sábado, 16 de janeiro de 2016

SÍNTESE TEOLÓGICA

SÍNTESE TEOLÓGICA
Por ERNIDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
No terceiro céu: a Divindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Querubins, Serafins e os outros anjos. Cada um da Divindade com função configurada, o Pai: a Vontade Suprema; o Filho de Deus: Toda a Determinação do que deve ser feito; o Espírito Santo: a Concessão de todo o Poder, para que tudo aconteça inclusive o provisionamento e a retirada da vida das criaturas; os Anjos, como Ministros, os executores de tudo, com o poder que lhes é conferido pelo Espírito Santo. Os Querubins serviam mais próximos da Divindade, os Serafins adoravam, cumpriam missões e ungiam os escolhidos.
Todos os que estão no conceito de Céu, são espirituais. Espírito não tem corpo, não ocupa espaço, é invisível. O Céu é só para espíritos e a Terra para os humanos, que são materiais.
Condição celestial: perfeição, pureza, veracidade, justiça e santidade. A Divindade com os atributos de: Infinitos, Oniscientes, Onipresentes e Onipotentes.
Um querubim, Lúcifer, lá no Céu, empolgou-se com a sua elevada função junto à Suprema Majestade Divina; entendeu-se “poderoso” e “autossuficiente” e proclamou-se como se fora igual a Deus e convenceu um terço dos Anjos, para rebelarem-se e desobedecerem ao Supremo, declarando-se independentes.   Surgia nesta circunstância, no céu, o pecado, que é a transgressão da Lei. Deus, como Supremo Magistrado, instalou um Tribunal para o julgamento de Lúcifer e os seus anjos rebeldes. O Arcanjo Miguel (O Filho de Deus) e os seus Anjos defenderam o Bem; e o Dragão Vermelho (Lúcifer) e seus anjos rebeldes o mal, mas não prevaleceram. Julgados, foram condenados, expulsos do céu, jogados sobre a Terra, para serem destruídos, depois de um longo tempo de testagem do Bem e do mal. Quando tiverem plena convicção de que os juízos de Deus são justos, que digno é o Cordeiro de Deus de Julgar, então serão eles destruídos no Juízo Executivo.
Deus, através de Jesus reorganiza a Terra e o seu sistema astronômico, cria os humanos e animais, sem uso de vestimenta. Institui o dia de sábado, como propício para Deus dedicar atenção especial às criaturas humanas e como um sinal dos que serão salvos para a vida eterna. Coloca-os numa condição paradisíaca no Éden, em perfeição, pureza, justiça, verdade e separados só para a prática do Bem, que é benéfico. Libera tudo o que produz de vegetais no espaço, para alimento, adequado e sazonal, para os humanos e animais; coloca uma restrição: não devem comer do fruto da árvore do conhecimento, se fizerem isto, conhecerão o Bem e o mal e recairá sobre eles a maldição da pena de morte eterna. Institui o casamento, prefigurando que todos os salvos ganharão um corpo novo, herdado de Jesus, o Filho do Homem. Instituiu o trabalho, a ocupação. Criou o sexo procriativo. Adão e Eva geram Caim e Abel. Os humanos tinham contato direto com Deus. Eva é tentada pelo Diabo, incorporado numa serpente, o animal mais astuto e come do fruto proibido, e também o seu marido Adão assim o faz. Deus os interroga e confessam o pecado, amaldiçoados são expulsos do Éden, condenados para a morte eterna. Com a natureza pecaminosa hereditária. Deus por Misericórdia promete-lhes um Resgatador, um Salvador humano, qualificado como o Cordeiro de Deus, que morreria, vicariamente, a morte a eles sentenciada. Ordenou que sacrificassem dois cordeiros nesta simbologia e transmitissem  de pai para filho este ritual. Caim, agricultor, ofereceu cerais, não foi aceito por Deus. Abel sacrificou cordeiro e foi aprovado. Surge uma inveja entre irmãos, Caim assassina Abel, cujo sangue, que é vida, clamou por justiça Divina. Por Caim o mal se propagou geometricamente, era só maldade.
A situação estava insustentável e Deus Chamou Noé e anunciou que iria mandar um dilúvio para destruir toda a vida sobre a face da Terra. Recomendou que construísse um enorme Barco e recolhe-se no seu interior alimentos e um casal de cada espécie animal. Cento e vinte anos construindo e anunciado e só oito pessoas entraram no barco. Deus fechou as suas portas e choveu quarenta dias e quarenta noites. Tudo e todos destruídos. O alimento das criaturas, mediante o sacrifício de animais, com instinto de defesa; o sangue é o símbolo da vida biológica. Da multiplicação a partir da família de Noé a Terra povoou-se, novamente. A Torre de Babel, o surgimento dos idiomas. O mal proliferando, o Diabo e os seus anjos maus propagando o pecado, a morte ceifando vidas, a injustiça imperando. A destruição, por fogo, de Sodoma e Gomorra, diante de um contexto generalizado de devassidão sexual; prefigurando como será a purificação da Terra, no tempo final, através do fogo que cairá do Céu com enxofre. Deus anuncia pelos profetas o Plano da Salvação de Humanidade, em várias mensagens ao longo das épocas. Revela que uma virgem dará a luz ao Filho do Homem, Jesus o Salvador vicário, na simbologia de um Cordeiro de Deus.
Deus chama Abrão, Isaque e Jacó, denominado de Israel e gerador das doze tribos de Israel. O povo hebreu, das doze tribos, fica exilado no Egito, por quatro séculos e Deus chama Moisés para libertador e dá os Dez Mandamentos da Lei de Deus. Deus dá o projeto e determina a construção do Santuário Terrestre, prefigurando o Santuário Celestial, onde atualmente está acontecendo o Juízo Investigativo de todos os que já morreram a primeira morte. O sono da morte. Os seus corpos já se decompuseram, não serão reaproveitados, mas as suas mentes estão apenas desativadas, temporariamente.
Na trajetória espiritual da humanidade existem duas mulheres simbólicas: A igreja militante e depois triunfante que é a esposa de Jesus, ela se desdobra nos salvos e a igreja apostata, a esposa do diabo, o conjunto dos condenados a segunda morte, a eterna.

Nasce Jesus, o Filho do Homem, inaugurando tempo do fim, o Salvador Vicário de toda a humanidade, que assim quiser fazer a escolha. Filho de Maria, a virgem da Tribo de Judá, casada com José, gerado pelo poder do Espírito Santo, sem conjunção carnal. O Filho de Deus, como segundo Adão, se fez homem e habitou entre nós. Cumprindo o que diz: o homem à imagem e semelhança de Deus. Vive trinta e três anos, tentado pelo diabo, mais do que ninguém, manteve-se perfeito, puro, justo, verdadeiro, santo e imaculado, ligado ao poder conferido pelo Espírito Santo, acessível à toda a criatura humana, nunca pecou. Prega o Evangelho das Boas Novas da Salvação, institui o Batismo, é Batizado, vicariamente, sepultando a velha criatura pecaminosa nas águas, em favor de todos os que serão salvos. Opera pelo Poder do Espírito Santo, curas, ressurreições e toda a espécie de prodígios. Ensina-nos a Orar, como forma de clamar a intervenção da Divindade na solução dos nossos problemas e necessidades. Os anjos ao comando do Arcanjo Gabriel recolhem os nossos pedidos e agradecimentos entregam para Jesus, este submete ao parecer do Espírito Santo e daí para o Supremo Pai Deus, que responde de acordo com a conveniência da perfeição e do bem do contexto espiritual e do pedinte. Só por Jesus a oração flui, porque o pecado nos separa de Deus. Escolhe doze apóstolos, para a continuação da pregação do Evangelho e ministração dos sacramentos do Batismo, Casamento, Santa Ceia, Bênçãos, Unções e Rituais. Morreu sacrificado na Cruz, para resgatar da morte eterna os Filhos Adotivos de Deus. Foi ressuscitado e elevado ao Céu, no Santuário Celestial e como Sacerdote permaneceu no Lugar Santo de 27 de maio de 31 até 21 de outubro de 1844. No dia 22 de outubro de 1844, Jesus como Sumo Sacerdote entrou no Lugar Santíssimo e começou a execução do Juízo Investigativo de todos os que já morreram.  Abertos os Livros de Apontamentos das Obras e o Livro da Vida, estão sendo procedidas as Absolvições e as Condenações de cada julgado. Para todo aquele que morre a primeira morte acabou o tempo do Reino da Graça. Quando Jesus concluir o julgamento Investigativo de todos e forem selados os justificados; serão lançadas as últimas pragas, então Jesus fará o seu Segundo Advento à Terra. Aparecerá nas Nuvens o Filho do Homem, todos os astros serão abalados, todo o olho o verá, será um dia de densa escuridão e clamor, quando o som da última trombeta soar, A mente dos salvos será reanimada e serão arrebatadas aos altos; Jesus executará a Batalha do Armagedom, destruindo todos os ímpios; Prenderá Satanás por uma cadeia de circunstâncias, por mil anos.
