quarta-feira, 12 de novembro de 2014

POSTURA QUALIFICADA EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS

POSTURA QUALIFICADA EM TODAS  AS CIRCUNSTÂNCIAS
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
*Falar e escrever corretamente, segundo o vernáculo, com concisez e moderação na semântica; evitando modismos, gírias, piadas, expressões vulgares e gracejos de mau gosto; acentuação gráfica e pronuncias fonéticas destoantes, troca de letras na pronuncia de palavras por se entender charmoso, cacoetes, repetição irritante de chavões, troca de gênero por espécie e outros vícios de linguagem, denotantes de falta absoluta de cultura, classe e qualidade pessoal.
*Portar-se com seriedade ao comunicar-se com as pessoas, nas lides diárias, pessoais e profissionais; demonstrando educação, cultura, classe, prudência, responsabilidade e conhecimento adequado de causa.
*Preservar o conceito pessoal, demonstrando controle e capacidade para tratar de conflitos, com sobriedade; sem explosões intempestivas, histéricas, afobadas, inopinadas e atestadoras de falência qualitativa social e cultural. Aprender a ouvir, analisar, ponderar e só depois de ter uma noção completa do quadro-problema, adotar a atitude compatível e estratégica para a resolução do impasse.
*Ser coerente em todas as situações. Fazendo com que as atitudes, por si só, se  constituam em testemunho constante e concreto do padrão de qualidade pessoal. Consolidando-se como um paradigma de excelência, quando avaliado no contexto sócio-econômico e cultural. Evitando assumir compromissos para os quais não possa cumprir; atrasos ou não comparecimento em eventos marcados e falta com a palavra empenhada.
*Ter consciência, sabedoria e inteligência suficientes para estar sempre aprendendo; praticando catarse, na concepção: aprender a desaprender para reaprender. Desprendendo-se de conceitos funcionais e operacionais ultrapassados; mas nunca sepultando os princípios, valores e virtudes perenes. O bem nunca defasa, será sempre benéfico e o mal só evolui para o malefício destrutivo.
Manter autocontrole e equilíbrio emocional, evitando extravasar o mau humor individual, sobre as demais pessoas próximas. Controlar o volume de voz ao falar, respeitando os ouvintes. Ser conveniente em todas as circunstâncias, evitando insinuações grotescas, maus modos e saliência inoportuna.
“Quem cala oportunamente e se retrai estrategicamente, contribui para minimizar a prática de besteiras de mau gosto. (EM).”







Nenhum comentário:

Postar um comentário