quinta-feira, 2 de março de 2017

TERMOS E ETIMOLOGIA

TERMOS E ETIMOLOGIA
Diagnóstico: Palavra usada, primeiramente e principalmente, na área da medicina; mas, posteriormente empregada em várias outras áreas; significando a qualificação apurada pelo médico em relação a uma doença ou condição física ou mental com base nos sintomas observados em um determinado indivíduo, na sua condição de paciente. O diagnóstico compreende os sintomas, e o historial médico do doente. O diagnóstico possibilita o prognóstico, que consiste na previsão de como de como agir para tratar a doença, com a função de eliminar os seus efeitos sobre o paciente.
Nas demais áreas de aplicação do diagnóstico, ele se constitui num processo científico de apuração de tudo o que está acontecendo em determinado tempo e  setor de atividade para identificação de problemas e outras finalidades específicas de cada circunstância. Para prognosticar às medidas compatíveis à cada intencionalidade motivadora desta ação empreendida. Diagnóstico tem a conotação de conhecer uma realidade; Prognóstico aponta para as medidas adotáveis para intervir estrategicamente nesta realidade. A comunidade científica tem como filosofia apregoar a elaboração de  diagnósticos segundo o método científico.
Etimologia do prefixo dia:    Do grego: através, oposto a, inteiramente, completamente, entre, junto, separação, para o outro lado. A mesma origem de dois. Ele pode ser usado com ambos os significados, mas com o sentido numérico se usa mais como di.
Etimologia de gnose: Deriva do termo grego "gnosis", significa conhecimento. Para os gnósticos, gnose é um conhecimento que faz parte da essência humana. É um conhecimento intuitivo, diferente do conhecimento científico ou racional. Gnose é o caminho que pode guiar à iluminação mística através do conhecimento pessoal que conduz à salvação. A existência de um Deus transcendente. O conhecimento divino um caminho para atingir um conhecimento mais profundo da realidade do mundo. O gnosticismo está relacionado com ensinamentos esotéricos da cultura grega e helenística, que expõe aos seus iniciados um caminho de salvação que tem como base o conhecimento de certas verdades ocultas a respeito de Deus, do homem e do mundo. O gnosticismo cristão designa um conjunto de crenças de natureza filosófica e religiosa cujo princípio básico assenta na ideia de que há em cada homem uma essência imortal que transcende o próprio homem. A gnosiologia é a área da filosofia que se ocupa do estudo dos fundamentos do conhecimento humano. Gnose e maçonaria estão relacionadas no sentido em que tem como objetivo alcançar o Conhecimento Integral, o profundo conhecimento em várias áreas distintas.
Etimologia de Gnóstico: Do grego "gnostikós" significa algo ou alguém que é capaz de conhecer. Aquele que é sectário do gnosticismo. O gnosticismo designa um conjunto de crenças de natureza filosófica e religiosa cujo princípio básico se assenta na ideia de que há em cada homem uma essência imortal que transcende o próprio homem. De acordo com o gnosticismo, o caminho para a libertação dos sofrimentos é através do conhecimento. Não um conhecimento adquirido de forma racional e com base científica, mas um conhecimento intuitivo e transcendental que dá sentido à própria vida humana.
Etimologia de Agnóstico: Do grego “agnostos” significa desconhecido, não cognoscível. É aquele que considera os fenômenos sobrenaturais inacessíveis à compreensão humana. Os agnósticos são seguidores da doutrina denominada agnosticismo, que considera inútil discutir temas metafísicos, pois são realidades não atingíveis através do conhecimento. A razão humana não possui capacidade de fundamentar racionalmente a existência de Deus. No sentido religioso, agnóstico é aquele que não acredita na existência de deus ou de um ser superior, porém não nega essa possibilidade, por se encontrar num patamar racionalmente inacessível.

Prognóstico: Do latim “prognostĭcum” e origem mais remota do grego. O conceito de prognosticar: conhecer o futuro através de certos indícios. É uma previsão baseada em fatos ou dados reais e atuais, que pode indicar o provável estágio futuro de um processo. É todo o resultado que é tido como uma hipótese ou probabilidade, algo que pode acontecer devido às circunstâncias observadas no presente. Em medicina, o prognóstico é obtido a partir da análise do diagnóstico feito no paciente, indicando quais as possíveis doenças que podem ser responsáveis pelos sintomas diagnosticados. A principal diferença entre diagnóstico e prognóstico está no fato de o Diagnóstico está relacionado unicamente com o conhecimento e condição do presente, ao que é observado no momento. O prognóstico é o conhecimento prévio sobre algo que provavelmente pode acontecer no futuro, resultado este obtido a partir de interpretações feitas com base no diagnóstico. A rigor, o Diagnóstico depende do Prognóstico para existir. Prognóstico é conhecimento ou juízo antecipado, prévio, baseado necessariamente no diagnóstico. Os estudos do prognóstico são indispensáveis, pois podem levar a decisões importantes sobre o que fazer para alcançar os objetivos propostos. Prognóstico é aplicável a tudo o que diagnosticado, em todas as áreas. Medicina, Meteorologia, previsão ou palpites sobre eventuais resultados esportivos e tudo o mais que o valha.
Etimologia do prefixo pro:  Pode ser tanto de origem latina como grega, dependendo da palavra. Do latim, representa a ideia de superioridade, progresso e em favor de algo: prolongar, projetar, proclamar. Do grego, exprime o sentido de anterioridade, algo que ocupa uma posição anterior: prólogo, prognóstico. Quando acentuado, o prefixo “pró” assume o sentido de vantagem ou conveniência.
Programa: Do latim “programma”, que deriva de um vocábulo grego, significa a prévia declaração daquilo que se pondera fazer relativamente a alguma matéria ou ocasião. Antes escrito. Elaboração escrita do plano de atividades de um evento.
“Sempre é tempo de reengenhar o modus vivendi; pois se existo, logo estou. A satisfação, o prazer, a alegria, o amor, a vitória, a felicidade, o convívio familiar, o bem estar, a plenitude plausível, a fraternidade, a solidariedade, enfim o Bem na sua essência; se nos configuram lisonjeiros. (EM).” 







Nenhum comentário:

Postar um comentário