quarta-feira, 23 de abril de 2014

ATOS DOS APÓSTOLOS

ATOS DOS APÓSTOLOS
É o 44º Livro da Bíblia e o 5º do Novo Testamento. Foi escrito por Lucas, o gentio, médico, evangelista e membro da equipe missionária de Paulo, no ano 63. Abrange o período de 31 até 63. No tempo dos Imperadores Romanos: Tibério (14-37), Calígula (37-41), Claudio (41-54) e Nero (54-68). Relata a obra executada pelo Espírito Santo, por meio dos apóstolos e seus seguidores.
Lucas relata que o Cristianismo inicia em Jerusalém, Judéia e Samaria, passa por Antioquia e chega até Roma.
Os apóstolos Pedro, João, Tiago e Felipe pregam em Jerusalém, Judéia, Samaria e Costa do Mediterrâneo. Barnabé em Chipre e Antioquia. Paulo e os seus missionários de Antioquia até Roma.
O texto inicial tem três destaques: o Evangelho de Jesus, o Deus que se fez homem e veio para salvar os caídos; o recebimento do Espírito Santo com grande poder e a elevação de Jesus ao Céu, após 40 dias da sua ressurreição.
Liderados por Pedro os apóstolos elegeram Matias, para substituir Judas Escariotes.
No pentecostes em Jerusalém, os apóstolos foram cheios do Espírito Santo e falavam com pessoas de diversas regiões e cada um entendia segundo o seu idioma.
Foram escolhidos 7 diáconos: Estevão, Felipe, Procópio, Necana, Timão, Parmenos e Nicolau. Estevão foi apedrejado até a morte e olhando para o céu, viu Jesus à Direita de Deus, como fora profetizado pelo próprio Jesus.
Ocorreu a conversão de Saulo, de Tarso, quando se dirigia para Damasco e teve uma visão de Jesus. Ficou temporariamente cego e recebeu a denominação de Paulo.
Os apóstolos foram comissionados por Jesus para pregar o Evangelho e se constituírem em suas testemunhas desde a Judéia até os confins da Terra, com a promessa de que seriam protegidos e munidos de poder do Espírito Santo.
Jesus é elevado ao céu e dois anjos dizem que assim como subiu às nuvens, assim voltará.
Em Jerusalém os apóstolos estavam organizados em quatro grupos, o primeiro: Pedro. João, Tiago e André; o segundo: Filipe e Tomé; o terceiro: Bartolomeu e Mateus; o quarto: Tiago filho de Alfeu, Simão o Zelote e Judas filho de Tiago.
O primeiro discurso do Apóstolo Pedro em Jerusalém: Este Jesus que crucificaram os judeus é o Cristo, o Messias. Que foi aprovado por Deus com prodígios e sinais. Deus o ressuscitou, subiu o céu e enviou o Espírito Santo com grande poder. Diante da convicção e clareza de Pedro clamando para o arrependimento, muitos de se converteram e foram batizados. Assim a igreja cristã crescia e se fortalecia e viviam em comunhão e harmonia, uns com os outros. Sucederam-se muitas curas e milagres operados pelos Apóstolos com o Poder do Espírito Santo.
A Igreja apostólica crescia grandemente, os apóstolos operavam sinais e prodígios, com grande poder do Espírito Santo, eram encarcerados e libertados milagrosamente e prosperavam.
No ano 34 ocorreu o inicio de uma intensa atividade de evangelização em Jerusalém, com o Espírito Santo outorgando poder espiritual para que a pregação tivesse grande  êxito e repercussão, mas também surge um processo de perseguição dos cristãos envolvendo Sacerdotes judaicos e autoridades do Império Romano, na Judéia e Samaria. Todavia os cristãos se multiplicavam geometricamente.
Os Apóstolos Pedro e João, com grande poder provedor do Espírito Santo operavam milagres e sinais extraordinários, principalmente curas e causavam admiração e curiosidade junto às pessoas.

Pedro empreendeu viagens missionárias, fazendo muitos conversos e operando curas prodigiosas. Teve uma visão e orientação direta do Espírito Santo.
O evangelho foi pregado inicialmente somente aos judeus; posteriormente aos gregos, sempre sob a orientação do Espírito Santo. Em Antioquia é que os membros da igreja foram chamados de cristãos. Quando ocorreu a integração de Paulo aos discípulos.
Herodes perseguiu os cristãos e mandou decapitar Tiago e prender Pedro, que foi libertado por um Anjo. Herodes morreu comido por vermes.
Pedro anunciou aos judeus que primeiro era para pregar o Evangelho a eles e depois partir para pregar aos gentios, até os confins do mundo.
A primeira viagem missionária de Paulo com o envolvimento direto do Espírito Santo partiu de Antioquia, foram a Selêucia, Chipre, Perge, Pisídia, Galácia e Icônio
A segunda viagem missionária envolveu duas equipes. Barnabé e João Marcos foram para Chipre. Paulo e Silas foram para a Síria e Cilícia. Depois rumaram para Ásia Menor, Galácia, Tarso, Derbe, Listra, Frígia, Filipo, Tessalônica, Atenas e Éfeso. O Espírito Santo impediu que pregassem em determinadas regiões da Ásia.
Paulo viajou até o ano de 58, percorreu a Ásia Menor, Macedônia e Grécia; sendo após preso e julgado em Roma. Paulo empreende a terceira viagem missionária. Em Filipos, Trôade, Macedônia, Galácia, Ásia, Ilírico, Acaia, Corinto e Mileto. O Espírito Santo sempre conduziu a Paulo, tudo que fazia era por decisão do Espírito Santo. Paulo foi enviado à presença das autoridades romanas para ser julgado e achado inculpável.
Com destino a Roma, Paulo enfrentou perigos, inclusive naufrágios. Em Roma pregou com liberdade à colônia judaica.
“A felicidade tem um formato específico para cada indivíduo. A única convergência que a padroniza é o bem estar que produz para cada um dos seus beneficiados. (EM).”





Nenhum comentário:

Postar um comentário