sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

PRESSÃO ARTERIAL


PRESSÃO ARTERIAL
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Conceito: Pressão Arterial é a força que o sangue, depois de bombeado pelo músculo cardíaco, exerce sobre as paredes dos vasos sanguíneos enquanto percorre todo o espaço corporal. É indispensável que todo o  organismo seja bombeado pelo  sangue, sem isto ficaria sem circulação, deixando  algumas zonas do corpo sem reação, ou  dormentes.
Circulação Sanguínea: É feita através de um sistema fechado, a pressão exercida no inicio do sangue saindo do coração é a mesma durante toda a circulação no corpo,  em função do  impulso dado pelo  músculo cardiovascular.  O coração tem um ritmo entre os 60 a 80 batimentos por minuto. Em cada um desses momentos, o coração bombeia uma certa quantidade de sangue diretamente para a artéria aorta, que tem uma das principais funções em toda a circulação no corpo; e depois é encaminhado para as inúmeras ramificações que se espalham por todas as partes do  organismo.
Medição da Pressão Arterial: É medida em dois tipos, a pressão arterial sistólica e a pressão arterial diastólica. Porque a pressão arterial oscila ao longo do seu caminho por todo o corpo, os dois valores são necessários para definir qual é a pressão arterial no momento. Ela é medida em milímetros de mercúrio. Máxima: Quando o coração se contrai, (sistólica). Mínima: Quando o coração se dilata, (diastólica). A pressão arterial é transcrita com o valor da pressão sistólica seguido por uma barra e o valor da pressão diastólica. Lê-se: tanto por tanto. Valor ótimo de pressão arterial: <120 x 80 mmHg (12 por 8); Valor normal de pressão arterial: < 130/85 mmHg; Valor ideal de pressão arterial para pessoas com risco de diabetes e doença renal: <130 x 80 mmHg; A pressão arterial ideal para a minimização do risco de problemas cardiovasculares situa-se abaixo de 120/80 mmHg; Para a maioria da população, a pressão arterial deve estar abaixo de 140 e/ou 90mmHg, exceto para os diabéticos (<130/85 mmHg) e renais crônicos (indo até < 120/75 mmHg).
Pressão arterial sistólica: Valor da pressão arterial máxima, correspondente ao valor medido no momento em que o ventrículo esquerdo bombeia uma quantidade de sangue para a aorta.
Este valor pode variar entre os 120 a 140 mmHg, valores mais comuns para que se tenha a  pressão dentro dos valores normais.
Pressão arterial diastólica: Valor é conhecido como a pressão arterial mínima, correspondente ao momento em que o ventrículo esquerdo volta a encher-se para retomar todo o processo da circulação. Valor normal dentro da média de 80 mmHg.
Recomendável: A medição da pressão arterial, pelo menos, uma vez por mês.
Cuidados: Dieta equilibrada  com todos os nutrientes e proteínas necessárias, a eliminação do álcool, tabaco, drogas e excesso de sal, exercício físico.
Tendência: Maior tendência nas pessoas da terceira idade; pode surgir em qualquer idade, quando se leva uma vida completamente desregulada e sem qualquer tipo de cuidados e restrições necessárias para o seu bom funcionamento. É uma doença “silenciosa”, que  deve ser tratada antes de existir, através da sua prevenção, adequando o  tipo de vida a todas as indicações médicas e nutricionistas.
Hipertensão: É a pressão arterial alta. Normalmente, o sangue bombeado pelo coração para irrigar os órgãos ou movimentar-se, exerce uma força contra a parede das artérias. Quando a força que o sangue precisa fazer é aumentada, porque as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue há hipertensão arterial,
O coração opera em dois tempos: Contração para expulsar o sangue. A força é máxima é a sístole. Relaxamento do coração entre as contrações cardíacas. A força é mínina é a diástole.
Alvos da hipertensão: coração (risco de cardiopatia como a insuficiência cardíaca ou infarto do miocárdio), cérebro (AVC – acidente vascular cerebral), vasos e rins (insuficiência renal).
Outras considerações:
>A pressão arterial é resultado de: Débito Cardíaco x Resistência Vascular Periférica. Quando houver um aumento no volume de sangue a ser ejetado, quando os rins não funcionam normalmente ou quando o coração contrai de modo insuficiente, ou quando a freqüência cardíaca aumenta, o coração bate mais vezes por minuto para ejetar um determinado volume de sangue, ou quando a resistência oferecida pelas artérias para a passagem do sangue estiver aumentada, ocorre aumento da pressão arterial.
