terça-feira, 14 de março de 2017

GINÁSTICA PARA O CÉREBRO

GINÁSTICA PARA O CÉREBRO
Todos, independente de gênero, idade, condição social, econômica, profissional, espiritual ou cultural são passíveis do processo de esquecimento. Mais acentuadamente de pequenos esquecimentos.
Isto ocorre com mais frequência a partir da meia-idade. Dando a impressão de estar perdendo a capacidade de memorizar.
Os esquecimentos ocorrem, na sua maioria, com relação à obliteração de acontecimentos mais recentes. Os fatos mais antigos dificilmente saem da memória.
O esquecimento causa um desconforto  natural no indivíduo. Estamos programados, em função dos pressupostos da eficácia, para termos pensamentos, ideias, atos, atitudes e ações imediatas e exitosas o tempo todo. E o sentimento de impotência torna-se um incômodo. 
O Cérebro e a Neurociência: O cérebro  envelhece, mas, continua a possuir uma capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão das suas conexões. Sendo possível incorporar ao cotidiano métodos que desenvolvem e mantem as conexões cerebrais. Com o emprego de estratégias, que aumentam a capacidade do cérebro para lidar com declínios na agilidade mental. 
A Neuróbica: A aeróbica dos neurônios é uma forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios. Cujo exercício aumenta a saúde geral do cérebro, durante o percurso da existência e durante o envelhecimento.
O programa de exercícios oferece ao cérebro experiências fora da rotina ou inesperadas, usando várias combinações dos sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição; ativando o estado emocional. Estimulando padrões de atividade neural, criando mais conexões entre diferentes áreas do cérebro e fazendo com que as células nervosas produzam nutrientes naturais do cérebro, as neurotrofinas.
Exercícios Recomendados: Fundamentados  na quebra da rotina pessoal, obrigando à estimulação do cérebro,  como  técnica para melhorar a concentração, treinando a criatividade e inteligência. Durante 80% do  dia-a-dia, o indivíduo está ocupado com rotinas, que reduzem o esforço intelectual. Isto limita e atrofia o cérebro. Para muar esta tendência, é necessário praticar exercícios cerebrais, que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa; obrigando o cérebro a um trabalho adicional e melhorando o seu estado saudável.
Rol de exercícios cerebrais estratégicos:
->Usar o relógio de pulso no braço direito, ou no esquerdo para os canhotos;
->Escovar os dentes e escrever com a mão contrária à de costume;
->Andar pela casa de trás para frente;
->Se vestir de olhos fechados;
->Estimular o paladar, comendo algo diferente;
->Ver as fotos de cabeça para baixo e tentar observar cada detalhe que antes  passou despercebido;
->Ver o horário com o relógio refletido num espelho;
-> Fazer um novo caminho para ir ao trabalho; u introduzir pequenas mudanças nos  hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o  cérebro;
->Trocar o mouse de lado;
->Decorar uma palavra nova por dia, do seu idioma ou de outro e aos poucos introduzir nas conversas de forma adequada;
-> Numa revista e procurar uma fotografia que chame a atenção e escrever 25 adjetivos que a descrevam;
->Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tentar determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identificar os objetos que decoram a sala, fechar os olhos e enumerá-los.
->Selecionar uma frase de um livro e formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras;
->Encaixar as peças corretas de um jogo ou quebra cabeça o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repetir a operação e ver se progrediu;
->Memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista;
->Ouvir notícias na televisão depois durante o dia escrever os pontos principais de que se lembrar;
->Ao ler uma palavra pensar em outras cinco que comecem com a mesma letra;
->Ler atentamente e refletir sobre o um texto.
“Quem só pratica o bem durante o dia; não teme o ataque dos pesadelos à noite, durante o sono. A consciência tranquila é medicinal. (EM).”













 




































Nenhum comentário:

Postar um comentário