quem tem enxaqueca.
As substâncias da pimenta provocam a liberação de endorfinas - verdadeiras morfinas internas, analgésicos naturais extremamente potentes que o cérebro fabrica.  Um mecanismo pela ingestão de um alimento apimentado, a capsaicina ou a piperina ativa receptores sensíveis na língua e na boca.  Esses receptores transmitem ao cérebro uma mensagem primitiva e genérica, de que a  boca estaria pegando fogo.  Tal informação gera, imediatamente, uma resposta do cérebro no sentido de salvação desse fogo: o individuo começa a salivar, sua face transpira e seu nariz fica úmido, tudo isso no intuito de refrescá-lo.  O Cérebro inicia, de pronto, a fabricação de endorfinas, que permanecem  tempo no  organismo, provocando uma sensação de bem-estar, uma euforia, de consciência muito agradável.
Quanto mais ardida a pimenta, mais endorfina é produzida,  melhorando a digestão, estimulando as secreções do estômago.  Possue efeito anti-flatulência.  Estimula a circulação no estômago, favorecendo a cicatrização de úlceras. Estudos demonstram a potente ação antienvelhecimento.  Além dos princípios ativos capsaicina e piperina, o condimento é rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. 
É usada como matéria-prima para vários remédios que aliviam dores musculares e reumatismo, desordens gastrintestinais e na prevenção de arteriosclerose.  
                 DOENÇAS QUE A PIMENTA CURA E PREVINE
 Baixa imunidade.
Câncer de próstata e pâncreas.
Enxaqueca.
Feridas abertas.
 Gripes e resfriados.
 Hemorróidas.
Infecções.
Males do coração.
      Obesidade.
      Pressão alta.
“A sutileza é uma das marcas de uma pessoa que tem classe. Quem não é, não fica, a despeito das faculdades que freqüentou. (EM).”


Nenhum comentário:

Postar um comentário