quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A DIFERENÇA

A DIFERENÇA
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Ativo x Passivo
Ativo: que age. Passivo: que não atua.
Autor x Ator
Autor: pessoa que faz algo. Ator: artista que representa um papel. Finge.
Ação x Atitude
Ação: operação de um agente.  Atitude: procedimento que determina um comportamento e concretiza uma intenção.
Ato x Fato
Ato: ação decidida, mas ainda não concretizada.  Fato: algo já consumado.
Amar x Gostar
Amar: ter sentimento de afeto por alguém, honrando-o com a sua distinção.     Gostar: sentir que alguém lhe agrada.
Acatar x Obedecer
Acatar: sujeitar-se. Obedecer: seguir ordem.

Beleza x Estética
Beleza: agradável à vista, formoso.       Estética: ciência que trata do belo.
Bom x Ótimo
Bom: aquilo que tem qualidades positivas. Ótimo: aquilo que tem alta qualidade.
Transportar x Levar
Transportar: levar algo de um local para outro local. Levar: apanhar algo e levar consigo.
Cantar x Entoar
Cantar: formar com a voz sons musicais.    Entoar: seguir o mesmo tom de voz dos outros cantores de um conjunto musical.
Consciência x Mente
Consciência: ato psíquico pelo qual a pessoa constata-se existente e reconhece os seus atributos essenciais. Mente: componente do intelecto humano, que enseja reflexão, cognição, afetividade, pensamentos, lembranças, imaginação e percepção.


Concretizar x Consolidar
Concretizar: efetivar, materializar, realizar. Consolidar: tornar sólido, estabilizar, corroborar, tornar consistente.
Coordenar x Articular
Coordenar: Fazer com que algo funcione organizadamente, para atingir o objetivo estabelecido. Articular: Unir ações para alcançar conjuntamente determinado intento.
Correto x Adequado
Correto: conforme os usos e costumes morais e éticos, sem erros. Adequado: apropriado, conveniente, próprio, bom, oportuno.
Competente x Capaz
Competente: pessoa capacitada e qualificada adequadamente para determinada ação.   Capaz: pessoa com conhecimento suficiente e habilidade para fazer algo adequadamente.
Criatividade x Inovação
Criatividade: capacidade de inventar algo totalmente, ou aproveitar recursos já existentes com métodos e técnicas mais eficazes.  Inovação: renovar. Uma nova forma de fazer procedimentos anteriores. Reequipamento, atualização metodológica e tecnológica, substituição do que estiver arcaico.
Conhecer x Saber
Conhecer: adquirir uma noção cognitiva das diversas áreas do conhecimento já sistematizado cientificamente.  Saber: conhecimento já apropriado por uma pessoa, sobre determinada área da ciência, que lhe confere a capacidade para fazer algo adequadamente.
Concreto x Abstrato
Concreto: aquilo que é efetivamente, existe é perceptível. Abstrato: aquilo que só existe na idéia, no conceito. Existe apenas na concepção da mente.
Comportamento x Procedimento
Comportamento: conjunto de ações da pessoa, observáveis objetivamente. Atuação, conduta pessoal.  Modo de viver, agir e reagir.   Procedimento: método através do qual algo é feito para atingir determinado objetivo.

Contar  x Computar
Contar: determinar a quantidade de algo.  Computar: calcular, avaliar, processar em computador.
Comunicar x Informar
Comunicar: partilhar, dar a conhecer, expor, divulgar.   Informar: fornecer detalhes ou pormenores completos sobre determinados eventos, conteúdos científicos e outros, através do processo de comunicação.
Contrário x Oposto
Contrário: que é contra um posicionamento qualquer. Contra algo. De sentido completamente diferente. Contra uma idéia. Oposto: do outro lado, na outra extremidade, inverso.
Conectar x Ligar
Conectar:  ligar dois ou mais componentes, com o objetivo de transferir algo disponível. Mantendo a conexão temporária ou permanentemente. Ligar: juntar duas ou mais partes entre si, segundo determinada intencionalidade. 

Delimitar x Limitar
Delimitar: colocar um limite conceitual ou espacial para algo determinado. Tem relação com volume, tamanho, dimensão, expansão.  Limitar: é estabelecer e fixar o parâmetro, baliza, marca que configura a delimitação de um espaço.
Dedicado x Esforçado
Dedicado: voltado intencional e focadamente para a concretização de algo determinado.  Esforçado: empenhado com interesse laborioso e denodado e alocamento de toda a sua energia para atingir os objetivos.
Deferência x Diferença
Deferência: manifestação de amabilidade, respeito, consideração no trato com as pessoas.  Diferença: aquilo que não é igual, na comparação com dois ou mais elementos quaisquer.
Dialogar x Discutir
Dialogar: conversar com uma pessoa sobre qualquer assunto.   Discutir: argumentar sobre  questões. Debater sobre assuntos  controversos às partes.
Discernir x Distinguir
Discernir: é um processo que entende, compreende, reconhece claramente algo e que interpretação acurada por parte do agente.     Distinguir: é notar, diferenciar, caracterizar a existências das diferenças entre os elementos observados.
Esquecer x Obliterar
Esquecer:  perder a lembrança de algo ou de alguém.  Obliterar: apagar, suprimir, fazer desaparecer, desativar, abolir, eliminar.
Excelso x Excelente
Excelso: expressão de tratamento de quem é elevado, admirável, magnífico, portentoso, eminente, com qualidades superiores.    Excelente: qualidade do que é formidável, muitíssimo bom, perfeito, distinto, que sobressai em mérito, bondade e estima.
Entender x Saber
Entender: compreender, inferir, conseguir estabelecer juízo de valor ou significado, ter idéia clara de algo.    Saber: estar adequadamente informado; ter notório conhecimento, erudição; ser capaz de fazer com eficácia.
Educação x Ensino
Educação: aperfeiçoamento das faculdades físicas, intelectuais e morais; desenvolvimento do corpo e do espírito; instrução visando a aprendizagem e prática da polidez, civilidade, disciplina e similares do ser integral. Ensino: cognição, amestramento, transmissão de conhecimento.
Escrever x Redigir
Escrever: exprimir-se por sinais gráficos, caracteres convencionais, letras, palavras, frases, textos. Comunicar por escrito.  Redigir: expressar por escrito aquilo que se concebe mentalmente, elaborando textos sobre determinados assuntos, temas e mensagens para diversos fins.
Especial x Específico
Especial: algo excepcional, que tem muito interesse  e valor; inconfundível,  diferenciado, exclusivo, típico.     Específico: exclusivo de uma espécie. Próprio de algo, peculiar. Pensado apenas para uma situação.
Encaixar x Embutir
Encaixar: introduzir um corpo em outro ajustadamente, engrenar, adaptar. Embutir: encravar inserir, invadir, penetrar.
Eminente x Iminente
Eminente: alguém notável, ilustre, destacado, qualificado, excelente.  Iminente: algo que está prestes a acontecer; é só uma questão de tempo para que ocorra o evento.
Falar x Pronunciar
Falar:  exprimir idéias através de palavras, com a voz, para comunicar-se.   Pronunciar: ao falar articular corretamente o som das letras, sílabas e palavras de cada  idioma. Sotaque de cada idioma.
Formoso x Bonito
Formoso:  característica pessoal morfologicamente bela, estética, vistosa e agradável.   Bonito: aparência pessoal exterior agradável à vista.
Intimo x Âmago
Íntimo: interior e profundo de um ser, intrínseco, entranhável, subjetivo, aplicado para identificar o interior pessoal. Âmago: pessoalmente aplicável à mente e aos sentimentos e as suas geratrizes. Cerne, centro, causa de algo; menos aplicado à situações pessoais.
Idêntico x Semelhante
Idêntico: rigorosamente igual, sem diferença, quando comparado ao se congênere.  Semelhante: parecido em natureza, aparência e qualidade a outrem. Análogo.
Introvertido x Reservado
Introvertido: concentrado, compenetrado, absorto, fechado, voltado para dentro, procura não se expor.    Reservado: discreto, silencioso, cauteloso, prudente, circunspecto, guardador de segredos, reflexivo, avesso à vulgaridades, falta de classe e de educação.
Imagem x Figura
Imagem: representação de pessoas ou de algo, desenho, estampa, gravura, ilustração, imitação, fotografia, aparência, estatua, monumento.     Figura: é uma imagem qualquer, utilizada para ilustrar textos, argumentos, comprovações e similares.
Indivíduo x Pessoa
Indivíduo: qualquer pessoa, animal ou algo, quando considerado isoladamente do seu coletivo grupal.        Pessoa: uma criatura humana.
Investigação x Avaliação
Investigação: ação de averiguar, analisar profunda, exaustiva e rigorosamente determinada situação atestar com convicção sobre determinado fato ou circunstância. Devassa, pesquisa, vestígio de algo ou alguém.   Avaliação: apreciação, estimativa, verificação, atribuição de valor ou conceito; perícia, parecer.
Louvar x Adorar
Louvar: demonstração de reverência diante um personagem especial, aplaudir, aclamar, elogiar, propalar, apreciar, enaltecer, ,decantar e reconhecer os méritos.    Adorar: render culto a alguém, como um preito de respeito e reconhecimento do seu poder e da dependência absoluta do adorador.
Multiplicar x Proliferar
Multiplicar: aumentar a quantidade, reproduzir.        Proliferar: aumentar rapidamente, gerar prole, reproduzir-se, propagar-se.

Mestrado x Doutorado
Mestrado: grau acadêmico stricto sensu que prepara professores para o magistério, especialmente para a pesquisa, de forma científica, ética, metodológica e honesta.     Doutorado: grau acadêmico que confere habilidade para desenvolver investigação científica sobre determinado campo da ciência; com defesa de tese, perante uma banca composta de doutores, onde a tese apresenta a solução de um problema. Em termos significa ultrapassar o limite do conhecimento humano.
Moeda x Dinheiro
Moeda: peça de metal cunhada pelo governo de um país, representativa de um valor. Meio para executar transações monetárias. É o dinheiro em circulação.      Dinheiro: meio utilizado para aquisição de bens e serviços, na forma de moedas e cédulas.
Mar x Oceano
Mar: grande massa de água salgada, a superfície da Terra, delimitada pelos continentes. Com menor profundidade. Pode ser aberto, continental ou fechado. O Mar Morto é apenas um lago salgado.   Oceano: uma grande massa de água salgada, que cobre grande extensão do planeta Terra, com grande profundidade e delimitado por porções de terra.
Oportuno x Conveniente
Oportuno: no tempo certo, tempestivo, apropriado,  interessante.     Conveniente: útil, adequado, favorável, uma solução que convém.
Prédio x Edifício
Prédio: edificação inamovível para moradia ou outros usos úteis.      Edifício: edificação vertical de diversos pavimentos, para moradia e outros usos úteis.
Personalidade x Personagem
Personalidade:  conjunto de características marcantes de uma pessoa, que a distingue das demais. Individualidade consciente. Geralmente não é bem como demonstra e parece.   Personagem: figura humana representada em obra de ficção. Papel representado por um ator. Pessoa fictícia.
Psicólogo x Psiquiatra
Psicólogo: aquele que estuda os processos mentais, a maneira de agir do indivíduo e as suas implicâncias no meio social e físico.  Psiquiatra: médico especialista que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação de sofrimentos mentais.
Preconizar x Prever
Preconizar: advertir, predicar, anunciar, predizer, pressagiar, proclamar, prognosticar.      Prever: adivinhar, profetizar, ver antecipadamente, conjeturar.
Remédio x Medicamento
Remédio: é a substância empregada no medicamento para debelar ou atenuar um mal físico. Para curar e combater doenças   Medicamento: produto farmacêutico com finalidade profilática. Substância com propriedades curativa ou preventiva de doenças.

Refletir  x Analisar
Refletir: meditar, cogitar, ponderar, pensar mais profundamente sobre determinada temática, ter cautela, concentrar a mente e o pensamento em ago. Analisar: determinar e decompor os elementos ou componentes fundamentais de algo, examinar minuciosamente cada uma das suas partes.
Referência x Reverência
Referência: alusão, modelo, indicador, sinal de que um indivíduo tem que o distingue e caracteriza.     Reverência: consideração, respeito, mesura, cumprimento Cortez, manifestação de estima e admiração.
Santo x Beato
Santo: separado, consagrado, não profano.     Beato: pessoa que aparenta grande devoção religiosa.
Sepultar x Enterrar
Sepultar: depositar a urna funerária com o corpo de um falecido num túmulo de um cemitério.      Enterrar: depositar a urna funerária com o corpo de um falecido, diretamente na cova de terra de um cemitério e soterrar.
Santo x Santíssimo
Santo: separado, consagrado, não profano.          Santíssimo: superlativo de santo. Mais santo que todos os santos.
Sondar x Perscrutar
Sondar: avaliar, investigar, explorar, tratar de conhecer algo com cautela.         Perscrutar: penetrar e examinar minuciosamente para avaliar uma postura de alguém.
Transportar x Conduzir
Transportar: carregar e levar algo de  um local para outro, concluindo com o seu descarregamento no local destinado.       Conduzir: É o ato de agir sobre algo, guiando e  direcionando o seu movimento, com controle ativo completo sobre determinado objeto totalmente passivo.
Vencer x Triunfar
Vencer: obter vitória sobre um adversário, obstáculo, prova ou similar. Subjugar, abater, ter sucesso.          Triunfar: exultar, alegrar-se com a vitória, comemorá-la. As três etapas: preparar, vencer, celebrar.
Voar x Avoar
Voar: é sustentar-se no ar o mover-se no ar com auxilio de asas. As aves voam.           Avoar: por causa do “a” inicial, significa não voa. Isto ocorre com o avião, porque ele depende de motores e pilotos para voar. Não tem autonomia absoluta, enquanto as aves  tem esta autonomia em sua essência.
“O sábio é prudente e aprende sempre que for corrigido. O estulto rejeita qualquer conselho, porque não tem estirpe. (EM).”










Nenhum comentário:

Postar um comentário