quarta-feira, 31 de agosto de 2016

HUMANOS

HUMANOS
->Quem é feliz, otimista, produtivo e auto-realizado, se distancia dos problemas mentais;
->Quem sou? O que faço aqui? Qual a minha vocação?;
->A presença reconfortante de outra pessoa reduz a pressão arterial e restringe a secreção de ácidos graxos bloqueadores das artérias;
->Aprender a lidar de forma efetiva com as emoções;
->É preciso desenvolver uma profunda compreensão da realidade;
->As verdadeiras causas dos problemas se revelam ante à possibilidade de expressão dos sentimentos;
->A pessoa informada incrementa o seu nível de desempenho, a sua performance, e isto se concretiza com educação continuada;
->A potencialização da força humana só ocorre quando há a intenção de fazer melhor o que deve ser feito;
->Implicam pessoalmente, os pensamentos, sentimentos, emoções, inteligência e comportamentos;
->Os pensamentos moldam as emoções humanas;
->O conhecimento melhor de nós mesmos e do funcionamento do cérebro, valoriza os nossos mecanismos potenciais, nos motiva para sobreviver e prosperar sabendo quem de fato somos;
->Os papéis que representamos são continuamente aprendidos e são determinados por aquilo que focamos como objetivo existencial;
->Nós atuamos em dois níveis: o interior com pensamentos, sentimentos e  emoções e o exterior com os comportamentos e ações; Influenciados ou não pela cultura em que convivemos, aprovados ou não pelo sistema de valores vigentes;
->Estamos relativamente condicionados à condição cultural circunstancial, à tradição familiar, à transmissões entre gerações e aos traços dali emanados;
->A personalidade é o caráter próprio e exclusivo de cada pessoa, que a caracteriza e distingue dos demais;
->Em cada pessoa existem três partes distintas e funcionais, os seus Estados de Ego: criança, adulto, pai. Com um sistema de pensamentos, sentimentos, emoções e padrões de conduta. As emoções: alegria,  tristeza, afeto, raiva e medo. O Pai diz para a criança o que deve ou não fazer, o que é certo ou errado. O Adulto pensa, decide o que achar melhor e assim se estabelecem os egos. O Ego do Pai é um conceito aprendido da existência. O Ego do Adulto é um conceito pensado da existência. O Ego da Criança é um conceito sentido da existência. O Ego do Pai pode ser: Crítico positivo ou negativo; Nutritivo positivo ou negativo. O Ego da Criança pode ser: livre, rebelde e submisso;
->Toda a pessoa tem necessidade de contato e de ser reconhecida por outras pessoas. Isto é satisfeito por estímulos. Que é qualquer ato que implica em reconhecimento da presença de outrem pessoal ou outra forma e se expressa o estímulo por  contato físico, olhares,  gestos, expressão facial, sorrisos, palavras;
->As pessoas gostam de ser percebidas e até de serem avaliadas;
->Em princípio toda a emoção é boa, mas o resultado pode ser variável, bom ou não;
->Impulsores são formas de conduta adquiridas na infância e formam o argumento de existência, determinando um modo fixo de agir de cada indivíduo, nas mais variadas circunstâncias, impactando as suas relações interpessoais. Os Impulsores: seja perfeito, forte, esforçado, rápido, agradável;
->Permissores são mensagens que damos a nós mesmos, no sentido de permitir contrariar os Impulsores. Para cada Impulsor existe em nós um Permissor: como ser dinâmico, ético, responsável, organizado, determinado;
->A inteligência emocional geradora de afabilidade, compreensão, gentileza é fator de sucesso pessoal nas relações e empreendimentos. Compreende: autoconhecimento emocional, controle emocional, automotivação, reconhecimento das emoções dos outros, habilidade nos relacionamentos interpessoais. Inteligência emocional: cada um é único; algo que é bom para um pode não ser para os outros; validar e compreender o ponto de vista dos outros; o nosso poder está no presente, mas, influencia o nosso futuro; aproveitar as experiências passadas como aprendizagem para acertar no presente; treinar a nossa acuidade e percepção sensorial para detectar as pessoas do nosso relacionamento; assumir responsabilidade por aquilo que fizemos e não deu certo; colocar-se, empaticamente, no lugar dos outros; não criar e nem guardar mágoas e ressentimentos e nem lamentar os nossos fracassos, as falhas também ensinam muito para o processo de aperfeiçoamento pessoal, funcional e operacional;
->Inteligência Interpessoal é a habilidade de entender os outros;
->Inteligência Intrapessoal é a habilidade de entender os outros e formar em si mesmo um modelo verdadeiro e preciso e usá-lo de forma efetiva e construtiva;
