quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

AS PALAVRAS

AS PALAVRAS
E-mail:ernidiomigliorini@gmail.com
Conceito: Palavra, do latim parabola, significa discurso ou fala. Deriva do grego parabolé, significa comparação. Para, significa “ao lado”, e ballein, que significa “atirar” ou “jogar”. Comparação entre duas ou mais coisas dispostas uma ao lado da outra. Parábola derivou disto, são histórias que servem de comparação com determinada situação da vida real. É o conjunto de letras ou sons de uma língua, com a função de manifestar o pensamento humano, falando ou escrevendo, como uma unidade da linguagem humana. Termo é a idéia que a palavra representa, o seu sentido exato e etimológico. Vocábulo é o aspecto externo, a representação material da palavra, que a diferencia das demais palavras utilizadas na linguagem, em qualquer idioma. O seu significado no conceito referencial próprio de cada expressão. O termo é etimológico; o vocábulo tende para o semântico. O termo é explicado; o vocábulo é pronunciado. A palavra é um conjunto de morfemas. A Palavra e a menor unidade significativa da fala ou escrita, que significa algo por si mesma. A palavra é composta de um núcleo semântico, a sua base mórfica ou raiz e, em algumas, também com elementos  periféricos.
Frase: É a combinação de palavras para expressar algo.
Pausa e espaçamento: Na fala e na escrita são inseridas pausas e espaços, para respirar, gerar compreensão, delimitar as palavras e pronunciar palavras polissilábicas.
Glossário: Fonemas (unidades sonoras); Lexemas (unidades de significado); Delimitadores fonéticos (onde começam e terminam as palavras); Regras de harmonia vocálica (as vogais em uma determinada palavra compartilham da mesma qualidade); Unidades semânticas (método separa uma frase em suas menores unidades significativas ou palavras compostas); Palavras  invariáveis ( se são sempre empregadas da mesma forma: Preposiçõesconjunções e advérbios, os adjetivos e substantivos, quase sempre invariáveis); Palavras variáveis (se apresentam de maneiras diferentes de acordo com sua especificação morfossintática: Artigospronomes e verbos); Morfemas gramaticais: Bases; afixos ou morfemas derivacionais; vogais temáticas; desinências ou morfemas flexionais; Palavra primitiva (cuja formação não teve origem a partir de outro radical); Processo derivacional (dá origem a novas palavras).
 Impacto das Palavras: Como reflexo dos pensamentos e sentimentos, as palavras têm um poder enorme de impactação. Agradam, surpreendem, estimulam, geram expectativas, informam, mostram novas soluções para diversas situações, ferem, humilham, elogiam e causas toda a espécie de sensação, emoções, vibrações e calam fundo na mente dos que houvem e lêem as suas mensagens. São pensadas, ponderadas, contidas, oportunas ou inconseqüentes e inoportunas. Construtivas, edificantes, instrutivas ou banais, inúteis, dispersivas e condenáveis.
É prudente pensar antes de falar, porque palavra dita é sentença e não retorna até cumprir o seu intento. A palavra dita não tem volta.
Palavras proferidas em estado emocional negativo só podem produzir equívocos. Geram grande malefício. Discussões acaloradas não levam a nada de resolutivo, plantam ressentimentos, rancores e propósitos de vendeta.
Para evitar que as palavras sejam armas destrutivas, é preciso torná-las conscientes, dominar a ira, desenvolver o autocontrole e aplicar a inteligência emocional o tempo todo nas relações. A lógica não e só o que se diz; mas, principalmente, como se diz.
Não é necessário reprimir os sentimentos nem deixar de expressar as opiniões. Mas, diga-se com respeito, de forma amável, amorosa, tranqüila. Com elegância, educação, classe e diplomacia. Com o tom de voz,  palavras e gestos adequados e civilizados. Combinando todas estas considerações com os momentos mais oportunos e reservadamente, evitando exposições a humilhações e ridículos. Num momento de espíritos desarmados. Toda a palavra ou escrita deve ser estrategicamente planejada, segundo a intenção do objetivo que se pretende atingir.
Antes de dizer a outrem, diga a si mesmo. Se o impacto for justo, edificante e positivo, então profira aos outros.
As palavras impactam o inconsciente e acabam se tornando realidade. Portanto, erradicar as palavras negativas e ocupar a mente com pensamentos positivos, gerando tranqüilidade psíquica e bem estar geral. Eliminando crítica destrutiva, a ironia, a sátira e o escárnio. Exercitando a escuta e moderando a fala.
 As negociações: O sucesso de qualquer tipo de negociação afetiva, social e econômica depende da observância e da não transgressão de três tipos de relações humanas: a dominância, a comunalidade e a reciprocidade. Para tanto na condução uma negociação ou similar: Escolher a fala mais apropriada para cada situação além de selecionar as palavras certas. Procurando evitar que conflitos entre relações de dominância, comunalidade e reciprocidade que gerem ambigüidade.
Prova de importância das palavras:
>Em Direito: “Tem o direito de permanecer em silêncio. Tudo o que disser poderá e será usado contra si”
>Teologia: “Digo-vos que de toda palavra frívola que preferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo.” Mateus 12:36
“Porque pelas tuas serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.” Mateus 12:37.
A Palavra na Neurociência e na Física Quântica: A evidência da neurociência nas línguas é inquestionável. A energia do pensamento e a da palavra geram transformações profundas e muito significativas nas pessoas. Porque podem plantar nas suas mentes uma positividade e uma crença convicta de que é possível exercer a gestão do próprio destino. Desencadeando uma ruptura e um despertar para uma nova existência. As palavras produzem comandos mentais. Porque a mente está à inteira disposição da pessoa e as palavras têm sobre ela um impacto imensurável, que deve ser direcionado para aquilo que é edificante, positivo, moral, ético, estético, benéfico e contributivo.
Os pensamentos se processam através de imagens. Ao pronunciar uma palavra, o cérebro vincula isto através de determinado símbolo.
A energia do som da palavra tem um imenso poder de realização. Toda palavra é um mantra em ação. E os pensamentos  materializam a palavra. O que pensamos e falamos constrói a nossa realidade vivencial.
Quando pensamos, falamos e agimos positivamente, o resultado será benéfico. Portanto, os pensamentos e as palavra podem ser direcionados para o interesse da pessoa. E impactam profundamente o processo existencial. A qualidade do inicio determina a qualidade do fim. Isto é implacável, cabal e fatal. Nós sempre podemos escolher os nossos pensamentos e só hospedar os que foram benéficos, morais, éticos e construtivos.
A palavra falada é um portal que se abre para realizar nossos objetivos e sonhos. Elas são pensamentos expressos carregados de energia que implementam a felicidade interior. Plantar a semente da energia positiva no solo fértil da consciência, tendo paciência, alimentando em nosso interior a certeza da concretização dos nossos pensamentos, sentimentos, palavras e ações.
“Como criaturas de Deus, éramos prefeitos e ilimitados; na queda ficamos privados de um percentual de potencial; mas ainda mantemos muitas competências e habilidades, basta percebê-las e aplicá-las, com inteligência e direcionamento sábio. (EM).”


Nenhum comentário:

Postar um comentário