terça-feira, 16 de dezembro de 2014

SEGUNDO OS BEM SUCEDIDOS

SEGUNDO OS BEM SUCEDIDOS
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Para construir uma empresa inovadora, são necessários muitos ingredientes. O mais importante é desenvolver uma cultura aberta para inovar; diretamente influenciada pela visão e postura das lideranças da organização.
Os líderes direcionam estratégias e prioridades, definem a visão de futuro e investimentos, dão exemplos e reforçam comportamentos.

A cultura de uma empresa é moldada diariamente. Ela reflete as atitudes, crenças e valores de seus líderes. A empresa somente se torna inovadora, se seus líderes priorizam a estratégia e realmente incorporam os valores de inovação: liberdade, gosto pelo risco, criatividade, meritocracia, entre outros. Transformar a empresa como um todo para a inovação é um processo de cima para baixo. Naturalmente, cada um pode contribuir para transformar a sua área e contagiar a cultura da empresa.
A partir do momento que uma empresa cresce, aumenta a necessidade de delegar responsabilidades e encorajar homens e mulheres a tomar iniciativas. Isto requer  certa tolerância, pois estas pessoas farão o trabalho da sua própria maneira.
Erros sempre vão acontecer. Mas se uma pessoa é essencialmente correta, os erros que ela comete, com o tempo, serão menos graves. Gestões com críticas construtivas permitem  as iniciativas quando algum erro é cometido. É  essencial termos pessoas com iniciativa se quisermos continuar a crescer é  necessário contratar bons funcionários e dar-lhes oportunidades para serem proativos.

Não existe uma empresa igual a outra, cada uma tem a sua personalidade.
Todas as organizações inovadoras compartilham algumas práticas:
  • Autonomia dos funcionários;
  • Meritocracia como pilar
    no desenvolvimento de carreiras;
  • Colaboração entre pessoas;
  • Reconhecimento como prática cotidiana;
  • Abertura para empreender e buscar desafios;
  • Incentivo à tomada de riscos;
  • Tolerância aos erros não intencionais.

Atitudes de um líder inovador:
*Questiona permanentemente o status quo;
*Apóia as práticas que trazem valor a seus clientes, colaboradores e parceiros;
*Cria uma visão inspiradora para a empresa começando pelo seu departamento;
*Estimula a tomada de riscos e pratica a tolerância a erros não intencionais;
*Delega responsabilidades e evita a centralização de decisões em todas as situações;
*Está sempre acessível a idéias e opiniões;
*Incentiva o intercâmbio de conhecimento entre as pessoas e a aprendizagem contínua no ambiente de trabalho;
*Desafia o seu pessoal e reconhece as melhores práticas;

Oferecer autonomia ajuda a fazer a diferença
Compartilhar decisões, abrir espaço para novos talentos, engajar-se na preparação de sucessores, transformar idéias criativas em projetos de novos negócios, ouvir opiniões e pontos de vista diferentes, acolher atitudes empreendedoras e envolver seus colaboradores na busca dos objetivos da organização são algumas das atitudes que ajudam a desenvolver uma cultura de inovação nas empresas.

Mas, delegar não significa conceder total liberdade, fundos infinitos e plena imunidade a riscos. Também não significa delegar uma responsabilidade muito maior do que a pessoa pode suportar. Delegar autonomia significa abrir espaço para que os empreendedores da  empresa possam inovar em seus próprios processos.
O mais sensato é estimular o empreendedorismo e permitir que os funcionários tenham a sua liberdade, seu espaço e a sua própria maneira de trabalhar desde que respeitem alguns limites. Esta é a combinação ideal para despertar líderes de alta performance, que efetivamente contribuirão de forma mais significativa com as empresas.
A liberdade, a sensação de autonomia e o horizonte de desafio e confiança são essenciais para que a empresa possa reter os melhores talentos, concretizar a capacidade inovadora dos líderes de alto desempenho, fortalecer e motivar propósitos, conceber idéias, experimentar possibilidades e criar abertura para a inovação.
“Quando a experiência é forjada com a  aplicação de conhecimento adequado e o sucesso se manifesta nos feitos, então ela pode ser transmitida com proveito para os demais interessados. (EM)”

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