>Se as artérias de maior calibre perdem a sua flexibilidade normal e tornam-se rígidas, e não conseguem se expandir para a passagem do sangue bombeado pelo coração; o sangue ejetado em cada batimento cardíaco é forçado através de um espaço menor que o normal e a pressão arterial aumenta.
>A marca da pressão alta é o aumento da resistência vascular. Isto acontece quando artérias muito finas se contraem temporariamente devido à estimulação nervosa ou por hormônios presentes no sangue.
Causas da hipertensão:
>Fatores externos: Hereditariedade; Idade; Raça; Peso.
>Fatores Internos: Falta de exercício; Má alimentação; Sal em excesso; Álcool; Tabagismo; Estresse.
Sintomas da hipertensão: Na maioria dos indivíduos a hipertensão arterial não causa sintomas. Quando um indivíduo tem uma hipertensão arterial grave ou prolongada e não tratada, apresenta dores de cabeça, vômito, dispnéia ou falta de ar, agitação e visão borrada decorrente de lesões que afetam o cérebro, os olhos, o coração e os rins
Conseqüências da hipertensão: Se não tratada, pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira.
Diagnóstico da hipertensão: A pressão arterial deve ser aferida com o paciente   sentado, respeitando um período de repouso de 5 minutos. Medidas com valores iguais ou superiores a 140/90 mmHg são consideradas altas, mas não é possível basear o diagnóstico apenas em uma leitura. Se a leitura inicial apresentar um valor alto, deve-se então, medi-la novamente, em seguida, mais duas vezes e, em pelo menos mais dois outros dias, para assegurar o diagnóstico de hipertensão arterial. As leituras revelam a presença da hipertensão arterial, e auxiliam na classificação de sua gravidade.
 Tratamento da hipertensão: Não tem cura, mas deve ser tratada para impedir complicações. Com medicamento permanente e por meio de medidas gerais de reeducação e modificações no estilo de vida. Medição regularmente. Evitando: açúcares e doces,  derivados de leite na forma integral, com gorduras, carnes vermelhas com gorduras aparente e vísceras, temperos prontos, alimentos industrializados que vêm em latas ou vidros, alimentos processados e industrializados como embutidos, conservas, enlatados, defumados, charque. Prefirindo: alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados, temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha, frutas, verduras e legumes, produtos lácteos desnatados. Prática de atividade física pelo menos 5 dias por semana,  caminhadas, subida de escadas,  ciclismo, natação. O máximo de sal, uma colher de chá, para toda a alimentação diária. Sem álcool e fumo.
Batimentos Cardíacos: Cada batimento cardíaco gera uma onda de pressão que é transmitida pelas artérias a todo o organismo. Estas artérias podem ser sentidas em várias partes do corpo. Com maior facilidade no pulso, (artéria radial), na região temporal (na frente dos ouvidos, acima da articulação da mandíbula) e no pescoço (artéria carótida). Normalmente em repouso, os valores variam entre 60 e 90 batimentos por minuto. Com atividade física a freqüência cardíaca aumenta.
Medição da freqüência cardíaca: Para medir o pulso no punho, colocar o dedo indicador e médio (nunca o polegar) sobre o lado de dentro do punho oposto, abaixo da base do polegar. Pressionar levemente com os dedos esticados até sentir os batimentos cardíacos. Quando a medida for realizada no pescoço (carótidas) coloar os dedos ao lado do pomo-de-adão,  entre os músculos até sentir os batimentos. Cuidado para nunca apertar os dois lados do pescoço ao mesmo tempo. Para realizar a medida, sentir os batimentos por 15 segundos e multiplique por 4, assim ter-se-á a frequencia cardíaca por minuto (bpm). Usualmente os batimentos são regulares: tum,,tum,,tum-. Eventualmente pode-se sentir um batimento fora do ponto seguido ou não por uma falha - tum..tum.tum........tum..tum- Estas batidas são chamadas de arritmias que sinalizam doença cardíaca.
Freqüência cardíaca normal:
>Bebês de menos de 1 ano: 100 a 160 batimentos por minuto.
>Crianças de 1 a 10 anos: 70 a 120 batimentos por minuto.
>Crianças de mais de 10 anos e adultos: 60 a 100 batimentos por minuto.
>Atletas bem treinados: 40 a 60 batimentos por minuto.
Indicadores da pressão arterial: A pressão arterial normal é aquela  na qual as artérias não ficam sob estresse e o coração não fica sobrecarregado. Os níveis de pressão arterial para adultos, idosos e adolescentes são divididos da seguinte forma:
>PRESSÃO ARTERIAL NORMAL – pacientes com pressão sistólica menor que 120 mmHg e pressão diastólica menor que 80 mmHg.
>PRÉ-HIPERTENSÃO – pacientes com pressão sistólica entre 120 e 139 mmHg ou pressão diastólica entre 80 e 89 mmHg.
>HIPERTENSÃO ESTÁGIO 1 – pacientes com pressão sistólica entre 140 e 159 mmHg ou pressão diastólica entre 90 e 99 mmHg.
>HIPERTENSÃO ESTÁGIO 2 – pacientes com pressão sistólica acima de 160 mmHg ou pressão diastólica acima de 100 mmHg.
>CRISE HIPERTENSIVA – pacientes com pressão sistólica acima de 180 mmHg ou pressão diastólica acima de 110 mmHg.
>Adolescentes e adultos jovens – a pressão arterial deve ficar abaixo de 140/90 mmHg.
>Adultos com mais de 60 anos que não tenha diabetes ou doença renal crônica – a pressão arterial deve ficar abaixo de 150/90 mmHg.
>Adultos com mais de 60 anos que tenham diabetes e/ou doença renal crônica – a pressão arterial deve ficar abaixo de 40/90 mmHg.
>Valores normais nas crianças: A definição de hipertensão nas crianças é mais complexa, pois depende do percentil de altura em que ela se encontra.
>PRESSÃO ARTERIAL NORMAL NAS GRÁVIDAS: O valor da pressão arterial nas grávidas é o mesmo que nos adultos em geral. Ter uma pressão menor que 140/90 mmHg.
Pressão baixa: A pressão do sangue baixa devido à diminuição da quantidade de sangue, principalmente quando está muito calor, pois aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos e da transpiração ocorrendo diminuição dos líquidos no corpo. Por efeito colateral de alguns remédios como diuréticos, antidepressivos, medicamentos para emagrecer ou anti-hipertensores, jejum prolongado, déficit de vitamina B12, muito sol, muito tempo deitado, a hipotensão neuralmente mediada pode manifestar-se quando a pessoa fica muito tempo em pé, parada, sem se movimentar, ou em resposta a uma experiência de grande impacto emocional. A pressão está baixa quando há valores iguais ou inferiores a 90 x 60 mmHg.
Sintomas da pressão baixa: Alterações da visão, como vista turva ou embaçada; Dor de cabeça; Tontura e vertigem; Falta de energia e fraqueza nos músculos; Sensação de desmaio; Dor de cabeça; Cabeça pesada e sensação de vazio; Palidez; Boca seca; Sonolência; Enjôo; Visão turva ou embaçada; cansaço, dificuldade de concentração e sensação de frio,  perda de forças,  suores frios, e taquicardia.
Para aumentar um pouco a pressão: Deitar com as pernas elevadas, tomar um café com açúcar ou um suco, sentar, água com sal, sentar com a cabeça no meio das pernas, local arejado, Afrouxar as roupas, evitar exposição solar, locais com muita umidade, sentar dois minutos na cama antes de levantar, para evitar a hipotensão postural ou ortostática, ,bastante líquido em pequenos goles. Se perdurar mais de 15 minutos ir ao pronto socorro ou médico.
Sobre a pressão baixa: Não é uma doença em si, mas pode estar relacionada com doenças graves como infarto do miocárdio, embolia pulmonar, diabetes, doença de Addison e a síndrome de Shy-Drager.
“Conceda-me Senhor grande prudência para ser perceptivo; grande coragem e sensatez para superar; imensa humildade para aprender; extrema sabedoria para aplicar e; a permanente sensação de consciência tranqüila, tendo-me como auto-sensor rigoroso! (EM).”


Nenhum comentário:

Postar um comentário