sábado, 28 de setembro de 2013

CONDIÇÃO E SANSAÇÃO

CONDIÇÃO E SENSAÇÃO
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
ETIMOLOGIA:
Deus: Brilhante
Céu: Brilhante
Paraíso: Jardim cercado.
HERMENEUTICA TEOLÓGICA:
Quando na Bíblia constam termos como Céu, Jardim no Éden, Nova Jerusalém, Reino de Deus; trata-se de uma condição, uma sensação, não um local físico determinado.
A presença da Divindade ou de uma situação de perfeição gera uma condição e a sensação de algo paradisíaco, no local em que isto ocorrer.
TEXTOS BÍBLICOS:
João 4:24->Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".
Lucas 24:39->Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho".
I Timóteo 1:17->Ao Rei eterno, o Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.
João 8:21,23->Mais uma vez, Jesus lhes disse: "Eu vou embora, e vocês procurarão por mim, e morrerão em seus pecados. Para onde vou, vocês não podem ir".
Mas ele continuou: "Vocês são daqui de baixo; eu sou lá de cima. Vocês são deste mundo; eu não sou deste mundo.
Salmo 115:16->Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra, ele a confiou ao homem.
Eclesiastes 5:2->Não seja precipitado de lábios,nem apressado de coração para fazer promessas diante de Deus.Deus está nos céus,e você está na terra,por isso, fale pouco.
Isaias 66:1-> Assim diz o Senhor: "O céu é o meu trono; e a terra, o estrado dos meus pés.Que espécie de casa vocês me edificarão?É este o meu lugar de descanso?
Atos 7:48-50->"Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por homens. Como diz o profeta:
O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor,Ou qual é o lugar do meu repouso?
Porventura não fez a minha mão todas estas coisas?
I Reis 8:27->"Mas será possível que Deus habite na terra? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te. Muito menos este templo que construí!
II Crônicas 2:6-> Mas quem é capaz de construir um templo para ele, visto que os céus não podem contê-lo, nem mesmo os mais altos céus? Quem sou eu, então, para lhe construir um templo, a não ser como um lugar para queimar sacrifícios perante ele?
Atos 17:24-> "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra e não habita em santuários feitos por mãos humanas.
II Crônicas 6:18->"Mas será possível que Deus habite na terra com os homens? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te. Muito menos este templo que construí!
João 3:13->Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem.
Lucas 17:20, 21->Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem de modo visível, Nem dirão ei-lo aqui! Ou Ei-lo ali!, pois o Reino de Deus está dentro de vós.
I Coríntios 4:20->Pois o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.
Atos 7:33->E disse-lhe o Senhor: Tira as alparcas dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa.
Êxodo 3:5->Então disse Deus: "Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa".
Romanos 11:16->Se é santa a parte da massa que é oferecida como primeiros frutos, toda a massa também o é; se a raiz é santa, os ramos também o serão.
Mateus 23:19->Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?
Apocalipse 21:2,10,11,23->Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.
Ele me levou no Espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus.
Ela resplandecia com a glória de Deus, e o seu brilho era como o de uma jóia muito preciosa, como jaspe, clara como cristal.
A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia.
Jó 38:4->Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se é que você sabe tanto.
Isaias 65:17->Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembranças  das coisas passadas nem mais se recordarão.
INFORMAÇÕES CONTIDAS NOS TEXTOS BÍBLICOS CITADOS: Em ordem cronológica consta:
*DEUS é um espírito;
*Um espírito não tem carne nem ossos, não tem corpo. Por isto não ocupa espaço; pode estar em todo e espaço cósmico, sem ter que se deslocar. A sua comunicação é telepática, não idiomática; porque idioma é imperfeição, tem limitação, não une, não integra, separa;
*Deus é único, imortal e invisível. Só pode ser visto quando se manifestar com um corpo;
*Deus afirma que céu e para morada de espíritos e que Terra é morada para homens e animais. Jesus disse que os humanos não são compatíveis com o espaço celeste. O Céu, que etimologicamente significa brilhante não é um local fixo, compreende todo o espaço cósmico equivalente ao Universo e muito além;
*Deus não habita em ambientes materiais, como templos e similares, feitos por humanos criados, limitados e despojados de senhorio;
*Nenhum humano, pelo fato de ter corpo e se constituir em matéria, já subiu ao céu e nem subirá, em momento algum;
*O Reino de Deus não é um local, algo visível, é uma condição e uma sensação; não se pode afirmar é aqui ou ali. Consiste principalmente em poder de Deus que é o Senhor de Tudo:
*Onde a Divindade se manifestar será santo, terá uma condição e sensação santa, isto é separada;
*O Altar é que santifica a oferta; como a manifestação da Divindade é que santifica o espaço;
*A Nova Jerusalém não é um local físico, mas, uma condição gerada pela atenção Divina em momentos propícios, dando um sensação paradisíaca de plenitude, paz e perfeição inigualáveis;
*Todos os astros estão no espaço, nenhum está ligado ao outro, simplesmente suspensos e inter relacionados; nenhum está estacionado num local específico, todos em movimento e transformações constantes; criados, mantidos e movidos a energia, sem colisões.
CONCLUSÕES:
Salvo, ocorram prodígios transcendentais, conclue-se que seres espirituais, não tendo corpo físico, não ocupam espaço e como tal, não residem em locais fixos. Portanto o céu é apenas uma condição, que pela sua perfeição, gera uma sensação paradisíaca. A sua dimensão é todo o espaço; o que o referencia é a presença da Divindade. No espaço não existe em cima ou em baixo, existe apenas espaço infinito. O céu não é um espaço delimitado e fixo.
Quando a Bíblia faz referência à Nova Jerusalém, não se reporta a um local fixo sobre a Terra, mas a uma condição gerada pela presença da  Divindade, que produz sobre a humanidade uma sensação paradisíaca.
O ser humano nunca estará fora da Terra, apenas estará elevado durante o Milênio, que não é mil anos literais, mas uma simbologia etimológica que significa “repetir, repetir...”, para que possa ser purificado, para receber novo corpo e ingressar na Nova Terra, na condição de: justo, puro, santo, imortalizado, verdadeiro e perfeito.
O ser humano na Nova Terra não vai, está. Nos sábados, luas novas e festa dos tabernáculos, a presença da Divindade é que vai gerar a condição para estes eventos e a sua sensação paradisíaca para a humanidade.
O Jardim no Éden é uma prefiguração do acontecerá na Nova Terra; quando também havia comunicação da Divindade com o homem que fora criado, à imagem e semelhança de Jesus, o Filho do Homem, através do qual Deus se manifestou, no inicio do tempo do fim.
“Muito mais há que ser revelado; pois os tempos se configuram para a instantaneidade. (EM).”
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário