sexta-feira, 30 de agosto de 2013

DISCERNIMENTO

DISCERNIMENTO
CONCEITO: Substantivo, masculino singular, que significa: ato, faculdade ou efeito de discernir; distinção, separação, escolha, juízo, penetração, sagacidade. O discernimento é essencial no processo para a tomada de decisões sábias. O homem prudente age com discernimento. É ter sabedoria para entender o significado de uma coisa, saber agir da melhor maneira, escolher o melhor caminho e tomar decisões corretas na vida. Saber separar, Avaliar bem. Destreza para entender algo com grande facilidade; perspicácia. Aptidão ou capacidade de entender certas circunstâncias; distinguir o certo do errado.
Habilidade para compreender algo com sensatez e clareza. Destreza para entender algo com grande facilidade; perspicácia.
Aptidão ou capacidade de entender certas circunstâncias; que consegue distinguir o certo do errado.
Habilidade para compreender algo com sensatez e clareza.
Destreza para entender algo com grande facilidade; perspicácia.
Aptidão ou capacidade de entender certas circunstâncias; e distinguir o certo do errado.



 SINÔNIMOS: Escolha, juízo, conhecimento, ciência, concepção,   consciência,   erudição,   estudo,   idéia,   informação,   instrução,   mestria,   noção,      prática,   relação,   saber,   critério,   raciocínio, sabedoria,     sensatez,   discrição,   circunspecção,   recato,   reserva,   entendimento. 
ANTÔNIMOS: Miopia, ignorância,   irreflexão,   imprudência,     inconseqüência,       imponderação.
O termo discernimento possui acepções e é empregado nas seguintes linhas de pensamento: psicologia, filosofia e espiritualidade. Dentro da psicologia o discernimento é entendido como sendo a percepção repentina uma nova relação dentro de uma vivência; mais especificamente em gestalt, o discernimento é o ponto determinante no curso de uma aprendizagem.
Discernimento espiritual é o processo de averiguação sobre a origem de dado impulso espiritual.
Dentro da conscienciologia o discernimento é analisado de maneira abrangente, considera-se a existencia de corpo na dimensão física. Neste âmbito o veículo de manifestação do discernimento  é mental, a consciência; o cérebro físico tem uma relação com o transcendental, O cérebro universal. Porque as pessoas neste estágio não morrem, o seus corpos sofrem uma reação química irreversível, mas as suas mentes estão apenas desativadas temporariamente.
A filosofia é a ciência que ajuda a ter discernimento.
Para conseguir compreender o transcendental é necessário compreender aquilo que nos rodeia e circunscreve.
O Discernimento é a faculdade que permite distinguir aquilo que é essencial daquilo que não tem importância. Ajuda a separar a realidade da ilusão. Ajuda a separar o que é duradouro do que é eterno. Diante da idéia imperante de avaliar as coisas segundo às suas aparências.
O discernimento alerta para o fato de que o mundo físico constata efeitos, mas não tem o domínio das causas, que são transcendentais.
O Discernimento pressupõe que a crítica construtiva deve ser sucedida da sugestão para solucionar o problema que critica, ou seja o modo de resolver a situação, fornecendo sugestões totalmente isentas de paixões e interesse próprio. Procurando o bem em tudo.
O Discernimento é um dom da própria consciência, uma inteligência que permite avaliar, julgar, compreender o contexto.
Distinguir entre o que é certo e o que é errado.
Intuir é diferente de discernir.
“Só nos convenceremos sobre determinada afirmação; quando vivenciamos a sua realidade e sabemos a sua efetiva concepção. (EM).”





Nenhum comentário:

Postar um comentário