terça-feira, 5 de janeiro de 2016

COMPORTAMENTO EDIFICANTE

POSTURA BENÉFICA

Uma pessoa notável e de qualidade moral, espiritual, ética, humanística, social e profissional, é marcante e diferenciada pela prática, como o seu padrão normal, das seguintes posturas:
Responsabilidade: Cumpre o que promete e assim gera confiança. Constrói para si habilidade. Quando comete erros admite que os praticou e aprende lições para não repeti-los.  Concentra-se na sua atribuição e afirma perante os outros. Sabe que para melhorar qualquer situação, a pessoa tem que ela melhorar primeiro. Tem consciência de que não é os seus sentimentos, não é os seus problemas, não é o seus pensamentos, eles apenas decorrem do fato de existir. Envolve-se nas suas atribuições, com comprometimento, empregando as suas competências e habilidades com denodo, para alcançar o resultado mais exitoso.
Equilíbrio: Assim consegue alcançar a verdadeira eficácia. Agenda as suas prioridades. Destina o tempo e a atenção adequados para cada circunstância ou evento. Combina sensatamente pensamentos, sentimentos e emoções. Formata as etapas de uma tarefa, de maneira inteligente, destinando a concentração de esforços, estrategicamente, para que cada etapa contribua para o sucesso e a praticidade da outra e assim seja atingido o sucesso do todo.
Escolha: A rigor, ninguém é atingido, emocionalmente, por outrem sem o seu consentimento. A mudança pessoal só pode ser começada pelo interior da pessoa. O poder de mudar, escolher e responder é inerente a cada um, segundo os seus dons de autoconhecimento, consciência, vontade independente e imaginação criativa. A felicidade é uma escolha, seguida de ações, decisões e opções. O sofrimento do indivíduo está diretamente relacionado com a forma como reage ante tudo o que lhe acontece. O comportamento de alguém é construído em função das suas decisões. A pessoa vive o ambiente que molda com os seus pensamentos, crenças, ideais e filosofia de existência. Nos momentos difíceis é que se deve ser forte. Cada um é o que é hoje, pelas escolhas que fez ontem.
Contribuição: A diferença edificante entre as pessoas está nos atributos: visão, disciplina, entusiasmo e consciência. Ser um modelo, não um crítico. Ver as fraquezas dos ouros compassivamente. Os dons naturais e espirituais geram energia e entusiasmo ilimitados. Utilizar o tempo suficiente com o que realmente contribui e importa. Procurar ser sempre o melhor do que pode ser. As atividades mais importantes são aquelas feitas dentre da residência de cada um, porque elas induzem o que será feito externamente.
Coragem: Ser efetivo, que significa fazer aquilo que realmente funciona. O maior risco é uma existência sem riscos. Ter a coragem de propor mudanças diante de um quadro inadequado, inoperante, ineficaz; com sinceridade e pro atividade. Suplantar obstáculos difíceis, visualizando oportunidades. Ousar sensatamente, sabendo que existem riscos inerentes ao processo. Sempre fortalecer a resolutividade, nunca o problema.
Efetividade: Ser efetivo é equivalente a atuar segundo o ponto de equilibro, quando as forças em circunstância são proporcionais. Existe uma trilogia: eficiente, eficaz, efetivo; sem a última condição, as duas primeiras tornam-se vãs. O programador escreve o programa, roda o programa e aplaude a sua efetividade, o seu resultado com absoluto sucesso. Deve-se abordar o problema real para dar-lhe solução. Um pensamento que leva à pessoa ao alheiamento de um problema que lhe afeta, se constitui num problema maior. Ser eficiente não é focar só no problema, mas encontrar as oportunidades que vicejam ao seu redor. A efetividade é essencial em todos os processos de crescimento e desenvolvimento. Nem sempre o extremamente ocupado é efetivo, às vezes só divaga. Quem é efetivo sempre deixa um legado à posteridade. As pessoas se realizam quando são competentes e hábeis para realizar algo efetivo. A competência para se comunicar, efetivamente, de capital importância em todo o tipo de relações.
Empatia: É importante causar, naturalmente, boa impressão nos outros. Ser influenciável implementa influenciar outrem. Ouvir com empatia, com a intenção de compreender o outro e os seus pontos de vista, sentimentos e emoções; não implicando em concordar, apenas considerar, que cada um tem direito de posicionar-se. A necessidade insatisfeita é um motivador por excelência, especialmente quando compartilhada com um conselheiro empático. Para ser compreendido é bom primeiro saber compreender os demais. Porque tudo começa por uma mudança e atitude empreendida no próprio indivíduo, sem a qual não interagirá com o externo. Um negócio logra grande chance de sucesso, quando os negociantes agem de maneira, ativa, reflexiva e empática. Ouvir com intenção de compreender e não de responder. A missão de cada um só é realmente interessante para ele, os outros, individualmente, tem as suas próprias missões que lhes movem a atenção. As pessoas se comportam mais por sentimento do que por pensamento. Com as coisas eficiência, com as pessoas eficácia.
Integridade: Os erros cometidos, devem ser admitidos com humildade e corrigidos imediatamente. O íntegro é impelido por forças internas de valor moral, espiritual e ético. Integridade é ser leal com relação à aqueles que estão ausentes na circunstância. O caráter de um indivíduo é composto de hábitos, que se expressam em comportamentos e procedimentos. Estes exteriorizam o que tem no interior da pessoa. O bem é sempre totalmente benéfico. As raízes de tudo são de origem espiritual; portanto uma questão de opção correta a respeito do transcendental. As virtudes perecem gradualmente, mediante a queda da integridade. Cada indivíduo deve ter um conceito próprio a respeito do que representa, não se deixando influenciar por modismos, vulgarismos, marcas mundanas, grifes, movimentos sociais de liberalidade de costumes, quebras de padrões morais, que só enfraquecem os valores, princípios e padrões interiores, levando a humanidade, avassaladoramente, para o caos e as trevas da imoralidade maligna.
Liderança: Ser líder da sua própria pessoa. Tratar os outros como gosta de ser tratado. Praticar disciplina para exigir disciplina dos demais. Ser líder é uma escolha, que acontece entre um estímulo e a sua resposta; portanto implica em procurar ser eficaz no exercício da função. Líder não é só chefiar ou gestionar é conduzir pessoas para objetivos comuns e satisfatórios. Sempre tendo em mente, que as pessoas são o melhor investimento de uma organização o seu ativo mais significativo. Administrar com o hemisfério esquerdo e liderar com hemisfério direito do cérebro. Não se muda o fruto, sem mudar a raiz da sua árvore.
Aprendizado: O avanço do conhecimento implica numa ruptura da velha maneira de pensar dos superados paradigmas. É preciso aprender a desaprender para reaprender. Ai acontece a catarse para a reciclagem, a aquisição de novos conhecimentos, novas maneiras de fazer a mesma coisa, com mais simplicidade, menos esforço, menor custo, maior benefício e acessibilidade. A educação das emoções e sentimentos precede à educação da mente. O principal da educação é o aspecto espiritual, moral, ético e a formação do caráter do indivíduo. Quem sabe e não faz, realmente não sabe. O verdadeiro conhecimento consiste em ser.
Amor: Os relacionamentos devem estar fundamentados no verdadeiro conceito original de amor. A/mor; a significa negação, não és. Mor, significa maior. Resultado do termo: Não és maior do que o teu próximo, portanto, és igual. Amar significa honrar o outro, colocando-o acima dos seus interesses pessoais; tratando-o com elevado humanismo, dispensando a ele só o que agrada e não contraria a si próprio. O mandamento diz: “Ama a Deus sobre todas as coisas e a próximo como a ti mesmo.” Isto se basta, nada mais é necessário para uma sociedade eterna, justa, pura, verdadeira e perfeita. Ao seu tempo e plenitude, ASSIM O SERÁ!
Potencial: O ser humano é completo, único e capaz de moldar o seu próprio destino, embora ainda numa condição de falível e imperfeito. Para potencializar o seu potencial transformador, o individuo tem que ter visão, iniciativa, ação, perseverança, paciência, consciência, respeito, conveniência, coragem e fé. A pessoa só vai prospectar o tamanho do seu potencial, colocando-lhe desafios e estímulos e implementando a intencionalidade expansiva com atitudes proativas e efetivas, lastreadas em eficácia comportamental e real desejo e comprometimento de concretização.
