segunda-feira, 5 de agosto de 2013

MOFO, ÁCAROS E FUNGOS

MOFO, ÁCAROS e FUNGOS
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

MOFO: É um vegetal microscópico que se encontra no ar e prolifera quando encontra três fatores: umidade, sombra e calor, principalmente em cantos, atrás de cortinas e armários. Manter o ambiente ventilado e combatê-lo usando água sanitária, na porção 1:8, sendo 8 de água e 1 de água sanitária ou detergente especifico.
As manchas de mofo nas roupas são tiradas, passando uma escova com vinagre, deixando 15 minutos e depois colocando água quente, após ter secado lavar com água.
Todos os ambientes e cômodos devem ser mantidos secos e ventilados e tanto quanto possível com exposição ao sol.
No banheiro esfregar limão no azulejo e depois enxaguar com água. Nas cortinas do Box, misturar em um balde 1 litro de água com quatro colheres de sal e deixá-las de molho até as manchas sumirem, depois, lavar com água.
Nos Guarda-roupas e armários, retirar as roupas e borrifar vinagre branco em todos os cantos e gavetas, passar um pano úmido e deixar secar com as portas abertas. Repetir este processo mensalmente. Antimofos descartáveis podem ser usados e trocados periodicamente. Pode ser usado giz dentro de um vasilhame aberto, colocando-o no sol, para reutilizá-lo.
Abrir os guarda-roupas, os armários e as gavetas semanalmente, deixando por horas para a circulação de ar.
Deixar as roupas expostas ao sol periodicamente.
Nunca guardar uma que acabou de ser usada, Deixar tomar um ar antes. Nunca, em guardar uma roupa úmida.
Os móveis devem ser mantidos  afastados, no mínimo 5 cm.  das paredes.
O mofo é um fungo que pode provocar alergia, infecção, rinite, bronquite e sinusite.
Em pessoas alérgicas, o fungo e a poeira desencadeiam essas reações. Os agentes entram pelas vias aéreas respiratórias, o nariz e a boca quando o ar é inalado, acabam desenvolvendo doenças.
A primeira atitude do organismo é expulsar os invasores. Se a barreira da pele e das mucosas não funcionar, os anticorpos e as células entram em ação. A pessoa com alergia costuma tossir, espirrar ou ter coriza. Se o corpo não conseguir eliminar esses agentes, o pulmão pode ser atacado.
Para roupas brancas, é recomendado lavá-las com água sanitária também usada nas paredes. As coloridas com suco de limão e as sintéticas, com leite. O uso de ventiladores, para circular o ar, e lâmpadas incandescentes,  reduzem a umidade. O vinagre é adequado para  limpar áreas.


ÁCARO: É a designação comum de algumas espécies de artrópodes da subclasse Acarina (=Acari), pertencentes à classe dos aracnídeos. Os ácaros do pó domiciliar são visíveis apenas ao microscópico e medem entre 200 e 500 micrômetros. Além dos ácaros terrestres, há os aquáticos, inclusive marinhos. São em  maioria predadores, e há os fitófagos, detritífagos e os parasitas. Na subclasse Acarina  os carrapatos ou carraças.
Os ácaros parasitas do homem, atingem os folículos pilosos e glândulas sebáceas, provocam a formação de cravos e parasitas cutâneos, causadores da sarna humana, a escabiose. formam túneis na epiderme e liberam secreções que provocam forte irritação. A deposição contínua de ovos nos túneis garante a perpetuação da infestação. O contato com áreas infestadas da pele pode transmitir o ácaro para outro hospedeiro.

Nas habitações os ácaros alimentam-se de partículas resultantes da descamação de pele humana e de animais. Os ácaros abundam nos colchões, mantas de , almofadas, tapetes, alcatifas, sofás e bonecos de pelúcia. Na Primavera e o Outono, os ácaros são os principais responsáveis por quadros de alergia respiratória.