No Juízo Investigativo, o primeiro julgamento, todos os humanos serão julgados, segundo consta dos apontamentos nos Livros das Obras e da Vida. Jesus atua como Advogado Defensor dos que em vida confessaram o seu Nome, invocando sobre si, a justiça que Jesus praticou na Terra, sem nunca pecar ou se macular, guardando todos os Mandamentos da lei de Deus. Satanás fará a acusação contundente dos pecadores e toda a humanidade pecou, não houve um justo sequer. Diante desta acusação, os que serão salvos afirmarão com convicção: “Em Jesus guardei todos os mandamentos e nunca pequei”
Durante o Milênio, acontecerá o Juízo Judicativo, o segundo julgamento. Os salvos estarão já justificados por Jesus e purificados pelo Espírito Santo. Serão reabertos os registros do Juízo Investigativo e analisada à luz de elevada justiça, veracidade, pureza, perfeição, santidade e convicção a condição de cada um que foi julgado, para verificar se o veredicto foi justo. Judicare significa reivindicar justiça.
Após o Milênio, ressuscitados os ímpios, solto satanás, será executado o Juízo Executivo, o terceiro e último julgamento. Todos afirmarão: “Justos e verdadeiros são os seus juízos e Digno de Julgar é o Cordeiro.” Satanás, os seus anjos maus, a mente dos ímpios, a sepultura, a morte, o pecado, serão lançados no lago de fogo. Neste estágio também termina o julgamento iniciado no Céu, antes do mundo. A terra e todos os seus elementos serão purificados e se fundirão com fogo purificador.
Haverá novos Céus e Nova Terra, não haverá mais lembranças do que passou. Os salvos serão introduzidos na Nova Jerusalém, que não é local, mas sim uma condição paradisíaca, na Nova Terra e nela habitarão, desfrutando, condicionalmente da vida eterna. Haverá a Árvore da Vida, cujos frutos serão alcançados pelos Anjos. Participarão da Ceia das Bodas do Cordeiro, que significa o seu novo corpo provido por Jesus, o Filho do Homem, que será multiplicado até contemplar um terço de todos os humanos que existiram, antes na Terra; configurando a expressão: Deixarão pai e mãe se unirão homem e mulher formando uma só carne, o Corpo de Jesus, o Filho do Homem, preservado da corrupção e servido a todos. Lembrando: “Eu sou o pão que caiu do Céu. Aquele que não comer do meu corpo e não tomar do meu sangue, não terá a vida eterna”.
Os salvos herdarão, por cessão de domínio útil, a Terra e nela habitarão, eternamente. Não haverá mais santuários, porque não será mais necessário. Terão contato direto com a Divindade, todo o Sábado, nas Luas Novas e na Festa Anual dos Tabernáculos. Não haverá mais lagrimas, fadiga, doenças e nem morte. As pessoas serão assexuadas, nem se darão em casamento. A quantidade de população estará completa, e acordo com a densidade demográfica perfeita. Não haverá intervenção na natureza. Os alimentos serão naturais e sazonais. Tudo restaurado ao estado original, aperfeiçoado, salvaguardado, Reino de Sacerdotes, para oferecer testemunho ao Universo da gloriosa intervenção Divina, concedendo misericórdia infinita, compaixão, perdão, morrendo em lugar dos pecadores.
