segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

CONCEITUAL ESPIRITUAL

CONCEITUAL ESPIRITUAL
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
ANJOS: Criaturas espirituais de primeira grandeza, criados para servirem como ministros de Deus e e gravitando ao seu redor, na condição de Querubins, Serafins e Anjos.
ADORAÇÃO: Culto devido somente à Divindade, originadora da criação, manutenção de tudo e detentora de todo o poder; prestado pelas criaturas de primeira e segunda grandeza, como prova de reconhecimento e dependência total.
APÓSTOLOS: Aqueles de vieram após, para levar a mensagem evangélica pregada por Jesus aos homens. Doze, que reduzido a algarismo é 3, simbolizando a mensagem da Divindade, a Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
AMOR: Significado: a, do grego negação; mor, do latim maior, ou seja: “não és maior, és igual”. Portanto, trata ao teu próximo com honra e o consideres como a ti mesmo.
ANÁTEMA: Maldição lançada por sacerdote contra alguém, por prática de um desacordo sagrado.
BEM: Prática postural que só produz benefícios, justiça e virtudes.
BENÇÃO: Aprovação Divina para um procedimento de uma criatura de primeira, segunda e terceira grandeza. Um referendum de aprovação comportamental diante de uma prática edificante.
BATISMO: Ritual espiritual que significa o sepultamento da velha criatura de natureza pecaminosa, para ressurgir a nova criatura pura, justa, santa e imortal. Executado, vicariamente, por Jesus, o Filho do Homem, para purificar a todos que fizerem opção pela salvação eterna.
CRISTÃO: Denominação de todos os que seguem os ensinamentos de Jesus, o Cristo, através do seu Evangelho.
CÉU: Onde se encontram as pessoas da Divindade e os Anjos, todos espíritos e espírito não tem corpo, portanto não ocupa espaço. Não é um local fixo, mas uma condição especial de plenitude Perfeita gerada pela presença da Divindade, que lhe confere uma condição paradisíaca. Onde a Divindade estiver será um Paraíso, pela sua presença configurante de condição excelente.
CONFISSÃO: Procedimento pessoal, com o qual cada criatura pecadora, manifesta as suas transgressões contra a Lei de Deus, reconhecendo a carência de perdão, a perda da sua condição de perfeição, pureza, justiça e santidade e a necessidade de um resgatador vicário e Salvador, para alcançar a misericórdia de Deus.
DIVINDADE: Conjunto das Três Pessoas da Santíssima Trindade: Deus Pai, Filho de Deus e Espírito Santo.
DEUS PAI: O DEUS SUPREMO, o Todo Poderoso, a Vontade!
ESPÍRITO SANTO: A Divindade da qual emana o Poder para inspirar, impressionar, converter e prover a ação dos Anjos para o exercício do seu Ministério e execução de todas as suas obras. O Pai é a Vontade, O Filho de Deus o determinador de tudo o que tem que ser feito; o Espírito Santo é o provedor do Poder e os Anjos os executores de tudo.
ETERNO: Teve começo, mas não terá fim. Neste fundamento, os humanos que serão salvos, gozarão de Imortalidade e existirão na Vida Eterna, na Nova Terra.
EVANGELHO: Mensagem das boas novas, com os ensinamentos do Mestre Jesus, o Filho de Deus e o Filho do Homem, orientando como deve ser o comportamento e o procedimento humano para ser remido dos seus pecados, da sua queda e alcançar a justiça e misericórdia eterna, restaurado ao seu estado original de perfeição, pureza, justiça e santidade, para viver eternamente na Nova Terra restaurada.
ESPÍRITO: Ser celestial que não tem corpo e é invisível. As pessoas da Divindade e os Anjos. Não ocupam espaço e não tem massa.
FÉ: Crença na existência Divina, dos Anjos e de todos os seus atributos, espacialidade, temporalidade, leis, padrões, postulados, condições e similares, sem ter visto, apenas por ter tido informação e evidências; baseado em esperança, perseverança e sã expectativa de galardão futuro.
INFINITO: Algo que não teve começo e nunca terá final. Dimensão que se expande permanentemente em todas as direções. Capacidade ilimitada. A Divindade tem o atributo de infinita.
INFERNO: Condição a que estão sujeitos os pecadores que se recusarem a aceitar a Salvação Vicária oferecida por Deus, através de Jesus, o Filho do Homem, o Cristo. Reporta-se a fogo, porque haverá em determinado momento a purificação do Planeta, cuja feitura se dará, mais apropriadamente, por fogo.
