terça-feira, 22 de março de 2011

TERAPIA DA ANSIEDADE


TERAPIA DA ANSIEDADE
Por Ernídio Migliorini

Ansiedade: É uma angústia que gera um medo  genérico, de causa não aparente, em relação ao futuro.
Ocasionando: inquietação, irritação, fadiga e manifestação física de: náuseas, tensão muscular, sudorese, distúrbios vasomotores, constrição física, diarréia, taquicardia, falta de ar, tonturas, cefaléias e alterações do sono.
Como conseqüência, o individuo é passível de pânico, isolamento, hipocondria, anorexia e depressão.
A angústia, é praticamente inerente, à existência do ser humano, no seu atual estágio de queda da perfeição.
Esta é a era das mudanças rápidas, das exigências cada vez mais crescentes, do elevado nível de consumo e competição, do modismo vestual, oral e procedimental; do sentimento de ameaça à tranqüilidade, da defasagem, da insatisfação, da escassez de tempo, espaço, ética, moral e respeito; da injustiça, diferenças sociais e econômicas; trânsito caótico e inviabilizando-se; violência galopante e da alienação da qualidade, dos valores e princípios.
O ser humano criou a tecnologia para o seu conforto e operosidade; todavia, ela tornou-se soberana e já não há como viver sem ela.
Uma perplexidade assalta e assombra a mente do ser humano; confundindo o seu psíquico; o medo torna-o cambaleante, escravo da sua própria criatividade e ambição de competir com Deus; como que, vendo-se amplificado e ilimitado inventivamente.
A saída da ansiedade, está na construção da serenidade individual.
Para a cura da ansiedade, emprega-se os recursos da medicina medicamental, da psicoterapia psicanalítica, da terapia cognitiva comportamental, da psicologia profunda ou analítica, bioenergia, filosofia clinica e com grande valia: a espiritualidade e a fé.
A serenidade, como um estado de paz, tranqüilidade e suavidade, isento de perturbações; consiste no reencontro com o Ser Essencial: Deus; na convicção de que pertencemos ao Cosmo, como um todo harmônico, funcional e operativo. Encontrando soluções simples, suaves e ternas; ante à complexidade e o mistério do: “Tudo o que é, não é! Tudo o que não é, é!”. Praticamente todas as coisas importantes são invisíveis. “Mas, invisibilidade, não significa, não existência!”
O cérebro não é inteligente, é comandado pela vontade consciente e inconsciente e manda ordens para o sistema adrenérgico.
A serenidade, como motivadora da decisão e ação, fundamenta-se na razão e no conhecimento, que nos liberta; porque, o medo é gerado pela ignorância, que produz a incerteza, a ameaça e a  vacilação.
A serenidade precisa ser reconstruída, pela meditação, visualização, imaginação, respiração profunda, relaxamento, descanso, sorriso, criação de imagens mentais positivas, redundando em sensação de paz e felicidade, que é um produto, não um insumo.
São componentes do processo construtivo da serenidade: a Neuro-Linguística com as suas afirmações focadas na lei da atração; a gratidão e o reconhecimento, a mudança de foco existencial; o compto das bênçãos recebidas; o rogar com fé a instrumentalizaçao através do Espírito Santo; a criação de auto-defesas psíquicas, quebrando a dependência de arrimos; fazer com  prazer tudo o que é necessário. Não ignorar os problemas, superar todos os possíveis e coexistir, sem traumas ou dramas com os inevitáveis. Perdoar e banir as culpas; ser um otimista realista; encarar a crise, como um motivo para criar soluções e elas existem. Ter fé, orar sempre e agir oportuna, adequada, ética, moral, tempestiva e resolutivamente.
“Precisamos sair da nossa zona de conforto; mudando o método se for necessário; mas, perseverando no objetivo.(EM)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário