quarta-feira, 15 de março de 2017

DIFERENÇA ENTRE MOTIVAS E STIMULAR

DIFERENÇA ENTRE MOTIVAR E ESTIMULAR
Conceito de Motivo: Na psicologia motivo designa um traço de personalidade relativamente estável que determina quão importantes são para a pessoa determinados objetivos. É uma disposição da personalidade voltada à valoração das consequências de uma ação. O termo motivo tem um significado próprio, diferente de motivação, cuja é variável e designa a disposição momentânea do indivíduo para agir.

Motivo também é um componente do processo de autocontrole, que permite ao indivíduo encontrar maneiras criativas e flexíveis de satisfazer suas necessidades; que se adaptam a novas situações. O motivo auxilia o esforço da pessoa de corresponder às expectativas geradas pela autoimagem, pelos objetivos pessoais, pelos valores individuais e culturais, pelos papéis sociais. O motivo auxilia o processo de organização e representação cognitiva das experiências de existência ligadas à satisfação de necessidades, sobretudo das possibilidades de ação percebidas implicitamente. Na realidade, qualquer fato pode ser motivo para uma mudança importante, um ponto de inflexão. Um motivo qualquer pode ser consequência de acontecimentos anteriores que deram lugar a uma realidade. Motivo é um acontecimento pontual que tem importância fundamental para o sujeito, cujo fato é a razão essencial de uma decisão importante.
Conceito de Estímulo: Do latim stimŭlus. Refere-se ao agente físico, químico, mecânico ou de outro tipo que desencadeia uma reação funcional num organismo. O termo faz referência ao incitamento para que algo funcione ou resulte e àquilo que dá energia, que incentiva. Estímulo é aquilo que tem um impacto num sistema. Nos seres vivos, o estímulo é aquilo que provoca uma resposta ou uma reação do organismo. Estimular significa incitar a execução de algo; avivar uma atividade, operação ou função. Na psicologia, um estímulo condicionado é o que provoca um reflexo por associação a um estímulo incondicionado; que em contrapartida, é o que provoca um reflexo que não requer qualquer aprendizagem. Muitas das vezes, o estímulo tem como resultado uma resposta, que também é uma réplica ou resposta a uma solicitação. No esquema causa-efeito é emitida uma resposta quantitativa perante um estímulo quantitativo administrado pelo investigador.
Conceito de Incentivo: Do latim incentīvus, é aquilo que move ou leva uma pessoa a desejar ou a fazer algo. Pode-se tratar de algo real ou simbólico: a intenção de dar ou obter uma satisfação. A ação humana tende a reger-se por incentivos, inclusive inconscientes. Toda a vez que uma pessoa realiza uma determinada atividade, o faz com a finalidade de que, de uma maneira ou de outra, lhe traga satisfação. Esta finalidade é o incentivo que mobiliza a ação. Inclusive por uma questão sentimental. O incentivo pode ser implementado por um estímulo e isto gera ânimo. O estímulo incentiva e o incentivo anima.
Diferença entre Motivação e Estimulação:
->Motivação: Ato ou efeito de motivar. Fator que determina o comportamento. Motivação é algo inerente à própria pessoa. Estimulação é algo externo provocado por pessoas, circunstâncias e eventos, gerando uma mudança de percepção e mudando comportamentos. As pessoas reagem a estímulos e são capazes de se auto-motivar. Se forem estimuladas sempre estarão motivadas.
Motivação é uma reação a um determinado estímulo. Influência é uma ação sobre alguém, que pode ser um estímulo ou não. O estímulo é sempre positivo e, a influência, nem sempre. Motivação é compreendida como um fator interno de cada indivíduo é praticamente impossível uma pessoa motivar outra.
->Estimulação: Compreende o incentivo, o impulso, o estímulo da recompensa.  O que pode ser realizado externamente. A motivação não.
Fontes de estímulo: Reconhecimento; Atividades do Trabalho; Oportunidades; Liderança; Relacionamentos; Qualidade de vida.
A motivação é permanente, ou mais duradoura, enquanto o estímulo é mais passageiro e precisa ser repetido sempre para continuar fazendo efeito. Ninguém motiva ninguém. Na verdade o correto é dizer: Palestra Estimulativa e não Motivacional. A motivação é interna. Nasce de dentro para fora. A estimulação é externa, provocada de fora para dentro. As mudanças pessoais só acontecem se a estimulação externa tocou a mente, provocando a motivação pessoal para mudanças. A motivação tem níveis. É discernir palavras que representam ter o mesmo significado, porém só aparentam. Na verdade tem sentidos muito diferentes.
Diferença entre incentivo e motivação. INCENTIVO é tudo que vem de fora e interfere no indivíduo, então ele faz alguma coisa. MOTIVAÇÃO é tudo o que o individuo coloca dentro dele para alterar o meio onde vive ou atua. Uma pessoa tocada a incentivo está sempre dependente de algo. Incentivo estimula, mas não motiva. O incentivo é momentâneo, logo se esquece; a motivação fica gravada no subconsciente. No incentivo se faz algo pelo que se espera receber; na motivação se faz algo com consciência do que aquilo agrega na existência.
“Nós podemos orientar e aconselhar, de como alguém deve caminhar. Mas, não temos capacidade para caminhar no lugar de outrem; só ele pode praticar a sua caminhada cotidiana. (EM).”



Nenhum comentário:

Postar um comentário