INSPIRAÇÃO: Processo que influencia psíquica e intelectualmente um indivíduo, provido pelo Espírito Santo, capacitando-o para que produza textos e informações com mensagens transcendentais, inclusive para orientação no momento de expressão verbal diante de autoridades e públicos, de tal forma, que a mensagem possa ser melhormente entendida e absorvida.
IGREJA: Assembléia de pessoas que se congregam para cultuar práticas espirituais. Expressão grega ligada às reuniões de cristãos, inicialmente no Oriente, depois se propagou mundialmente.
JARDIM NO ÉDEN: Um espaço terrestre, no Oriente, com uma condição especial, conferida no princípio pela Divindade, onde os seus habitantes gozavam da condição de um estado de perfeição, como criaturas de segunda grandeza, os humanos, qualificados como perfeitos, puros, justos e santos. Uma situação paradisíaca, que posteriormente, por causa do surgimento do pecado na Terra, foi removida e expulsos os seus primeiros habitantes.
JUÍZO: O pecado aconteceu na Terra, pela transgressão do mandamento pelos ancestrais da espécie humana. Como conseqüência o homem perdeu a sua condição de perfeito, puro, justo, santo e imortal. Ficando debaixo  de uma maldição prevista no mandamento, fadado à morte eterna. A misericórdia Divina, movida por compaixão, estabeleceu que o homem possa ser resgatado por um Remidor Vicário, um Salvador. Para tanto a Divindade estabeleceu um sistema de julgamento para imputação de culpa aos pecadores, baseado num parâmetro de justiça pura. De acordo com o livre arbítrio e opção de cada indivíduo, a culpabilidade transgressional pode ser transferida para o Remidor, no caso Jesus Cristo, o Filho do Homem, que guardou justiça o tempo todo da sua existência em benefício daqueles que assim não procederam. Os Juízos são executados em tres fases: O Investigativo, que imputa a culpa; o Judicativo, que avalia se foi justa a imputação; e o Executivo, que determina a execução da pena para os culpados. O Juízo Investigativo iniciou no dia 22 de outubro de 1844 e continua até que toda a humanidade for julgada. O Juízo Judicativo será executado no Milênio que suceder ao segundo advento de Jesus à Terra. O Juízo Executivo será executado no final do milênio, antes dos salvos ingressarem para viver eternamente na Nova Terra.
JUSTO: Aquele humano que só pratica atos de justiça, em estado de perfeição.
JUSTIFICAÇÃO: Processo de transferência de justiça, da parte de Jesus o Filho do Homem, em favor de todo o pecado arrependido e que fizer opção convicta por ser beneficiário desta dádiva. Desejando ser agraciado com a vida eterna na Nova Terra.
JESUS: Filho de Deus, que se fez humano, para praticando justiça, por trinta e três anos, sem nunca transgredir, foi sacrificado, morrendo a morte eterna vicariamente, em lugar dos pecadores, para ser o Salvador da Humanidade caída. Nasceu de uma virgem, por concepção do Espírito Santo, conforme fora profetizado. Ensinou e trouxe o Evangelho das Boas Novas, instituiu uma igreja, sem denominação, mas baseada em qualificações Divinas. Estabeleceu um marco divisório na história do mundo e o tempo é contado Antes de Cristo e depois Dele.
Praticou, vicariamente, tudo o que o homem necessita para voltar a viver na Nova Terra, totalmente restaurado ao seu estado original de perfeição. Operou muitos milagres e fez prodígios extraordinários, especialmente, demonstrou o quanto é possível fazer, quando se acredita em algo e se procede em harmonia com as leis cósmicas.
LOUVOR: Exaltação das qualidades da Divindade, proferida através de verbalização enfática.
LIVRE ARBÍTRIO: Condição conferida ao ser humano, dando-lhe liberdade e autonomia para as suas decisões. Todavia, arcando com as conseqüências do que produzir em função dos seus atos, atitudes, ações e fatos concretos.
LUCIFER: Querubim que estava mais próximo de Deus e que acabou se empolgando com este privilégio e tudo o que lhe era disponível e entendeu não precisar mais de dependência Divina. Revoltou-se, ocasionou um motim envolvendo a terça parte dos anjos, foi julgado pela sua transgressão e condenado foi jogado fora do céu sobre o âmbito da Terra. Para testagem do bem e do mal e após ser destruído. Adquiriu várias denominações significando as sua ações: Diabo (aquele que tem duas facetas); Satanás ( o acusador); Demônio (denominação dada pelo povo); Dragão (aquele que abre espaço no meio da águas, que são as multidões). No Juízo Executivo, depois de ver todo o mal que causou ao Céu e à Terra e, ter plena convicção que o Bem é Benéfico e o mal é maléfico, será destruído juntamente com todos os seus anjos maus, os ímpios pecadores não arrependidos e a morte, através do processo de fogo purificador.