SER HUMANO ANTES DA QUEDA:
       Homem acabado e completo, perfeito, puro, justo, apecável, imagem e semelhança de Jesus, santo, imortalizado, contato direto com Deus, trabalhava e descansava; sexualização pelo processo de cio, alimentos naturais balanceados. Acesso à Árvore da Vida.  Degradação natural, ambiente funcional, avestuário; iluminação natural, vivência em meio ambiental; seres vivos auto-renováveis, vida inatacável; sistema higiênico natural, sistema energético equilibrado e proporcional; Sistema orgânico funcional normal e inatacável; ocupação espacial alimítrofe e aproprietal; procriação estratégica proporcional. Relações sociais aeconômicas e aemulativas; Condição ideal e lógica; inexistência de arrimos, próteses, amplificadores; perfeito equilíbrio ecológico natural; saúde e conservação orgânica perfeita e estável e fraternidade.                  
SER HUMANO DURANTE A QUEDA:
    Homem pecador, impuro, injusto, mundano, mortal, cansaço, fadiga, suor, tristeza, lágrimas, morte, sentimentos negativos, mesquinharia, sacrifícios de vidas, sexo acíclico-malicioso; imagem de Adão; perdeu o contato direto com Deus; quebrou o equilíbrio repositório; alimento animal; amaldiçoado; desequilíbrio natural; iluminação artificial, frio, calor, vestuário, doenças, envelhecimento, degeneração, corte de cabelo, barba, unhas; escadas, propriedade predial, abrigo, transporte, óculos, dentaduras, próteses, hospitais, prisões, hospícios, dinheiro, compra e venda, disputas, guerras e mal.
BASE BÍBLICA:
João 4:24; Lucas 24:39,40; II Cor. 3:17; Lev. 19:2; João 1:18; Apoc. 12>7; João 1:1,2; João 14:7; João 1:1-3; Judas 9; Gen. 3:24; Isaias 6:2; Hebr. 1:7,14; Isaias 14:10-20; Ezeq. 28:12-19; Apoc. 12:1-12; Judas 6; Apoc. 12:12;  Gen. 1:1-30; 2:8; Gen. 1:31; 3:20; 1:27,28; 2:20-23; 2:9; Gen. 2:2,3; Gen. 2:24; Gen. 2:15; Gen. 1:28; Gen.2:17; (Gen. 3:8;  Gen. 2:25; Gen. 3:1-6; Gen. 3:6; Gen. 3:7;  Gen. 3:14-19; Gen. 3:21-24; 3:10-12; Salmo 51:5; Gál. 3:22; Gen. 4:8; Gen.7:21-23; Gen. 9:3-6; Gen. 11:1-9; 19:24; Gen. 12:1; 26:1-6; 28:12-15; Amós 3:2; Gên.  15:13; Deut. 1:3,8; Êxodo 20:3-17; Êxodo 25:8; Lev. 1:3; 17:14; João 1:1,14; Lucas 3:21-23; Mat. 27:50; Lucas 24:6,7; Atos 1:9: Gál. 4:4; Atos 7:55; Dan. 8:14; 7:9,10; Zac. 3:1-5; Apoc. 3:5; 20:12; Salmo 33:14,15; Tiago 2:13; Rom. 11:32; Apoc. 22:11; 7:3; 13:16; 20:1-3; 151; 16:1; Apoc. 1:7; I Cor. 15:52; Apoc. 19:17-21; 16:16; Apoc. 20:11-15; I Cor. 15:26; Apoc. 20:11-15; I Cor. 15:26; Apoc. 21:1-27; Apoc. 19:8,9; Dan.2:44,45; Apoc. 22:1-5; Ezeq. 46:1-3; Zac. 14:16; Oséias 12:9; Isaias 61:7; Apoc. 21:1; Isaias 65:17; Zac. 14:12-19.
Resumindo: “Eu ser humano falível, diante do avassalador poder de tentação do agente do mal, que ainda não pode ser erradicado, por uma questão de justiça e convicção de impacto; tenho da parte de Deus compaixão e misericórdia amorosa, colocando um guardador de justiça plena: Jesus o Filho do Homem, em meu lugar, para ser absolvido dos meus pecados e justificado para ser salvo  para viver eternamente na Nova Terra, restaurado ao estado de perfeição e existência plena!” O Plano da Salvação está centrado em Jesus, o Único Mediador entre Deus e os homens!
“As pessoas é que se impõem limites. A Neurociência está demonstrando que, para quem acredita, sempre é possível atingir mais e que o passo anterior ensina para alcançar o próximo passo e assim, até, infinitamente. (EM).”


















Nenhum comentário:

Postar um comentário