quarta-feira, 24 de outubro de 2018

OSSOS


OSSOS
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Conceito: Osso, do latim ossu, do grego ostón é cada uma das peças formadas por tecido rígido que compõe os esqueletos dos vertebrados. O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto, que sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos, permitindo o movimento, principalmente, pelo princípio da alavanca. Certos conjuntos de ossos protegem alguns órgãos internos, como o crânio, que protege o cérebro. Os ossos também possuem relação com o metabolismo do cálcio, e a medula óssea está relacionada com a formação das células do sangue. O estudo dos ossos chama-se osteologia. O esqueleto humano adulto tem normalmente 206 ossos com sua identificação própria, mais um número variável de ossos sesamoides pequenos de diversas partes do corpo, que se desenvolvem dentro de tendões, o caso da patela.
Esqueleto exclusivamente cartilaginoso: Alguns animais vertebrados não possuem ossos em seu esqueleto. É o caso do tubarão.
Funções dos ossos: Proteção de órgãos internos: cérebro e órgãos torácicos; Apoio para os músculos, como uma moldura para manter a sustentação do corpo; Produção sanguínea através da medula óssea que está na cavidade óssea, através do processo hematopoiese; Reserva de minerais: cálcio e fósforo; Funcionamento, conjuntamente com articulações, dos músculos esqueléticos e tendões, para permitir o movimento; Manter o equilíbrio ácido-base, funcionando como tampão, absorvendo sais alcalinos.
Estrutura óssea: O osso é formado por matriz óssea e por três tipos de células: os osteócitos, que se situam dentro da matriz óssea; os osteoblastos, que produzem a parte orgânica da matriz; os osteoclastos, que participam da remodelação óssea.
Forma dos ossos: Longos, curtos e chatos. Os ossos longos, são tubulares, apresentam o comprimento maior que a largura e a espessura, extremidades dilatadas: o fêmur (o ossos da coxa), o úmero (o osso do braço) e a tíbia (um dos ossos da perna). Os ossos curtos, cuboides, apresentam comprimento, largura e espessura quase iguais: a patela, conhecida como rótula (osso do joelho), os ossos do carpo (alguns dos ossos da mão) e do tarso (alguns dos ossos do pé). Os ossos chatos são relativamente finos e achatados: a escápula, osso situado na região do ombro, as costelas e ossos do crânio.
Doenças dos ossos: Podem apresentar diversas patologias e lesões: escoliose, lordose, cifose, osteoporose, osteossarcoma,  tumor de Ewing,  fibrossarcoma,  condrossarcoma e osteopenia.
Ossos supranumerários: Que excedem a condição de normalidade, ossos em excesso no corpo humano.
Ossos irregulares: Não apresentam relação entre as suas dimensões, diferindo de ossos longos, curtos e planos. São representados pelas vértebras no corpo humano.
Ossos do Corpo Humano: São 206 os ossos do corpo humano, divididos em: ossos da cabeça (crânio e face); do pescoço;  do ouvido; do tórax (costelas, vértebras, esterno); do abdômen (vértebras lombares, sacro, cóccix); dos membros inferiores (cintura pélvica, coxa, joelho, perna e pé) e ossos dos membros superiores (cintura escapular, braço, antebraço e mão).
Terminologia:
->Processo articular:     Uma projeção que faz contato com um osso adjacente.
->Articulação:   Uma região onde ossos adjacentes se conectam - uma junta.
->Canal:      Um longo forame em forma de túnel, usualmente a passagem para nervos linfáticos.
->Côndilo:   Um grande e redondo processo articular.
->Crista:     Uma linha proeminente.
->Eminência:     Uma pequena projeção.
->Epicôndilo:     Uma projeção perto de um côndilo, mas que não faz parte da junta.
->Faceta:    Uma pequena e plana superfície articular.
->Forame:  Uma abertura através do osso.
->Fossa:      Uma depressão larga e rasa.
->Fóvea:     Uma pequena fossa na cabeça de um osso.
->Linha:      Uma projeção longa e fina normalmente com uma superfície áspera.
->Maléolo:  Uma das duas específicas protuberâncias de ossos no calcanhar.
->Meato:     Um pequeno canal.
->Processo: Uma projeção relativamente grande.
->Ramo:      Um processo em forma de braço que se distancia do corpo de um osso.
->Sino: Uma cavidade dentro de um osso craniano.
->Espinha:  Uma projeção relativamente longa e fina.
->Sutura:    Articulação entre ossos cranianos.
->Trocanter:      Uma das duas tuberosidades especificas localizadas no fêmur.
->Tubérculo:     Uma projeção com uma superfície áspera, geralmente menor que uma tuberosidade.
->Tuberosidade:      Uma projeção com uma superfície áspera.
Termos para estruturas especificas de ossos longos:
->Diáfise:    A principal parte do corpo de um osso longo é longa e relativamente reta; região de ossificação primária, corpo.
->Epífise:    A região terminal de um osso longo; região de ossificação secundária.
->Linha epifisária:   No osso longo é um fino disco de cartilagem hialina que é posicionado transversalmente entre a epífise e a metáfise. Nos ossos longos dos humanos, a linha epifisária desaparece por volta dos vinte anos.
->Cabeça:   A extremidade articular proximal de um osso.
->Metáfise  A região de um osso longo encontrada entre a epífise e a diáfise.
->Colo: A região do osso entre a cabeça e o corpo.
Esqueleto Humano: Sistema Esquelético: O sistema esquelético humano é composto de ossos e cartilagens. O corpo humano possui 206 os ossos, divididos em: ossos da cabeça, do pescoço, do ouvido, do tórax, do abdômen, dos membros inferiores e dos membros superiores.
Principais partes do esqueleto humano:
->Crânio Humano: No topo do esqueleto humano, o crânio é uma caixa óssea mais ou menos esférica, destinada a abrigar a mais importante parte do sistema nervoso, o encéfalo. Compõe-se de oito ossos, quatro são ímpares, situados na linha mediana do corpo, e quatro, colocados lateralmente, formam dois pares. Os quatro ossos ímpares são: o frontal, o occipital, o esfenoide e o etmoide. Os quatro dispostos em pares são: os dois parietais e os dois temporais. O frontal é um osso ímpar, mediano e simétrico, situado na parte anterior do crânio. Na sua borda inferior, notam-se as duas arcadas orbitarias, cada uma terminada em duas apófises, a apófise orbitaria externa e a apófise orbitaria interna. A sua face anterior, convexa, mostra, logo acima da raiz do nariz, uma leve proeminência, a bossa frontal média ou glabela. Aos lados, na mesma face anterior, duas outras saliências tomam o nome de bossas frontais laterais.
->Ossos da Face: Destinada a formar o aparelho mastigador e a conter quatro importantes órgãos de sentido, a face é constituída de quatorze ossos: um osso móvel, que é o maxilar inferior, e treze fixos que, em conjunto, formam o maxilar superior. O maxilar inferior, único osso móvel da face, é ímpar, mediano e simétrico. Tem ele um corpo e dois ramos ascendentes. A borda inferior do corpo corresponde ao mento, ou queixo; a borda superior apresenta, no adulto, dezesseis cavidades, ou alvéolos, onde se encaixam as raízes dos dentes inferiores. Cada ramo ascendente do maxilar inferior termina, em cima, por duas apófises: uma, anterior, delgada, é a apófise coronóide; outra, posterior, arredondada, coberta de cartilagem, é o côndilo do maxilar inferior, que se articula com o osso temporal para os movimentos da mastigação no esqueleto humano. Dos treze ossos fixos da face, um, o vômer, é ímpar, mediano; os outros doze formam seis pares. O vômer é uma lâmina delgada, dentro do nariz, e que, com a lâmina perpendicular do etmóide, divide a cavidade nasal em duas fossas. Os seis pares de ossos restantes são: 1) os maxilares superiores, os maiores deste grupo, e que concorrem para a formação das cavidades orbitárias, das fossas nasais e da abóbada palatina, e dão implantação aos dezesseis dentes superiores; 2) os malares, que correspondem às chamadas maçãs do rosto; 3) os nasais, ou ossos próprios do nariz, que formam o dorso deste órgão; 4) os únguis, ou lacrimais, lâminas delicadas no canto interno e inferior da órbita; 5) os ossos palatinos, atrás dos maxilares superiores, e com duas porções: uma porção horizontal, .que termina posteriormente a abóbada palatina, e uma porção vertical, soldada em ângulo reto com a primeira; 6) os cartuchos inferiores, pequenas lâminas ósseas, no interior do nariz, um em cada fossa nasal, abaixo dos cartuchos médios, que, como vimos, são dependências do etmóide.
->Ossos-do-tronco: O esqueleto humano do tronco consta de três partes: coluna vertebral, costelas e esterno. A Coluna vertebral: Possibilita que a pessoa se mantenha em pé de forma ereta; Movimentação dos membros superiores e inferiores; Junto às costelas, promove a proteção dos órgãos; Proteção da medula espinhal. A coluna vertebral, ou raque, é uma haste óssea situada na região posterior do tronco, ao longo da linha mediana. Corresponde, de cima para baixo, ao pescoço (região cervical), ao dorso (região dorsal), aos rins (região lombar) e à bacia (região pélvica ou sacro-coccigiana). A coluna vertebral é formada por elementos ósseos superpostos, as vértebras.  A coluna vertebral é constituída por 24 vértebras + sacro + cóccix e é considerada uma parte fundamental do esqueleto humano.
->Tórax e Costelas: As costelas são arcos ósseos achatados, presos pela extremidade posterior nas vértebras dorsais, e cuja extremidade anterior se dirige para o esterno. De cada lado, doze costelas separadas umas das outras pelos espaços intercostais. As sete primeiras chegam até ao esterno, com quem se articulam por meio de cartilagem própria; as três seguintes ligam-se à cartilagem da sétima; as duas últimas não se prendem a nada na extremidade anterior.
->Esterno: Osso impar, mediano e simétrico, situado na parte anterior do tórax. Sua extremidade superior é o manúbrio; sua extremidade inferior, cartilaginosa, é o apêndice xifóide; ficando entre as duas extremidades o corpo do esterno.
->Ossos-clavícula-omoplata: No esqueleto humano, cada membro superior, ou torácico, tem quatro segmentos de ossos: cintura escapular, braço, antebraço e mão. A cintura escapular, ou espádua, é formada de dois ossos: a clavícula e a omoplata. A clavícula: Importante parte do esqueleto humano é um osso longo, par, situado na parte superior, anterior e lateral do tórax, em posição horizontal. Tem a forma de um S e, das suas extremidades, a interna se articula com o manúbrio esternal, enquanto que a externa se prende ao acrômio da omoplata. Omoplata: Osso chato, par, está colocada na parte superior, posterior e lateral do tórax. Sua face anterior, assentada sobre a parede torácica,  côncava é a fossa escapular. Sua face posterior, convexa, apresenta uma grande saliência, a espinha da omoplata, que divide a face em duas regiões: a primeira, acima da espinha, é a fossa supra espinhosa; a segunda, abaixo da espinha, e muito maior, é a fossa infra espinhosa. A espinha da omoplata termina por uma saliência denominada acrômio.
->Ossos dos Braços: O segundo segmento do membro superior, o braço, é formado por um osso único, o úmero. Osso longo,  apresenta uma extremidade ou epífise superior, arredondada, a cabeça do úmero; uma extremidade ou epífise inferior, na qual se nota, de fora para dentro: uma pequena saliência não coberta de cartilagem, que é o epicôndilo; uma saliência coberta de cartilagem, arredondada, o côndilo; uma porção ainda coberta de cartilagem, e em forma de polia, a tróclea; e, finalmente, uma saliência sem cartilagem, a epitróclea. Na parte posterior da epífise inferior do úmero, vê-se uma escavação, a cavidade olecraniana.
->Antebraço: O terceiro segmento do membro superior tem dois ossos: o rádio, para o lado de fora, e o cúbito, para o lado de dentro. O rádio, osso longo, tem: epífise superior presa ao corpo pelo colo do rádio; corpo do rádio, tendo, logo abaixo do colo, uma saliência rugosa, a tuberosidade bicipital, em que se prende o tendão inferior do músculo bíceps; extremidade ou epífise inferior, a parte mais volumosa do osso, e na qual existe uma saliência, a apófise estiloide do rádio.
->Mão: Quarto e último segmento do membro superior consiste de três partes: o carpo, o metacarpo e os dedos.
->Ossos-dos-membros-inferiores: Cada membro inferior, ou abdominal, consta de quatro segmentos: cintura pélvica, coxa, perna e pé. A Cintura pélvica: Prende ao tronco os demais segmentos do membro inferior, com três ossos distintos: o ilio, em cima; o pube, em baixo e adiante; o isquio, em baixo e atrás. A Coxa: O segundo segmento do membro inferior, é constituída por um só osso, o fêmur. Osso longo tem uma epífise superior, um corpo ou diáfise, e uma epífise inferior. A epífise superior mostra uma dilatação arredondada, a cabeça do fêmur, coberta de cartilagem, e servindo para a articulação com a cavidade cotilóide do osso ilíaco. A cabeça do fêmur está presa ao resto do osso por uma porção cilíndrica, o colo. Um pouco abaixo deste, notam-se duas saliências rugosas, o grande e o pequeno trocanter. A perna, terceiro segmento do membro inferior, é constituída por dois ossos: tíbia e perônio. Adiante da articulação da tíbia com o fêmur, o joelho, e um pequeno osso curto, a rótula. A tíbia está na parte interna da perna, tem uma epífise superior, um corpo e uma epífise inferior. A epífise superior, mais volumosa que a inferior, apresenta duas escavações mais ou menos horizontais, as cavidades glenóides da tíbia, destinadas a se articular com os dois côndilos femurais. A borda inferior do corpo da tíbia, cortante na sua parte média, corresponde à região canela. Na extremidade inferior do osso, no lado de dentro, há uma volumosa saliência, o maléolo interno, correspondente à face interna do tornozelo.