MANDAMENTO: Norma de procedimento correto que deve ser praticada pelas criaturas de primeira, segunda e terceira grandeza. Para manter a harmonia e o perfeito funcionamento de tudo.
MISERICÓRDIA: Instituto Divino que oferece compaixão para com o pecador arrependido que opta pela salvação para viver a vida eterna na Nova Terra. Expressão grega que significa: meu coração se condói da tua miséria. É uma concessão infinita, caso não fosse, o pecador voltaria à sua condição corrupta e ficaria sujeito à pela de Morte Eterna. Só por causa destes instituto Divino que é possível o exercício da vicariedade de Jesus em favor da humanidade caída.
MAL: Tipo de comportamento e procedimento humano que só gera malefícios em cadeia, impondo a desordem e o caos em tudo. Negativo e prejudicial, potencial e efetivamente, em qualquer espaço ou circunstância.
MALDIÇÃO: Sentença proferida contra algo ou alguém, com intenção destrutiva, eivada de ódio, ira, reprovação e com conseqüências funestas.
NOVA JERUSALÉM: Condição paradisíaca conferida pela presença de uma Divindade e  pelo seu provimento de circunstâncias de perfeição, pureza, justiça, santidade, equilíbrio, harmonia, paz e todas as benesses do bem estar,  mediante a observância de determinadas regras de comportamento e procedimento dos seus desfrutantes. Não é um local, é uma condição atribuída ao gozo das criaturas.
NOVO CORPO: Os que serão dignos da salvação viverão na Nova Terra, com um novo corpo físico, provido por Deus, através da multiplicação do corpo de Jesus, o Filho do Homem. Por isto o corpo de Jesus não permaneceu na sepultura, não teve ossos quebrados e não sofreu corrupção. Terão corpos corpo todos iguais, sem as diferenças individuais, que caracteriza a semelhança desta população atual, de pessoas quanto muito parecidas. Todos os habitantes estarão completos. Não haverá nascimento e nem morte. Será exatamente três terços, a quantidade de indivíduos, segundo uma densidade demográfica perfeita e compatível com o espaço e recursos disponíveis. Os indivíduos não praticarão sexo, serão que nem os anjos, assexuados. Não haverá crianças, adultos e nem idosos. Todos terão um padrão adequado e perfeito de desenvolvimento sustentado: físico, mental, psíquico, intelectual, saudável e de pleno vigor permanente.
ORAÇÃO: É a petição feita pelas criaturas de segunda grandeza, dirigida a Deus, transportada pelos Anjos, mercê da intermediação de Jesus e com o Parecer do Espírito Santo. Visando a obtenção de favores Divinos para a realização de objetivos pessoais humanos, segundo a graça do Supremo.
PALAVRA DE DEUS: É a orientação Divina transmitida em linguagem humana, através dos profetas. Versando sobre todos os aspectos da Divindade, das criaturas, da espiritualidade e da natureza, num contexto cósmico. A Bíblia materializa estas informações Divinas.
PROFETA: É o ser humano, que inspirado pelo Poder do Espírito Santo, recebe e escreve as mensagens Divinas para o proveito das criaturas de segunda grandeza. Relatando fatos e orientações espirituais, além de anunciar previsões de eventos futuros, que vem se cumprindo desde o início, com absoluta precisão. O profeta não é o autor, é apenas o transmissor da mensagem divina. E se for profeta verdadeiro, a sua profecia cumpre-se ao seu tempo pleno.
PREGAÇÃO: Divulgação da mensagem Divina e exortação para o seu cumprimento, às  pessoas, através de Ministros com esta finalidade. Este termo quer passar às mentes humanas, a idéia de ouvir, aprender, memorizar e praticar o que é transmitido formalmente, segundo o formato sacro.
PECADO: É o procedimento angelical ou humano que transgride a Lei Divina. É um desvio de conduta espiritual cometido pelo agente da intenção ou ação, em desacordo com o que é perfeito, puro, justo, santo e bom. Isto sujeita o praticante à penalidade de morte  eterna.
PERDÃO: É o ato da Divindade, utilizando de compaixão e misericórdia, de atender, mediante a sua confissão, o clamor de desculpa do pecador, no pressuposto da intenção deste agente, de não voltar a cometer transgressões e apropriar-se, pela graça, da justificação através da Justiça de Jesus, o Filho do Homem.  Em Jesus Deus perdoa o pecador arrependido e que assim o deseja.
