quinta-feira, 20 de novembro de 2014

CONFLITOS

CONFLITOS
Conceito: Qualquer desacordo que evita a convergência de posicionamentos pessoais.
O conflito está associado com alternativas e incompatibilidades. Revela-se negativo entre as partes e obstaculiza a integração. Está ligado a divergência de interesse da cada parte. Implica em concorrência.
O conflito se configura em diversas situações da existência humana. Gera dúvidas, indecisões, preocupações, tensões e similares. Mas, tem sempre uma geratriz vinculada à satisfação plena de necessidades e interesses pessoais, em confronto com limitações e  incompatibilidades.
Conflito é uma situação de concorrência, onde as partes estão conscientes da incompatibilidade de futuras posições potenciais, e na qual cada uma delas deseja ocupar uma posição incompatível com os desejos da outra.

Necessidades e Interesse: O ser humano tem necessidades e estas se resolvem com a aquisição bens. Isto gera interesse em satisfazer plenamente cada necessidade. Mas, os bens são limitados; todavia, a vontade de satisfazer às necessidades não tem limites. Os interesses são diferentes e se dão, segundo à expectativa de cada indivíduo. Esta realidade propicia ao surgimento de conflitos de toda a ordem. No ambiente social, para harmonizar a convivência humana, foram constituídas normas de procedimento, as regras de convivência em sociedade, embasadas na concepção de coletivo, supremacia de interesse, presunção de legitimidade, benefício comum, convergência de interesse e sacrifício do interesse menor ao interesse maior.
O conflito de interesses nasce quando a situação favorável à satisfação de uma necessidade excluir a situação favorável à satisfação de uma necessidade distinta. O conflito de interesses é o elemento material da lide, os elementos formais são a pretensão  e a resistência. O interesse coletivo é interesse externo, que é a raiz do Direito.
Resolução ou Administração de Conflitos:                   Os conflitos podem ser resolvidos ou administrados.
O conflito só se resolve pela ação dos próprios conflitantes ou mediante decisão imperativa de terceiros.
Meios de solução de conflitos: A autotutela, a autocomposição (a transação, a renúncia a desistência) e a heterocomposição (a arbitragem, a mediação e a forma judicial).
Jurisdição: É a função do Estado visando a atuação da vontade concreta da lei por meio da substituição, pela atividade dos órgãos públicos, da atividade de particulares ou de outros órgãos públicos,  afirmando a existência da vontade da lei, torná-la, pratica e efetiva.
 Ação: É o direito subjetivo que cada pessoa tem de pedir ao Estado a tutela. O titular da pretensão resistida ou insatisfeita, necessita assim provocar a atuação jurisdicional do Estado, iniciando ao processo.
 Processo: É a série de procedimentos que devem ser praticados para que se julgue a pretensão.
Administração de Conflitos: Para uma eficaz administração de conflitos é necessário:
1-Criar uma atmosfera afetiva;
2-Esclarecer as percepções vivenciadas;
3-Focalizar necessidades individuais e compartilhadas;
4-Construir um poder positivo e compartilhado;
5-Olhar para o futuro e, aprender com o passado;
6-Gerar opções de ganhos mútuos;
7-Desenvolver passos para a ação a ser efetivada;
8-Estabelecer acordos de benefícios mútuos.
9-Saber comunicar;
10-Saber ouvir;
11-Demonstrar interesse genuíno pelo que a pessoa está falando;
12-Evitar criticar ou tentar dirigir conversa;
13-Adotar uma posição afirmativa e de respeito ao interlocutor;
14-Saber perguntar;
15-Buscar solução não culpados;
16-Atentar para  os ganhos da solução;
17-Dialogar, não discutir;
18-Evitar ironias, sarcasmos e agressividades:
19-Ter habilidade para falar e ouvir, controlando o tom e voz e os gestos;
 20-Analisar situações alternativas;
21-Adotar uma crítica construtiva;
22-Praticar uma solução ganha-ganha;
23-Eliminar resistências;
24-Manter a calma e o humor;
25-Quando estiver errado reconhecer o erro;
26-Enfrentar os problemas, não evitar;
27-Elaborar um processo de comunicação eficaz;
28-Estar ciente de que existem diferenças individuais;
29-Atrair inteligências múltiplas;
30-Sempre ter a visão do todo, o conhecimento global, estar ciente de todos os fatores que afetam a análise;
31-Colocar as idéias em prática e  ser persistente;
32-Atentar que só existe objetivo comum quando há o sentimento de pertencer em cada indivíduo submetido ao coletivo.
“A resposta satisfatória exige uma pergunta adequada. A pergunta didaticamente elaborada é garantia de ganho pedagógico. (EM).”






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