sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

INTROVERSÃO


INTROVERSÃO
É o comportamento de um indivíduo que demanda toda a sua energia psíquica para si mesmo.  Que tende a ser fechado e contido. a pessoa perde energia quando está com outras.
A introversão é um temperamento básico. Afeta tudo na vida da pessoa. É uma característica de personalidade, uma pessoa do tipo quieto. Acha conversas sobre assuntos fúteis cansativas. Avessa às conversas superficiais; que lhe são fonte de irritação. Prefere passar tempo com pessoas com quem se sente à vontade. O introvertido se sente sozinho numa multidão.
Os introvertidos geralmente deixam que os amigos ou as atividades os escolham; são intensos. Gostam de discussões filosóficas e apreciam livros e filmes que induzem à reflexão, gostam de mergulhar fundo em tudo.
Distraem-se com facilidade. 
em ambientes com estímulos demais, sua atenção se desvia facilmente e eles se sentem esmagados pelo excesso; não se entediam quando realizam tarefas monótonas, preferem ambientes relativamente pouco estimulantes. Sentem que é improdutivo passar tempo sem fazer nada.
Uma das características mais fundamentais dos introvertidos é que precisam de tempo a sós para recarregar suas energias. Este tipo de tempo a sós e tranqüilo é necessário e satisfatório para o introvertido.
 Sabem fazer uma palestra para grandes  platéias. São excelentes líderes e oradores públicos. Não tem dificuldade para atuar diante de algo público.
Estarão sempre na ponta não no meio. Evitam serem cercados por pessoas de todos os lados. Sentam em lugares de onde podem sair facilmente, na hora que quiserem.
 O introvertido depois de passar tempo demais ativo, começa a desligar.
Tudo o que faz no mundo externo o leva a gastar energia. Depois de sair, ele precisa voltar para dentro e reabastecer sua energia num ambiente tranqüilo.
 Sente-se atraído por extrovertidos. Prefere ser expert em uma coisa a tentar fazer tudo. Usa o caminho cerebral que lhe permite concentrar-se sobre as coisas e refletir sobre elas por algum tempo; tende a dedicar-se a estudos intensos e a desenvolver perícias. Evita ativamente ir a shows ou espetáculos; observa detalhes que passam despercebidos por outras pessoas.
Tem olhar apurado para os detalhes, exibe atividade cerebral maior quando processa informações visuais.
Tem um monólogo interior constante.
Sente necessidade de pensar primeiro e falar depois. Tende a ter pressão sanguínea mais baixa. Observa e absorve muita informação e reflete antes de falar, isto o faz sábio. Não vincula a sensação de recompensa ao ambiente em que se encontra. Apresenta uma diferença fundamental na intensidade em que processa recompensas do ambiente; o seu cérebro atribui peso maior a elementos internos que a elementos motivacionais e de recompensa externos.  Olha para o quadro mais amplo.
interessa-se mais pelas idéias e o quadro amplo, que pelos fatos e detalhes. Se destaca em tarefas detalhistas, tende a interessar-se por conceitos mais abstratos, discussões abstratas.
Os introvertidos se comunicam melhor por escrito;  se sentem mais criativos quando têm tempo para ficar a sós com seus pensamentos. Alternam entre fases de trabalho e solidão e períodos de atividade social.
São capazes de equilibrar solidão e atividade social. São compensados com fases de introversão e ficando a sós.
Ser introvertido é muito vantajoso. Saber se relacionar bem consigo mesmo é uma virtude que proporciona maior capacidade de reflexão, inteligência emocional, criatividade e amadurecimento. Pessoas dotadas dessa personalidade são mais voltadas a si mesmas, e muito bem resolvidas com o fato de estarem sozinhas jamais solitárias. Só consegue responder bem, quem ouve bem. Só consegue responder coisas relevantes, quem realmente está sensível àquilo que foi colocado em discussão. Bons ouvintes são ótimos articuladores.
Características:
1. Introvertidos são mais reflexivos;
2. Têm maior inteligência emocional;
3. Fazem do isolamento um momento criativo;
4. Amadurecem mais rápido;
5. São mais intensos;
6. São bons ouvintes;
7. São ótimos articuladores;
8. São decididos;
9. Sabem liderar.
“O sábio dá entender ao incauto que está perdendo e deixa-se ser humilhado; mas  age assim estrategicamente. O que vem debaixo não lhe atinge! (EM).”


Nenhum comentário:

Postar um comentário