PARAÍSO: É uma condição, não é um espaço físico. Esta condição especial e solene é conferida pela presença da Divindade ou pelo seu provimento de bem estar, perfeição, pureza, justiça, santidade, paz, harmonia, segurança emocional, afetividade fraternal, ausência de qualquer limitação ou imperfeição.
PRIMEIRA MORTE: É o tipo de morte, que está acometendo a todos desde o inicio. Nesta modalidade o corpo sofre uma reação química, que é irreversível e decompõe-se, jamais retornará. Mas a mente dos mortos nesta fase está apenas desativada, ainda guarda a identidade de cada indivíduo, é exclusiva de cada um. Estas mentes ainda serão reativadas para a vida eterna ou para a extinção no Juízo Executivo.
PURO: É uma condição mental, só possível em estado de perfeição, em que o indivíduo só sente e pensa em justiça, santidade e bem. Este estágio excelente foi vivenciado pelo homem original e será novamente usufruído pelas mentes dos que serão purificados, durante o Milênio para viverem eternamente na Nova Terra.
RELIGIÃO: Prática de invenção humana, com a idéia de religar novamente o homem a Deus, através de rituais de formato espiritual, corporificados em templos, ministros, instituições religiosas com denominação diversificada tematicamente. Tendo como marcante, a diversidade de linhas doutrinárias; configurando divergências de várias ordens. Deus não instituiu nenhuma religião. Na Nova Terra não haverá nem templos, nem religiões e nem rituais. Apenas procedimentos naturais e de perfeita justiça.
SÁBADO: Deus separou, estrategicamente, um dia para ser, especialmente, propício ao homem. O sétimo dia da semana, o Sábado. Este termo significa cessar, parar, suspender. O homem tem seis dias para cumprir as funções normais. No sétimo Deus diz para ele parar de focar a sua mente em qualquer atividade da sua rotina existencial. Neste dia o homem concentrará a sua atenção mental para a Divindade, que estará junto com os humanos o dia inteiro, provendo o poder do Espírito Santo para que o homem permaneça perfeito, puro, justo, santo. E transmitirá informações valiosas sobre tudo o que se refere à existência, à Divindade, às criaturas e os fatores transcendentais e invisíveis. Deus quer que sejam dispensadas as demais tarefas humanas no sábado porque quando fazemos mais de uma tarefa ao mesmo tempo, dividimos a nossa atenção de uma tarefa para trabalhar em outra e damos a cada uma apenas atenção parcial. Portanto é diminuída a atenção dada a cada tarefa num percentual significativo. Há um limite para o montante global de ativação cerebral em uma situação de dupla tarefa concorrente. Isto implica em performances pessoais muito pouco eficazes. A atenção é uma capacidade humana limitada. A concentração mental é atacada pela distração, que ocasiona a mudança de foco, desestabilizando a inferência. Desencadeando um processo de queda da qualidade da performance do indivíduo. Configurando-se um cenário de ineficiência. Ressalte-se que tudo o que fazemos espiritualmente é em nosso próprio benefício, em nada beneficia a Deus. Por isto que Ele quer que pratiquemos a justiça, a verdade, o bem.
SANTO: Significa separado, único. Espiritualmente, compreende unicamente a prática do bem, a adoração do Único Deus verdadeiro. Aquilo que é sagrado.
SANTIFICAÇÃO: É o processo que compreende as práticas necessárias, gradativamente desenvolvidas, para atingir o estágio final de santidade, quando o indivíduo e configurado como santo efetivamente.
SACERDOTE: É um ministro ungido para o exercício sacro de pregação do Evangelho, celebração de rituais sagrados.
SUMO SACERDOTE: É Sacerdote maior, no caso Jesus, que pode entrar no lugar Santíssimo do Santuário Celestial e Interceder diante do propiciatório, a Deus, em favor das criaturas.
SANTUÁRIO: É o templo que inicialmente continha, no Terrestre, três compartimentos: pátio, lugar Santo e Lugar Santíssimo. No Santuário Celestial existem apenas dois compartimentos: O Lugar Santo e o Lugar Santíssimo. Em 27 de maio de 31 Jesus entrou no Lugar Santo, em 22 de outubro de 1844 entrou no Lugar Santíssimo, como Sumo Sacerdote para iniciar o Juízo Investigativo, que continuará até o julgamento do último indivíduo há humanidade de todas as épocas, iniciando pelos que já morreram.
