segunda-feira, 21 de abril de 2014

PRÓSTATA

PRÓSTATA
Conceito: A próstata um órgão exclusivo do sexo masculino. Está localizada abaixo da bexiga, na frente do reto. Tem o tamanho aproximado de uma noz, pesa cerca de 20 gramas. Ela envolve a uretra, que conduz para fora a urina que se acumula na bexiga. O crescimento normal da próstata relaciona-se com o avanço da idade do homem.

Função: Armazenar e secretar um fluido claro  alcalino (pH 7,29), que constitui 10-30%  do fluido seminal e junto com os espermatozóides produz o sêmen. A próstata contém  músculos lisos que ajudam a expelir o sêmen durante a ejaculação.
As secreções prostáticas contém cálciozincoácido cítricofosfatase ácidaalbumina e de antígeno.
Funcionamento e Composiçao:
A próstata necessita dos hormônios masculinos (andrógenos), a testosterona, produzida nos testículos. O hormônio que regula a próstata é a dihidrotestosterona. A próstata humana  é  maior que uma noz. Envolve a uretra  abaixo da bexiga urinária. Os ductos são revestidos com epitélio transicional. No interior da próstata, a uretra que vem da bexiga é a  uretra prostática e se funde com os dois ductos ejaculatórios. A uretra possui as funções: carregar urina da bexiga urinária durante o ato de urinar e carregar sêmen durante a ejaculação. A próstata é forrada pelos músculos do assoalho pélvico, que se contraem durante o processo ejaculatório.
Doenças da Próstata e Sintomas: Câncer de próstata, Hiperplasia prostática benigna, Prostatite, Estimulação sexual. A glândula prostática tem uma disposição anatômica que a torna estrategicamente perigosa dentro do sistema urinário, pois seu crescimento exagerado (hiperplasia) afeta  o diâmetro da uretra, dificultando a passagem da urina e o próprio funcionamento da bexiga, podendo também causar alterações renais importantes. com "sintomas obstrutivos". e "sintomas irritativos". O aumento de volume da próstata  pode ser provocado por Hiperplasia Prostática Benigna (HPB); Câncer de Próstata;Prostatite. A próstata nunca dói. Sintomas:
·                    jato urinário cada vez mais fraco;
·                    dificuldade ou demora para iniciar a micção;
·                    necessidade frequente de urinar;
·                    acordar à noite para urinar;
·                    interrupção involuntária do jato urinário;
·                    presença de sangue na urina;
·                    dor ou sensação de queimação durante a micção;
·                    urgência (sensação de que não pode segurar a urina);
·                    sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.
      Bexiga: A bexiga, órgão muscular oco, de paredes musculares delicadas e complacentes, destinado a conter um grande volume urinário por horas, torna-se, pela cistite actínica ou bexiga de radiação, uma bolsa rígida, perde sua complacência e seu volume diminui drasticamente, levando o homem ao banheiro em curto espaço de tempo, pois não funciona mais como reservatório. Sua sensibilidade é aumentada e qualquer volume urinário desperta a vontade de urinar que se não for satisfeita, transforma-se em dor ou numa ardência insuportável.
“As pessoas devem ser amadas e as coisas foram feitas para serem usadas. Atualmente, usa-se as pessoas e amam-se as coisas.  O caos está instalado...(EM).”




Nenhum comentário:

Postar um comentário