O perônio, osso longo articulado em cima com a tíbia e, em baixo, com a tíbia e o pé, é delgado. Na sua extremidade inferior, há uma saliência, o maléolo externo, correspondente à face externa do tornozelo.
->Ossos do Pé: O pé, quarto e último segmento do membro inferior, apresenta três partes: tarso, metatarso e dedos. O tarso: consta de sete ossos, um menos que o carpo. Dois destes ossos estão situados na parte posterior do pé: o astrágalo, em cima, articulando-se com a tíbia e o perônio; o calcâneo, em baixo, o mais volumoso dos ossos do tarso, formando o calcanhar, que repousa sobre o solo. Os outros cinco ossos do tarso, colocados adiante dos dois primeiros, são: o cubóide, do lado de fora, prolongando para frente o calcâneo; o escafóide, para o lado de dentro; e os três cuneiformes, adiante do escafoide. O metatarso é formado de cinco ossos, os meta tarsianos, prolongados, na frente, pelos dedos do pé. Os dedos do pé, também chamados pedartículos, são cinco, possuindo cada um três falanges. O grande pedartículo, homólogo do polegar, não tem, como este, senão duas falanges.
Aspectos Gerais:
->Noventa e nove por cento do cálcio que o corpo possui está depositado nos ossos.
->O pescoço é formado por 1 osso: hioide.
->O ouvido é formado por 6 ossos: 2 bigorna, 2 martelo e 2 estribo. O menor osso do corpo humano, localizado no ouvido médio  mede 0,25 centímetros.
->O Tórax é formado por 44 ossos sendo 24 costelas, 12 vértebras torácicas, 7 vértebras cervicais e 1 esterno.
->O abdômen é formado por 7 ossos sendo 5 vértebras lombares, 1 sacro e 1 cóccix.
->Os membros inferiores são formados por 62 ossos: 2 na cintura pélvica, 8 nas pernas (2 fêmur, 2 patelas, 2 tíbias, 2 fíbulas) e 52 ossos nos pés: ossos do tornozelo, calcâneo, tálus, navicular, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio, cuneiforme lateral, cuboide, metatarsais, falanges proximais, falanges médias, falanges distais. O fêmur, osso localizado na coxa, é o maior osso do corpo humano.
->Os membros superiores são formados por 64 ossos sendo 4 na cintura escapular (2 clavículas e 2 omoplatas), 6 nos braços (2 úmeros, 2 ulna, 2 rádio) e 54 nas mãos: escafoide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezoide, capitato, hamato, metacárpicos, falange proximal, falange média, falange distal.
->O esqueleto humano é dividido em: axial e apendicular, unidos pela cintura pélvica e escapular. O esqueleto axial é a estrutura central composto pela cabeça, pescoço e o tronco, o esqueleto apendicular é formado pelos membros superiores e inferiores.
->Um recém-nascido possui aproximadamente 300 ossos, algumas regiões da cabeça do bebê, as fontanelas ou moleiras, com o passar dos anos se unem formando um só osso. Para facilitar a passagem do bebê na hora do nascimento.
->O esqueleto humano é formado por substâncias orgânicas e inorgânicas: colágeno, sais minerais, cálcio e potássio.
->Toda estrutura óssea faz parte de um tecido vivo, complexo e ricamente vascularizado.
->A medula óssea vermelha é a responsável pela produção de células sanguíneas, e a medula óssea amarela é responsável pelo armazenamento de triglicerídeos (gorduras).
 ->A área da medicina que estuda e trata dos ossos se chama ortopedia.


->A quantidade de ossos de um jovem é diferente de um adulto. Nos adultos as vértebras sacrais se fundem e formando o sacro, as vértebras coccígeas, são fundidas em cóccix e o ílio, ísquio e púbis se fundem e formam o osso do quadril. Dessa forma, os adultos humanos normalmente possuem 206 ossos: cabeça (28), pescoço (8), tórax (37), abdome (7), membros superiores (64), membros inferiores (62).
->Pequena parcela dos humanos tem um ou alguns ossos extras (supranumerários) como a costela supranumerária cervical, ou apresentam ausência de um ou mais ossos, como a ausência congênita do esterno.
->Cartilagem é um aglomerado de célula (tecidos) elástico que reveste as articulações (regiões entre os ossos, onde existe algum tipo de movimento). As cartilagens não possuem suprimento sanguíneo próprio, elas adquirem nutrientes e oxigênio por difusão.  A inflamação na cartilagem presente na articulação é artrite.
->Internamente os ossos podem ser compactos ou esponjosos, características conforme a função do osso.
“Quanto mais adverso for o combate; mais gloriosa será a vitória de quem triunfa no embate. (EM).”


Nenhum comentário:

Postar um comentário