->As forças pessoais utilizadas em excesso, transformam-se em suas próprias fraquezas;
->As fraquezas humanas, na realidade são forças, sob outra forma, pois se existe fraqueza é porque existe força em contraste, concomitantemente. O nosso ponto mais forte, é o nosso ponto mais fraco; porque somos atacados no nosso calcanhar de Aquiles;
->Existe em nós um mito de perfeição e expressamos as nossas fraquezas em condições desfavoráveis;
->Quando nos unimos aos outros garantimos uma sinergia maior e ficamos capazes de dominar uma variedade ampla de situações;
->Cada um possui traços pessoais, que representam um reduto básico de forças, que podem trabalhar em seu favor e converter-se num manancial de recursos pessoais poderosos;
->A eficácia de alguém depende da maneira com que se utiliza de seus recursos potenciais disponíveis;
->Cada um deve ter claro em sua mente, o impacto que causam os seus comportamentos e procedimentos, agindo ou se omitindo;
->Existem muitas maneiras eficazes para lidar com uma mesma situação, porque ninguém é hábil em todos os estilos;
->Os relacionamentos evoluem quando todos os estilos, dons e talentos são respeitados e ninguém impõe o seu modo a outrem;
->O desenvolvimento organizacional acontece estimulando às pessoas brilhantes, imaginativas e ambiciosas e colhendo o que elas têm de melhor a oferecer para o contexto;
->As pessoas chegam ao sucesso de maneiras diferentes, mas, todas com uma concepção eficaz do que é êxito;
->Se ficamos nos culpando por aquilo que não somos; acabamos perdendo um tempo precioso, tentando ser outra pessoa, ao invés de sermos o que somos nós mesmos;
->Todos querem descobrir a obra prima de comportamento a ser imitado, mas isto é utopia;
->Cada um é único e diferente, só existem semelhantes humanos, não humanos iguais; O bem estar emana da individualidade;
->Ninguém é perfeito e não se pode ser tudo para todos:
->As pessoas tem poder para modificar as suas crenças e atitudes; mas, isto não acontece instantaneamente, depende, inclusive, de com os outros nos veem;
->As estratégias de controle da força pessoal consistem em aceitar as próprias limitações, acreditar em sí, aprender a prática de novos comportamentos ampliativos e combinatórios voltados para a assertividade;
->Confiar na habilidade de compreender e dominar as respostas dadas emocionalmente;
->A grande busca atual é conseguir aproveitar com plenitude a capacidade de que está dotado um indivíduo humano;
->A motivação é como uma arte que precisa ser desenvolvida com engajamento e comprometimento, realização dos sonhos e atingimento de objetivos claramente projetados;
->As pessoas desempenham papéis e apresentam necessidades; isto faz melhorar a sua motivação e desempenho; porque as necessidades impelem para que se busque a sua satisfação;
->Quando há compatibilidade produtiva as pessoas produzem com eficácia, satisfazendo às suas necessidades e interesses, incrementando o resultado final da sua ação;
->Fatores profissionais: capacidade de planejamento, de organização, de acompanhamento, estilo de liderança, de comunicação, tomada de decisão, administração do tempo, volume de trabalho, potencial criativo e flexibilidade;
->Fatores comportamentais: capacidade de priorizar e lidar com conflitos imprevistos, gestão de mudanças, relacionamento com os superiores, gestão de conflitos, controle de emoções, relacionamento afetivo e em grupo, imagem pessoal e necessidade de realização;
->Para ser feliz é necessário ser útil; para ser útil é necessário ser competente, hábil e produtivo. O trabalho é uma fonte de realização para todos;
->As pessoas tem necessidades e papéis diferenciados, de acordo com os seus interesses, habilidades, valores e crenças. Quando se consegue o alinhamento nestas circunstâncias, o desempenho pessoal gera resultados auspiciosos;
->O autoconhecimento evidencia para a pessoa, os seus pontos fortes e as suas vulnerabilidades, diagnosticando-lhe e dando-lhe condições claras, do que pode e deve ser feito para a mudança comportamental compulsória, capaz de gerar um bom desempenho amplo;
->A negociação é uma atividade humana facilmente identificável, que ajuda às pessoas a atingir os seus objetivos e solucionar a sua problemática:
->Negociar é ganha-ganha; perde-perde; em ambas as nuances, configura-se a consideração recíproca de interesses entre as partes pactuantes;
->Uma pessoa assertiva concilia as suas motivações e interesses, com as possibilidades e limites impostos pelo meio. Conhece os seus limites e os dos outros, não se omite na defesa dos seus interesses, deixa saídas honrosas para os seus interlocutores e os vê como parceiros;
