terça-feira, 8 de março de 2011

NEURO LINGUÍSTICA


NEURO-LINGUÍSTICA
Por Ernídio Migliorini

1.CONCEITO: É uma relação: cérebro-cognição-linguagem; que combinando: modelos, axiomas e crenças proposita o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo.

2.A criatividade autêntica nasce de dentro. Descoberta: algo original
Invenção: produtos novos
Inovação: idéias diferentes

3.A chave para riqueza consiste em ser mais valioso: mais talentoso, habilidoso, inteligente, ter conhecimento especializado, capacidade de fazer o que poucos fazem; pensar criativamente, causar impacto massivo.
“Inventar procedimentos consistentes, que incrementem o valor real da vida das pessoas”

4.“RESPIRAR PROFUNDAMENTE”, no mínimo três vezes seguidas e lentamente, tem um efeito extraordinário em todas as situações vitais e existenciais.

5.Pensamento sistêmico: é aquele que integra, que vê conjunto, contexto, associa,  prevê conseqüências, resultados, soluções, vê causa-efeito, visualiza o processo de mudança nos seus momentos instantâneos. No indivíduo ocorrem 60.000 pensamentos por dia.

6.Pensamento Lateral Sistêmico: É gerativo/move-se para produzir direções/provocativo/salta de uma idéia para outra/não critica aceita possíveis caminhos/acolhe intromissões casuais/não é fixo/explora caminhos mais estranhos/infinitamente probabilístico.
Busca  alternativas: que outras alternativas tenho?/que opções consigo imaginar?/que outras alternativas posso oferecer?/que outras alternativas ainda seriam eficientes?/como posso gerar mais alternativas?
Diante de um problema: Entrar em acordo com o Crítico Interno para resolve-lo/procurar muitas alternativas possíveis/Anotar as idéias alternativas/Aproveitar idéias externas/Recordar de sucessos anteriores/Colocar-se autorial e empaticamente/Associar o problema ao passado, presente e futuro.

7.Valor criativo  das perguntas: O pensamento convergente não gosta de perguntas que questionem posicionamentos filosóficos ou ideológicos;  Acaba limitando o campo de exploração intelectual. As perguntas são decisivas para a criatividade humana. Devem ser: construtivas, oportunas e pacientes; então vão ocasionar a mudança de perspectiva; ampliar a visão da vida e despertar os recursos do indivíduo.
A criatividade está relacionada com o pensamento divergente; Que posso fazer?/como posso aze-lo?/qual é o melhor caminho para aze-lo?/como posso fazer da maneira mais bela?/o que posso fazer pelos outros?/qual é realmente o problema?/o que desejamos em lugar do problema?/qual o processo para resolver o problema?/que alternativas ou soluções posso oferecer?/quais as melhores soluções?/como posso mudar radicalmente a situação?/qual é o processo para que eu melhore?. Uma pergunta: é um desafio para o cérebro/exige resposta/concretiza a resposta que virá/ se for construtiva produz resposta construtiva/amplia o horizonte/tem por pressuposto  o talento pessoal/inicia um processo/desperta o criador interior/dá  começo a uma aventura/desencadeia a criatividade/exige mais relatividade.

8.A sabedoria da mente inconsciente: Na Mente inconsciente ocorrem a intuição, inspiração, pressentimentos, manifestações inesperadas da  sabedoria interior; situações com ação maior, a iluminação, que se manifestam nos estados de relaxamento, no banho e ao dormir.

9.Conservar na mente o que desejamos: Conservar vivos  os nossos sonhos a longo prazo e Manter clara a nossa meta de cada dia.

10.Flexibilidade: Mudar de caminho, sempre que percebemos que não estamos no rumo certo e que se exigem mudanças, devemos descobrir outros caminhos e mudar o mais rápido e sensatamente possível.

11.Tempo: As Oportunidades devem ser aproveitadas de imediato, porque dificilmente voltarão o ocorrer.

12.Recursos do Crítico Interno: O crítico que temos dentro de nós é dominador, interferente, empecilho e paralisador do processo criativo.
Ligado ao hemisfério cerebral esquerdo é um Juiz: duro, implacável, punitivo. Objetiva que o indivíduo esteja: são, salvo, feliz, bem sucedido.
Vê/houve/sente.
Possui: Inteligência genial/Intuição extraordinária/Grande habilidade de análise/Detalhista/mostrador de defeitos e erros/se expressa: não tenho/não posso/não sei/não mereço.
Precisamos nos contrapor ao Crítico Interno: Mas quero e vou usar os meus dons e talentos e nada me deterá, porque tudo posso em Jesus, o Filho de Deus que me fortalece!


13.Negociar com o Crítico Interno: Separar a nossa  pessoa do problema, porque a pessoa não é os seus problemas; o indivíduo tem poder de agir, se quiser usar este poder. A Intenção de agir, de mudar se sobrepuja à  posição do Eu Interior.
Devemos fazer opções que satisfaçam a intenção e a posição; com fatos concretos e objetivos; Quais as razões para agir, as alternativas de satisfação; expressar apreço e gratidão ao crítico interno sempre cumprimentá-lo e  despedir-se dele.



14.Erradicar as crenças negativas: Aquilo  que o indivíduo crê, positivo ou negativo se torna real para ele. É possível melhorar a qualidade das  crenças,  que conseguem  colocar-se num nível mental acima da nossa capacidade, podendo paralisar os nossos recursos ou fazê-los agir. A criatividade está associada à crença. Se acreditar que pode...pode. Pelo poder de Deus poderei mudar as minhas crenças.
   Tudo é possível para quem tem fé e acrescenta esperança,  amor e oração;
   Quem bebe da fonte criativa que é DEUS, recebe energia criativa que se intensifica cada vez mais, irrefreavelmente;
   Tudo podemos em Jesus, que nos fortalece;
   Tudo que pedirmos em oração acreditemos que já recebemos e assim será (Marcos 11:24);
Peçam e lhes será dado, procurem e encontrarão, batam e abrir-se-á a porta (Lucas 11:9,10).
























































Nenhum comentário:

Postar um comentário