sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Conceito: Adaptabilidade da organização às mudanças do ambiente. Aplicando Habilidades e Competências. Pensando e atuando estrategicamente, identificando e propondo soluções para os problemas. Introduzindo modificações no processo gerencial, transferindo e generalizando conhecimentos e exercendo, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão e de gestão. É um estudo sistemático para antecipar, decidir e agir de forma empreendedora.
Criar novas oportunidades e campos de investimento para a organização. É um processo que visa manter uma organização como um conjunto integrado ao seu ambiente, evolutiva, contínua e interativamente. Vista neste contexto, é a administração da mudança.
Etapas: a Administração Estratégica envolve  uma serie de etapas:
1. Execução da análise do ambiente.
2. Estabelecimento da diretriz organizacional.
3. Formulação da estratégia organizacional.
4. Implementação da estratégia organizacional.
5. Controle estratégico.
Análise do Ambiente Externo:
>Rivalidade.
>Fornecedores.
>Compradores.
>Entrantes.
>Substitutos.
As 5 forças do Modelo de Porter e a Análise Setorial: Segundo Porter, o potencial de lucro de um setor depende de 5 forças competitivas básicas do setor.
1-Novos entrantes:
Ameaça de novos entrantes
Barreiras de Entrada
Barreira da economia de escala:
Barreira da diferenciação de produtos:
Barreira da exigência de capital:
Barreira do custo da mudança:
Barreira do acesso a canais de distribuição:
Barreira de desvantagens de custos independente de escala:
Barreira de Política governamental:
Barreira de preço de entrada dissuasivo
2-Fornecedores:
Poder de Barganha dos Fornecedores.
3-Concorrentes na Indústria:
Intensidade da Rivalidade.
4-Compradores:
Poder de Barganha dos Compradores.
5-Substitutos:
Ameaça de produtos substitutos.
Análise do Ambiente Interno:
>Cadeia de Valor.
Atividades Primárias: Logística Interna, Operações, Logística Externa, Marketing e Vendas, Serviços.
 Atividades de Apoio: Suprimento de Serviços e Materiais, Desenvolvimento Tecnológico, Gestão de recursos humanos, Infra-estrutura da organização.