Autodisciplina: A disciplina é uma filosofia, conjunto de exercícios, valores, um propósito maior, que organiza comportamentos e procedimentos desejados, para alcançar sucesso no que é empreendido. Os caminhos corretos conduzem à realizações louváveis. Gerando uma sensação de liberdade. Toda a vitória particular precede a uma vitória pública ou coletiva. O sucesso de qualquer intento está na observância das regras e estratégias adequadas e apropriadas para a sua colimação segura, eficiente, eficaz e efetiva. Um objetivo comum, com todos os recursos canalizados, racionalmente, para o seu exitoso atingimento.
Sinergia: A crença na possibilidade de superação de obstáculos, dificuldades, necessidades, defeitos, imperfeições, crises, deficiências e similares. A capacidade para produzir cada vez mais com os mesmos recursos. De conseguir resultados nunca alcançados pelos outros, sendo diferenciado, inovador, criativo, proativo. A conjugação de esforços, conhecimentos, tecnologias, ideias são geratrizes sinergéticas significativas e efetivas. Uma terceira alternativa sempre é contributiva, para expandir possibilidades, ampliar habilitações, gerar métodos e técnicas, que redundam em sinergia.
Confiança: Só é digno de confiança que for confiável. A confiança das pessoas presentes, se ganha sendo leal àqueles que estão ausentes. As pessoas confiam naqueles que íntegros e corretos nas suas atitudes e ações de rotina. Confia-se naqueles que se conhece o caráter. A confiança é uma forma elevada de motivação humana. A confiança gera uma comunicação fácil e instantânea.
Verdade: Ser veraz é garantia de credibilidade pessoal, de elevação de conceito moral e ético, de recebimento de atribuição de missões importantes, de consideração diferenciada. No tocante à verdade, tudo é relacionado a efetividade, à realidade das coisas. A maneira como vemos o problema é o problema. Vemos o mundo, não como ele é de fato, mas como nos somos condicionados a vê-lo. Quando descrevemos algo, na verdade estamos descrevendo as nossas percepções e paradigmas, não quer dizer que aquilo é como nós vemos e descrevemos.
Visão: É antever fatos futuros, indo mentalmente até as imagens mentais da sua simulação e depois voltando, mentalmente, à realidade presente, para construir o formato completo de medidas que devem executadas para atingir à sua concretização, conforme fora imaginado e visualizado. Isto motiva o indivíduo para diariamente fazer o que é necessário e efetivo para alcançar o objetivo idealizado. A motivação é interna e pessoal; o estímulo é externo e interpessoal. Para sermos verdadeiros precisamos mudar as nossas percepções, dando-lhes uma conotação de maior proximidade e similitude com o que é efetivamente realidade.
Ganha/Ganha: A mentalidade da abundância reside na lógica ganha/ganha; onde todos os relacionados num pacto ganham e ninguém perde. Porque há abundância suficiente para partilhar com todos. Gerando compartilhamento de influência, prestígio, capacidade, competência, habilidades, lucros, rendas, patrimônio, satisfação e realização. A abordagem ganha/ganha é a única alternativa real de interdependência. O sucesso neste paradigma é acessível a todos os compartilhantes. Isto é aplicável nos negócios, nas relações pessoais familiares, afetivas de amizade e se constitui como passe de acesso ao emocional de qualquer pessoa. A vitória mais empolgante é quando os dois lados vencem, eliminando as zonas de atrito. Esta técnica busca o benefício mutuo nas interações humanas. Gera um caráter de integridade, maturidade, confiança e uma mentalidade de abundância para todos.
“O pensamento acaba produzindo uma ação, um hábito, uma experiência, uma prática, uma capacidade para fazer, um feito e os mecanismos para gerenciar o próprio destino. (EM).”







Nenhum comentário:

Postar um comentário