->A assertividade defende  os direitos individuais e exprime pensamentos e convicções de forma apropriada, direta e honesta, de modo a não violar o direito dos outros. O assertivo é consistente, olha direto nos olhos, mantém a cabeça firme, as mãos longe da boca quando fala, tem movimentos e atenção concentrados, postura reta, indumentária natural e discreta, sem modismos vulgares, permanece parado e com movimentos calmos, cumprimenta com aperto de mão vigoroso, mantém as mãos pousadas tranquilamente;
->O poder conferido pela qualificação pessoal, permite mudar a realidade e alcançar objetivos e sonhos, indo de um estágio para outro sucessivamente. O verdadeiro poder pessoal é a moral, a atitude, a persistência, a capacidade persuasiva, a legitimidade, a especialização, o compromisso, o conhecimento e a integridade;
->A pessoa precisa estar bem informada, concentrar-se nas idéias, proporcionar alternativas para os outros, saber calar e ouvir, ter consciência de que se quer consideração alheia o tempo todo, deve separar os relacionamentos pessoais das demais situações;
->Nos relacionamentos é recomendável parar de falar para ouvir, colocar-se no lugar dos outros, perguntar quando não entende, não ser apressado, concentrar-se no que está falando, controlar as suas emoções, reagir às idéias e nãos às pessoas, aprender a intuir o que não foi dito, ouvir como algo é dito, não antagonizar com o emissor da fala e evitar julgamentos precipitados;
->As pessoas que não tem opinião formada aceitam facilmente os argumentos apresentados sem colocar restrições. As pessoas se interessam mais por um tipo de mensagem, quando percebem algum tipo de interesse, vantagem ou ganho, principalmente de ordem pessoal. Várias barreiras estão presentes num diálogo entre o emissor e o receptor, tais como: desatenção, impaciência, pré-conclusões, desconfiança, resistência, pouco tempo disponível, ambiente inadequado e forma inadequada de exposição da temática abordada;
->O Feedback pessoal é uma mensagem informando a alguém sobre a sua atuação e como esta afetou os outros. É o retorno por terceiros sobre determinado comportamento observado. Dar feedback é necessário, mas deve ser feito com sutileza ao comunicar o fato, porque as pessoas não gostam de ser expostas em suas deficiências e lacunas, e as implicâncias disto impactam todo um processo. Por outro lado, o feedback gera satisfação, quando é uma resposta aguardada e tem conotação positiva de reconhecimento de mérito e bom desempenho do recebedor da avaliação. Quem transmite mensagens a terceiros, geralmente espera um retorno. Quando se avalia alguém, se está praticando feedback e os avaliados ficam na defensiva, sentem medo, não aceitam julgamento e  outras barreiras acontecem neste processo apreciativo. Todavia, a franqueza, a realidade da situação são indispensáveis, senão é perda de valor avaliativo. Pois, o feedback é um retroalimentador de um sistema, para aperfeiçoar o seu funcionamento e produtividade;
->Eu aberto: mostra a parte do Eu conhecido por mim e pelos outros também. Eu cego: é a parte do meu Eu conhecido pelos outros e desconhecido por eu próprio. Eu oculto: é a parte do meu Eu conhecido por mim, mas desconhecido pelos outros. Eu desconhecido: compreende os aspectos obscuros que influenciam o nosso comportamento, mas são por nós desconhecidos e também pelos outros;
->Exposição é forma pela qual expressamos os nossos sentimentos e idéias. Nós somos mais do que expomos;
->Os conflitos fazem parte do processo de evolução humana e são necessários para o desenvolvimento e crescimento de tudo: familiar, social, político e organizacional. É um estado de tensão que gera uma mobilização para operar mudanças e obtenção de melhores resultados;
->Retirada estratégica significa evitar um confronto com uma problemática, como tática para ganhar tempo, reestruturar-se, achar momento mais oportuno, adicionar conhecimento alternativo mais adequado, menos oneroso, mais eficaz, menos complexo, mais factível, confiável, para retornar ao confronto em boa vantagem contra o obstáculo problemático circunstancial ungido de êxito e sucesso.
“Quão imenso é o conteúdo estrutural de cada indivíduo humano. Quanto mais sondamos, mais resta por explorar. Ao mesmo tempo não somos simplesmente nada, não temos o domínio da vida. Só existimos, temporariamente, por dádiva. (EM).”
















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