>Recursos Tangíveis: Financeiros, organizacionais, físicos, tecnológicos.
>Recursos Intangíveis: Humanos, de inovação, relacionados à reputação.
>Capacitações.
>Competências Essenciais: Conceito sistêmico, impacto, identificação.
>Identificação de pontos Fortes, Fracos e Neutros.
Cenários: Cenário é uma possibilidade de futuro, elaborada segundo uma configuração pré-determinada do ambiente, para ajudar a empresa na tomada de decisões estratégicas.
Consiste na elaboração de quadros divergentes que possibilitam adiantar como as diversas forças e os diversos fatores externos podem vir a influenciar no futuro.
Cenário não é previsão, nem objetivo, nem visão. Não garante a certeza, não é um quadro preciso do amanhã. São essencialmente subjetivos. Para serem eficazes, têm que mudar a visão de realidade e Introduzir a incerteza. Procuram responder: Onde estamos agora? Onde gostaríamos de estar?
       Análise SWOT:
Concentrar-se nas forças, reconhecer as fraquezas, agarrar as oportunidades e proteger-se contra as ameaças.
Metodologia de análise para confrontar os pontos fracos e fortes de uma empresa com as ameaças e oportunidades do ambiente. Ferramenta de organização que estabelece a relação entre os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças. Amplamente utilizada  no marketing.
Do acrônimo original na língua inglesa:
_ Strengths (Forças)
_ Weaknesses (Fraquezas)
_ Opportunities (Oportunidades)
_ Threats (Ameaças)
       Cruzamentos:
Alavancagem: Encontro de pontos fortes com as oportunidades.
Problemas: Encontro de pontos fracos com as fraquezas.
Vulnerabilidade: Existem ameaças, mas os pontos fortes da empresa tendem a
amenizá-las.
Limitações: Existem oportunidades, mas não podem ser aproveitadas devido aos
pontos fracos.
·       Diretriz Organizacional:
Representa a alavancagem dos recursos internos, capacidades e competências essenciais com a finalidade de cumprir a sua intenção estratégica no ambiente competitivo. Surte efeito somente quando as pessoas da organização, em todos os níveis e áreas, estão empenhadas na busca de um desempenho que seja único e significativo. Em pleno alinhamento.
Os propósitos da diretriz organizacional são:
_ Apontar o caminho.
_ Mostrar a direção.
_ Definir os objetivos.
_ Entender a razão de ser.
Stakeholders – Potencial de Conflito
A organização é um sistema aberto que congrega vários públicos de interesse, os
Stakeholders, com os quais estabelece suas relações.
Diretrizes:
Missão _ Por que existimos?
Valores _ Em que acreditamos?
Visão _ O que queremos ser?
Objetivos _ O que precisamos fazer?
Negócio: É a área onde a organização atua. Centrada na idéia do Negócio Amplo. Com uma Visão Estratégica. Centrada na análise do benefício.
Negócio é diferente de produto ou serviço. Produto ou serviço é a materialização do negócio da organização. A definição do NEGÓCIO tem Implicações Estratégicas.
Sendo definido como o benefício oferecido, a empresa pode praticar preços superiores, pois o cliente fica disposto a pagar um diferencial de preço para receber os benefícios de marca, imagem, embalagem especial, localização das lojas, horário de atendimento e similares.
O foco do negócio não deve se afastar das competências essenciais da empresa.
Formulação da Estratégia Organizacional:
A implementação da Administração Estratégica começa com o estabelecimento e a compreensão nítida dos objetivos e a serem alcançados.
Objetivos: São alvos de longo prazo que se quer atingir e que contém uma substância qualitativa. Determinam para onde a empresa deve dirigir seus esforços. São pretensões ou propósitos da empresa. Devem Ser desafiantes, viáveis; ter prazo definido; Ser mensuráveis; Ser compatíveis; Ser consistentes com recursos internos e com o ambiente externo.
Indicadores de Desempenho:
Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia.
Os Indicadores devem ter Disponibilidade:  Facilidade de acesso para coleta; Simplicidade:  Facilidade de ser compreendido; Baixo custo de obtenção: Benefício maior que custo; Adaptabilidade: Capacidade de resposta às mudanças; Estabilidade: Permanência no tempo; Rastreabilidade: Fácil identificação da origem dos dados, seu registro e manutenção; Representabilidade: Ser importante e abrangente.
Formulação de Estratégias: Envolve a determinação de cursos de ação apropriados para alcançar objetivos. A análise do ambiente feita anteriormente é a base que o administrador usará para projetar estratégias. Considerando três aspectos: A empresa, com seus recursos, seus pontos fortes, fracos, a sua missão e objetivos; O ambiente, em sua constante mutação, com suas oportunidades e ameaças; A integração entre a empresa e seu ambiente visando à melhor adequação possível.
Checagem da Consistência das Estratégias:
_ São uma decisão?
_ Consideram o ambiente e as tendências relevantes?
_ Ajudam a concretizar a visão?
_ Estão direcionadas a um ou mais objetivos?
_ Respeitam os princípios?
_ Ajudam a cumprir a missão dentro do negócio?
_ Estão claras para todos os que as lerem?
_ São de fato estratégias ou são ações?
_ Criam vantagem competitiva duradoura?
_ São viáveis e compatíveis com os recursos da empresa?
_ São coerentes com as demais estratégias?
_ Promovem o compromisso das pessoas envolvidas?
_ Respeitam o limite de risco definido pela empresa?
_ São criativas e inovadoras?
Níveis de Estratégias:
As estratégias existem em três níveis:
_ Nível Empresarial: É a estratégia que a alta direção formula para toda a empresa.
_ Nível de Unidade de Negócios: Liderança em custos, diferenciação, enfoque em custos ou diferenciação.
_ Nível Funcional: Administração de produtos, operações, compras, materiais, pesquisa e desenvolvimento, sistema de informações, finanças, recursos humanos e marketing.
Mudanças: A administração da mudança é fundamental para o sucesso da implementação
da Administração Estratégica. A busca do envolvimento e do comprometimento de todos os membros da organização ocorre pelo exercício da liderança e do poder pelos líderes da organização na administração da mudança. A efetiva mudança acontece pela transformação da cultura organizacional. A administração da mudança é responsável pela efetiva execução das estratégias propostas pelos líderes da organização.
A Liderança e a Mudança:
Um administrador demonstra liderança quando garante a cooperação dos outros na realização de um objetivo. A liderança é um dos determinantes fundamentais para o bom desempenho organizacional.
A Liderança Estratégica refere-se tanto ao ambiente externo quanto as operações internas da organização. É sobrecarregada por informações. Envolve a tarefa de integrar várias áreas funcionais. Exige a administração por intermédio de outras pessoas. Consiste em estabelecer a orientação da empresa, desenvolvendo e comunicando a visão de futuro, motivando e inspirando os membros da organização a se moverem nesta direção.
O líder para liderar precisa de poder e deve também fornecer informações aos liderados. A Perícia é importante fonte de poder para um líder, que estabelecem essa base de poder por meio de realizações visíveis. Quanto maior a realização, maior poder o administrador tende a acumular. Refere-se à habilidade que o administrador tem de influenciar o comportamento dos outros porque esses indivíduos acreditam que este administrador sabe mais sobre o problema, uma oportunidade ou uma questão do que eles. O carisma, outra fonte de poder, refere-se à capacidade que um líder tem de influenciar os outros por meio de seu magnetismo pessoal, entusiasmo e convicções fortemente estabelecidas. A combinação de carisma e perícia é extremamente potente para influenciar o comportamento de outras pessoas.
O Processo de Mudança: Ocorre em um campo dinâmico de forças que atuam em dois sentidos. De um lado, existem forças positivas que agem como apoio e suporte à mudança e, de outro lado, forças negativas que agem como oposição e resistência à mudança.
Na organização há uma balança dinâmica de forças positivas e de forças negativas que impedem a mudança. O sistema funciona em um estado de relativo equilíbrio rompido toda vez que se introduz uma tentativa de mudança, a qual sofre pressões positivas e negativas, criando um novo momento de forças.
Controle  Estratégico: Não bastam iniciativas de melhoria isoladas.  Formular a estratégia não é suficiente para garantir o seu sucesso. É preciso garantir a implementação e a execução do que foi planejado.
Balanced Scorecard Sistema de Controle Estratégico: É Método formal para implementação da estratégia pelo estabelecimento de indicadores de desempenho que representem da melhor maneira possível a estratégia elaborada e os fatores críticos do sucesso da empresa. É um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em ações operacionais que direcionam o comportamento e o desempenho. É um sistema gerencial, baseado em indicadores que canaliza as energias dos indivíduos e da organização para a realização dos objetivos de longo prazo.
O BSC traduz a missão, os objetivos e as estratégias da empresa com o propósito de realizar a visão da organização. A característica fundamental deste modelo de gestão é o equilíbrio entre os indicadores de desempenho.

“Mudança, alternância, movimento, novos conhecimentos e a evolução contínua, continua infinitamente. (EM)”.

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