SANTA CEIA: É um ritual espiritual estabelecido por Jesus, que compreende a ingestão pelos cristãos, de pão e vinho, consagrados, prefigurando o corpo e o sangue de Jesus, com o objetivo de manter viva a memória do cristão de que Jesus será o Remidor e Salvador da humanidade, pela função vicária que praticou como Filho do Homem, vivendo na Terra, trinta e três anos se pecar. Isto aponta para a recepção, pelos salvos do corpo de Jesus, multiplicado até conseguir três terços de todos os remidos. Esta ceia deve ser praticada de forma sacra, devidamente observada por cada um, simbolizando que terão a dádiva de Novo Corpo, gerado no de Jesus, os que forem justificados e estejam em condição de mente perfeita, pura, justa e santa. A intenção de repetir o ritual é para cada vez mais o cristão vá desenvolvendo o processo de assimilação do corpo do Jesus.
SEPULTURA: É a concretização da maldição lançada por Deus, No Éden, quando sentenciou para Adão: do pó vieste, para o pó voltarás. Significa também que o atual corpo não será aproveitado por ninguém na Nova Terra. Por que existem corpos terrestres e corpos celestiais e a glória de cada é diferente. Como Deus nunca descompensa, dia virá em todos que saíram da Terra e ela voltarão, através do sepultamento por enterro na cova. Três terços do pó vieram, a mesma quantidade, sem nenhuma exceção para ele voltará.
SALVAÇÃO: Deus, na sua onisciência, sabia que o homem pecaria. Antes do Mundo já providenciou um plano para resgatar os caídos e exclusos do estado de perfeição, desta obra de Deus. Institui o Reino da Graça, o Instituto da Misericórdia, um Remidor Salvador neste Plano Salvífico. Deixou liberdade de escolha para o homem, quanto a ser salvo ou não. Os que aceitarem a oferta-dádiva, sem qualquer ônus, terão os seus pecados assumidos por Jesus, vicariamente, e serão justificados no Juízo, afirmando quanto perguntados; “Guardastes todos os Mandamentos de Deus? “Sim”; Satanás, o acusador, refutará, então o justificado pela fé, proclama: “em Jesus, guardei-os todos, a minha existência toda.” Ipso fato, será justificado e encaminhado para o processo de purificação para poder estar apto à vida eterna na Terra Nova, também restaurada e purificado com fogo.
SAGRADO: Condição das pessoas, locais, objetos, procedimentos que são ungidos, especial e especificamente, para as práticas espirituais e que não devem ser profanados pelo mundanismo. Significam a Reverência devida à Majestade Divina.
SEGUNDA MORTE: É a morte eterna, que será aplicada sobre os ímpios, condenados no Juízo, porque cometeram o pecado contra o Espírito Santo e rejeitaram a salvação vicária oferecida através de Jesus, o Filho do Homem. Os ímpios já antes do segundo advento de Jesus à Terra, vão morrer a primeira morte, aquela do corpo físico. Por ocasião do Juízo Executivo, depois do Milênio vão ter as suas mentes destruídas, extintas.
TEOLOGIA: Matéria, cujo conteúdo enfoca o Estudo de Deus, a sua Essência, Espiritualidade, as Suas criaturas, o Seu Poder, Atributos, Normas, 0 Seu Senhorio Infinito, Absoluto e Exclusivo, a Sua Condição de Ser Espiritual e as Suas Demais Inerências. Deus não precisa se diferenciar entre os semelhantes, porque Ele é Santo, isto Único e Separado, Vivo, porque é a própria Vida, a Fonte de tudo e de todos; a ninguém precisa reverenciar; mas, honra às criaturas amando-as e comprazendo-se delas. As criou, humanas, à imagem e semelhança do Seu Filho Amado Jesus, a quem deu um corpo humano; porque Espírito não tem corpo.
TEMPLO: Edificação onde se reúnem pessoas com a mesma crença e intencionalidade, liderados por indivíduos imbuídos de conduzir os congregantes, segundo determinados oráculos, postulados e pressuposto espirituais, filosóficos, cívicos e similares. Onde se adota uma postura reverente e uniforme no âmbito da assembléia e da sua linha ideológica, norteada por um Estatuto, Regulamento, Regimento ou algo que o valha.
“O Futuro é que determina o Presente e coloca o ponto final na vigência do Passado. O Futuro é a rigor, imprevisível! Quando ele conclui a sua vigência, acontece instantaneamente o Presente, que recebe a missão de viver a realidade viva. A realidade do Passado já defasou. A realidade do Futuro ainda não veio. Percebe-se que o Futuro é o gerador absoluto da realidade viva, mas ainda desconhecida para os viventes. O Presente tem que vivê-la ou alterá-la, mas não dispõe da possibilidade de vê-la, precisamente, no seu futuro. Deus é Onisciente, Onipotente e Onipresente; nós somos apelas alma (fôlego) vivente. (EM).”








Nenhum comentário:

Postar um comentário