quarta-feira, 1 de junho de 2016

MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL

MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
->MUNICÍPAL: Os Municípios, (Do latim:
Aquela entidade que recebeu privilégios), Espaço territorial, o único realmente físico e existente,  que se governa segundo às suas próprias leis. A sua séde, a área urbana, chama-se cidade (Do grego: muitos habitando juntos). Divide-se em Distritos (Do latim: separação em partes), Vilas e Linhas. Poderes: Executivo e Legislativo. Cargos: Prefeito e Vice (Do Latim: posto acima dos outros; aquele que precede o que é feito). Secretários (Do latim, pessoa a quem se confia segredos). Vereadores (Do Português: aqueles que cuidam de várias funções das cidades). Funcionários (Do Latim: aqueles que tem deveres para que algo funcione). Os Vereadores, da Câmara de Vereadores, legislam e julgam as contas do Município. O Prefeito, na Prefeitura Municipal executa o governo do Município e os funcionários municipais executam as atividades necessárias ao funcionamento da entidade Municipal.
==============================
->ESTADUAL: Os Estados, (Do Latim status, condição, situação, de stare, estar, ficar de pé). Tem a sua Constituição e Leis. Dividido em Municípios. Na realidade não tem espaço territorial físico, está delimitado, por convenção, sobre o espaço territorial dos Municípios que o circunscreve. Não existe um espaço territorial físico separado para o Municipal, para o Estadual e para o Federal, as três Entidades se assentam sobre o mesmo espaço territorial. A sua séde é uma cidade, denominada Capital, (Do latim CAPITALIS, que significa relativo à cabeça, principal, o que manda, CAPUT, cabeça.) Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Cargos: Governador e Vice (Do grego, Timoneiro), Secretários, Deputados Estaduais (do latim, significa delegado, enviado em comissão legal; imputado, incumbido, destinado), Desembargadores (Do latim, aquele que tira obstáculos, tolhimentos), Juízes (Do latim, judex, ius (o correto) + dex (relacionado com dizer), é aquele que diz o que é justo e o que é certo; que diz o direito). Militares Policiais (Do latim, militantes, do grego, guarda das cidades) e Funcionários. Os Deputados Estaduais da Assembleia Legislativa legislam e julgam as contas do Estado. O Governador exerce o cargo de execução da administração Estadual. Os Juízes e Desembargadores julgam as demandas judiciais e os Funcionários Estaduais executam as atividades necessárias ao funcionamento da Entidade Estadual. ============================
->FEDERAL: A República Federativa do Brasil, a União, o País, a Nação, a Pátria. (Do grego, território governado por um patriarca. Do Latim, Terra paterna. Do Latim, nascidos e homogênos). Tem a Constituição Federal, as Leis e compreende todo o território físico formado por todos os Municípios e ocupado por todos os Estados Membros, que acaba sendo o seu espaço territorial, delimitado pelas fronteiras com os demais países existentes.  A sua séde fica numa cidade denominada Capital Federal. Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Cargos: Presidente e Vice (Do latim, praesidere significa estar sentado à frente e está situado em frente para proteger aos demais). Ministros (Do latim, servente). Senadores (do latim, Sen, senex, significa velho, idoso, mais respeitável). Deputados Federais. Ministros e Juízes Federais. Militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e Funcionários Federais. O Presidente governa, Os Senadores e Deputados Federais legislam, fiscalizam e julgam as contas Federais, Os Ministros e Juízes do Judiciário julgam as demandas, os Militares fazem a segurança nacional e os funcionários federais executam as atividades necessárias ao funcionamento da Entidade Federal.
“O sustentáculo de todos e de tudo está na organização adequada dos pensamentos, das atitudes, dos entes, entidades, espaços e movimentos. (EM).”



Nenhum comentário:

Postar um comentário