Os excrementos dos ácaros e os ácaros mortos dispersam-se em poeira fina, sendo inalados provocam alergias.
As medidas preventivas de evicção para os ácaros domiciliares:
   .    arejamento diário dos quartos;
·        exposição ao ar e ao sol dos colchões, edredons e almofadas;
·        lavagem frequente dos colchões, edredons e almofadas;
·        aspiração regular e frequente dos colchões e tapetes com aspiradores munidos de filtros HEPA;
·        tratamento de colchões e tapetes com acaricidas;
·        utilização de coberturas antiácaros nos colchões, travesseiros, edredons e almofadas;
·        uso de xampu anti-pulgas e tosa em animais domésticos;
·        remoção de alcatifas (carpetes);
·        lavagem semanal dos bonecos de pelúcia;
·        manutenção de uma atmosfera seca no interior das habitações;
As características morfológicas dos ácaros variam entre os diferentes tipos de espécies, apresentam o corpo indiviso, apresentam gnatossoma e quatro pares de pernas quando atingem a fase adulta. Muitas espécies apresentam pilosidades com função táctil na superfície do corpo e colorações que variam entre tons de marrom, vermelho, alaranjado, preto, verde e combinações de várias cores. A maioria dos ácaros é ovípara e vivem aproximadamente cem dias.
Os ácaros domésticos causam diversas doenças alérgicas nos seres humanos. Eles sobrevivem bem em colchões, tapetes, almofadas, sofás, bonecos de pelúcia e roupas de camas e lugares úmidos.
            Parentes próximos das aranhas e carrapatos, os ácaros são organismos microscópicos, transparentes e com aparência de gelatina. Sua remoção é difícil, mesmo com o uso do aspirador de pó, pois agarram-se às fibras com unhas e pinças. O que provoca alergia nos seres humanos é a enzima Der P1, liberada em suas fezes.
ALERGIA:
O ser humano se encontra cercado por uma grande diversidade de agentes capazes de provocar patologias, contra as quais o  organismo pode se defender graças ao sistema que o protege de substâncias estranhas de maneira eficaz.
O sistema imunológico permite o reconhecimento dessas substâncias, monta uma resposta frente às estruturas ou agentes que lhe são estranhos, com a intenção de preservar a integridade do organismo. O sistema imunológico é constituído por uma grande diversidade de células e órgãos. Diversas substâncias são produzidas em resposta aos mencionados agentes agressores.
A alergia é uma resposta exagerada do  organismo quando este entra em contato com determinadas substâncias provenientes de fora, que produzem uma lesão nos tecidos ou uma enfermidade.
Os alergênicos são aquelas substâncias capazes de desencadear uma reação alérgica. classificados de acordo com a causa em:
Inalantes: Poeira doméstica, fungos, ácaros, pelos de animais, pólens. 
Digestivos: Alimentos trigo, ovos, cítricos, chocolate, pescado, soja, medicamentos penicilina, aspirina.
 
Infectantes: Parasitas, bactérias, vírus.
 
Injetáveis: Medicamentos, venenos por picadas de insetos.
 
Através de Contato: Cimento, cromo, níquel, cosméticos, látex.
Reação Alérgica: Todos estão expostos a muitos alergênicos, em uma pessoa não alérgica, a reação protetora que o organismo produz contra estas substancias é nula ou de baixa intensidade e permanece despercebida; enquanto em uma pessoa alérgica se desencadeará uma resposta exagerada cada vez que entre em contato com seu alergênico. Estas são as chamadas atópicas.
Quando uma substância estranha entra em contato com as células que compõem o sistema imunológico, inicia-se uma série de reações que culminam na formação de moléculas que, ao se unirem ao tal alergênico, destroem e o eliminam. Para não deixar os ácaros invadirem a cama usar capas antiácaros nos colchões e travesseiros.
Limpeza e ventilação,
colocar roupas de cama e travesseiros ao sol,
não usar vassouras ou espanadores que espalham a poeira fina, que fica em suspensão, para, depois, voltar a se depositar. Retirar do quarto: tapetes, carpetes, cortinas, almofadas, estantes com livros, bichos de pelúcia, bi camas, não permitir animais dentro do quarto; que deve ser bem claro e ventilado.  Com piso de madeira ou frio, as cortinas de tecido e lavá-las semanalmente. Ou, trocá-las por persianas.

FUNGOS:
Os fungos são classificados num reino separadodas plantasanimais e bactérias. Podem tornar-se notados, quando frutificam, seja como cogumelos ou como bolores. O mofo é um dos tipos de  fungos.
A palavra portuguesa fungo deriva do termo latino fungus (cogumelo) derivado do gregosphongos/σφογγος ("esponja"), que se refere às estruturas e morfologia macroscópicas dos cogumelos e bolores.

https://bits.wikimedia.org/static-1.22wmf12/skins/common/images/magnify-clip.png

Os micélios dos fungos podem tornar-se visíveis a olho nu, em paredes húmidas e comida deteriorada, vulgarmente chamados bolores.
Os fungos são considerados heterotróficos, organismos que dependem exclusivamente do carbono fixado por outros organismos para o seu metabolismo. Os fungos desenvolveram um grau elevado de versatilidade metabólica, o que lhes permite utilizar uma variedade de substratos orgânicos para o seu crescimento, incluindo compostos simples como nitratoamóniaacetato, ou etanol.

Alguns fungos podem causar doenças graves em humanos, várias delas fatais se não tratadas. Entre estas incluem-se aspergilosescandidíases,coccidioidomicosecriptococosehistoplasmosemicetomas, e paracoccidioidomicose. Também as pessoas com imunodeficiências são particularmente suscetíveis a doenças causadas por géneros como AspergillusCandidaCryptococcus,134 155 156 Histoplasma,157 e Pneumocystis.158 Outros fungos podem atacar os olhos, unhas, cabelo, e especialmente a pele, os chamados fungos dermatófitos e queratinófitos, causando infecções locais como dermatofitose e pé-de-atleta. Os esporos dos fungos são também uma causa de alergias, e fungos de diferentes grupos taxonómicos podem provocar reações alérgicas.
“O que está difícil  vai se tornar insuportável. Porque é necessário que assim aconteça. Pois, Deus só estabelece o segundo após esgotar o primeiro. Quando tudo for resgatado, novo tudo será e não haverá qualquer lembrança do que já passou. (EM).”






Um comentário: